Bom pessoal estou com um corsa classic 2010/2011,e está nos 80 mil km já, e o reservatório de expansao está bem sujo,nao da nem pra ver a agua, estou querendo limpar ele e o sistema de arrefecimento,comprei ele usado e não sei como cuidavam do carro
A minha dúvida é essa uso aditivo quando tiver tudo limpo?
Vejam como está a situação
Uso aditivo após a limpeza do sistema de arrefecimento?
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Bruno,
Com o motor frio, abra a tampa do reservatório e tenta limpar com um pano na ponta de uma madeira (tipo cotonetão)...se vc. perceber que ficou limpo e satisfatório na área que vc. limpou, não precisa trocá-lo, pois está escurecido (amarronzado) pelo ferrugem.
Retira ele e põe 1/2 copo de areia grossa, metade de água e chacoalha bem até ficar limpo.
Para o restante eu usaria o Rad Clean, por 1 semana e só depois é que colocaria o fluido de arrefecimento indicado pelo manual.
Com o motor frio, abra a tampa do reservatório e tenta limpar com um pano na ponta de uma madeira (tipo cotonetão)...se vc. perceber que ficou limpo e satisfatório na área que vc. limpou, não precisa trocá-lo, pois está escurecido (amarronzado) pelo ferrugem.
Retira ele e põe 1/2 copo de areia grossa, metade de água e chacoalha bem até ficar limpo.
Para o restante eu usaria o Rad Clean, por 1 semana e só depois é que colocaria o fluido de arrefecimento indicado pelo manual.
- José Leal
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Não vi a foto. Mas se estiver com ferrugem, usar Radclean é uma boa, mas sugiro que separe uma grana para eventuais problemas com vazamentos.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Sim está enferrujado pelo que olhei quando tirei a tampa,nessa limpeza o que poderia dar errado,acontecer vazamento?estragar alguma peça?
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Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Pode acontecer de o radiador, tampões ou alguma outra parte metálica estarem tão corroídos que quando o Rad Clean atuar retirando a corrosão, venha ocorrer algum vazamento...
Se por um lado isso o fará gastar na reposição do dano, por outro vc. ficará sabendo durante o período de manutenção e não naquela viajem de férias com a namorada...
Mas é difícil ocorrer isso...de todos os carros velhos que tive e os de meus amigos, nenhum apresentou problemas, basta seguir certinho a orientação do fabricante.
Se por um lado isso o fará gastar na reposição do dano, por outro vc. ficará sabendo durante o período de manutenção e não naquela viajem de férias com a namorada...
Mas é difícil ocorrer isso...de todos os carros velhos que tive e os de meus amigos, nenhum apresentou problemas, basta seguir certinho a orientação do fabricante.
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Entendi,vou fazer isso amanhã,melhor fazer do que depois gastar com mais coisas,obrigado pela ajuda
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Exato, muita gente tem medo que ao limpar apareça algum vazamento (limpar não estraga nada, só tira a sujeira que tampava o furo), só que esquecem que usando aditivo o processo de corrosão estabiliza, evitando que cada vez mais peças apodreçam.Bruno Alfredo escreveu:Entendi,vou fazer isso amanhã,melhor fazer do que depois gastar com mais coisas,obrigado pela ajuda
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pode acontecer de os selos de agua do motor tbm vazarem, daí o problema é mão de obra mesmo!!
Ja vi e ouvi muito comentáirios para a limpeza...esse radclean é muito forte, se estiver com borras e enferrujado, eu trocaria a agua com frequencia, ja ouvi boatos de que usram até sabão em pó no carro por 48hrs e depois trocaram a agua, não sei se deu certo, nao indico ninguem a fazer isso..
Se fosse comigo, trocaria a agua semanalmente, usando oleo soluvel, e depois aditivo!
Ja vi e ouvi muito comentáirios para a limpeza...esse radclean é muito forte, se estiver com borras e enferrujado, eu trocaria a agua com frequencia, ja ouvi boatos de que usram até sabão em pó no carro por 48hrs e depois trocaram a agua, não sei se deu certo, nao indico ninguem a fazer isso..
Se fosse comigo, trocaria a agua semanalmente, usando oleo soluvel, e depois aditivo!
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Esquece, esse reservatório nunca mais voltará a ficar com o plástico claro...o ideal seria trocá-lo.
Mas ainda sim é possível dar uma boa limpeza e conseguir ver a água e consequentemente o nível.
Para a limpeza, eu aconselho usar sal grosso no lugar da areia, pois se a areia não for 100% removida pode dar dor de cabeça...já o sal se dissolve na água.
Quanto a limpeza, retire tudo e deixe uma mangueira correndo água dentro da válvula termostática...deixe por um bom tempo. Depois conecte as mangueiras novamente, encha o reservatório completamente, ligue o carro de deixe uns 5 minutos ligado. (a água vai baixar ao nível normal). Após o carro ainda ter ficado ligado, a água vai voltar a ficar um pouco "marrom", repita o processo novamente, faça isso quantas vezes for necessário até obter uma água "limpa". Depois disso, tire toda a água, faça a mistura do aditivo com a água e complete o nível....liguei o carro e, ao baixar, complete até o nível indicado.
Abraços!
Mas ainda sim é possível dar uma boa limpeza e conseguir ver a água e consequentemente o nível.
Para a limpeza, eu aconselho usar sal grosso no lugar da areia, pois se a areia não for 100% removida pode dar dor de cabeça...já o sal se dissolve na água.
Quanto a limpeza, retire tudo e deixe uma mangueira correndo água dentro da válvula termostática...deixe por um bom tempo. Depois conecte as mangueiras novamente, encha o reservatório completamente, ligue o carro de deixe uns 5 minutos ligado. (a água vai baixar ao nível normal). Após o carro ainda ter ficado ligado, a água vai voltar a ficar um pouco "marrom", repita o processo novamente, faça isso quantas vezes for necessário até obter uma água "limpa". Depois disso, tire toda a água, faça a mistura do aditivo com a água e complete o nível....liguei o carro e, ao baixar, complete até o nível indicado.
Abraços!
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