Pessoal,
após rodar uns 5 minutos com o carro, notei que as duas mangueiras do radiador (as grossas) estavam MUITO quentes e mesmo assim a ventoinha não foi acionada quando o arcondicionada estava desligado. Indício que o problema pode ser na válvula termoestática?
[DUVIDA] Superaquecimento no motor - líquido de arrefeciment
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Não, mangueiras quentes indicam VT (a princípio), normal...
Quente??? Quanto quente? Qual a temperatura indicada no painel?
Quente??? Quanto quente? Qual a temperatura indicada no painel?
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Temperatura no painel não passa de 1/4.Bange escreveu:Não, mangueiras quentes indicam VT (a princípio), normal...
Quente??? Quanto quente? Qual a temperatura indicada no painel?
Pergunta "noob": é normal o capô do carro quando fechado ficar quente a ponto de vc não conseguir abri-lo sem se queimar?
Também acho estranho porque quando o carro está frio, o arcondicionado gela beleza, mas quando começa a rodar com o carro fica visível a perda do desempenho do arcon, mas ele ainda gela.
A ventoinha só é acionada quando eu ligo o arcon..
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wiler,
Algo não está batendo...
Se o capô fica quente a ponto de não se poder colocar a mão, a temperatura do painel tem que estar quase no vermelho...e a água em ebulição...
Ligue apenas o carro e deixe em ML...as ventoinhas devem ligar na velocidade baixa quando a temperatura no painel estiver +- na metade (95/97°)...mesmo que vc. deixe por bastante tempo, as ventoinhas podem ligar e desligar, mas a temperatura não deve passar do mesmo ponto máximo em que elas ligaram da primeira vez...
Com o AC ligado, algo similar deve acontecer...porém a temperatura pode se elevar até um pouco mais e a segunda velocidade ser acionada...mas não deve passar dos 100°.
A sensação tátil não é muito precisa e o que é muito quente para vc. pode não ser para outra pessoa...
Algo não está batendo...
Se o capô fica quente a ponto de não se poder colocar a mão, a temperatura do painel tem que estar quase no vermelho...e a água em ebulição...
Ligue apenas o carro e deixe em ML...as ventoinhas devem ligar na velocidade baixa quando a temperatura no painel estiver +- na metade (95/97°)...mesmo que vc. deixe por bastante tempo, as ventoinhas podem ligar e desligar, mas a temperatura não deve passar do mesmo ponto máximo em que elas ligaram da primeira vez...
Com o AC ligado, algo similar deve acontecer...porém a temperatura pode se elevar até um pouco mais e a segunda velocidade ser acionada...mas não deve passar dos 100°.
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bange e José Leal,
acabei de fazer o seguinte teste:
Liguei o carro e o deixei em marcha lenta. Depois de 2-3 minutos liguei o arcon e as ventoinhas passaram a funcionar, deliguei o arcon logo após e as ventoinhas pararam ao mesmo tempo..
Por volta de 7-8 minutos quando o sensor de temperatura no painel se aproximou da metade, as ventoinhas voltaram a funcionar com o arcon desligado. O medidor abaixou um pouco (ainda acima de 1/4) e as ventoinhas pararam após funcionar por menos de 1 minuto. Esse processo se repetiu mais duas vezes e eu desliguei o carro, me pareceu que iria continuar.
Tirei uma foto do painel no momento exato que as ventoinhas foram acionadas pela 3a vez:
acabei de fazer o seguinte teste:
Liguei o carro e o deixei em marcha lenta. Depois de 2-3 minutos liguei o arcon e as ventoinhas passaram a funcionar, deliguei o arcon logo após e as ventoinhas pararam ao mesmo tempo..
Por volta de 7-8 minutos quando o sensor de temperatura no painel se aproximou da metade, as ventoinhas voltaram a funcionar com o arcon desligado. O medidor abaixou um pouco (ainda acima de 1/4) e as ventoinhas pararam após funcionar por menos de 1 minuto. Esse processo se repetiu mais duas vezes e eu desliguei o carro, me pareceu que iria continuar.
Tirei uma foto do painel no momento exato que as ventoinhas foram acionadas pela 3a vez:
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Amigo, até ai depois deste ultimo teste, aparentemente seu sistema de arrefecimento está ok, com as ventoinhas acionando e desarmando na temperatura correta, resta a dúvida quando você fala da temperatura do capô, estranho isso !!
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Pelo relato e pelo medidor, a situação está normalíssima...e não justifica aparentar super aquecimento no capô...
Mas... e se estiver ocorrendo um erro com o sensor??
Neste caso o nível do líquido de arrefecimento estará bem acima do normal, provavelmente quase junto a tampa e aparentando estar em ebulição...
Não adiantará passar scaner, pois ele fará o mesmo registro que a ECU...
No meu caso e com esta temperatura mostrada, eu posso abrir a tampa do reservatório que nada acontecerá, comprovando a normalidade, pois a água está bem abaixo de 100° (ebulição).
Se por acaso o nível do seu está alto e ao tentar abrir (vagarosamente...não abra tudo), a água subir mais ou rápido ou começar a transbordar pela tampa, está havendo um erro no que o mostrador apresenta e provavelmente seu sensor está fora da especificação e deve ser trocado.
Mas se estiver tudo correto, vamos evoluir...
Faça o mesmo teste (sem ligar o AC), mas agora coloque um papelão entre o radiador e o condensador de modo a prejudicar o fluxo das ventoinhas...
A sequência deverá ser:
As ventoinhas ligam em velocidade baixa e na mesma temperatura que vc. já observou...
Como o fluxo está bloqueado pelo papelão, a temperatura vai subir e em torno de +- 100°, deverá ocorrer o aumento da velocidade das ventoinhas (as duas passarão a girar mais rápido... pelo barulho já se percebe),... observe...
1 - Qual a temperatura que as 2 ventoinhas ligam na maior velocidade
2 - Qual o nível da água no reservatório
3 - Retire imediatamente o papelão
4 - A temperatura deverá cair e em torno da que ligou a 1ª velocidade, deve ocorrer a mudança da mais alta para a mais baixa... e entrar no mesmo regime de seu primeiro teste.
ATENÇÃO: Não bobeira com o papelão na temperatura alta, pois acima dos 100° ela sobe muito rápido e chegar no vermelho não é desejável, além de perigoso para o motor.
Mas... e se estiver ocorrendo um erro com o sensor??
Neste caso o nível do líquido de arrefecimento estará bem acima do normal, provavelmente quase junto a tampa e aparentando estar em ebulição...
Não adiantará passar scaner, pois ele fará o mesmo registro que a ECU...
No meu caso e com esta temperatura mostrada, eu posso abrir a tampa do reservatório que nada acontecerá, comprovando a normalidade, pois a água está bem abaixo de 100° (ebulição).
Se por acaso o nível do seu está alto e ao tentar abrir (vagarosamente...não abra tudo), a água subir mais ou rápido ou começar a transbordar pela tampa, está havendo um erro no que o mostrador apresenta e provavelmente seu sensor está fora da especificação e deve ser trocado.
Mas se estiver tudo correto, vamos evoluir...
Faça o mesmo teste (sem ligar o AC), mas agora coloque um papelão entre o radiador e o condensador de modo a prejudicar o fluxo das ventoinhas...
A sequência deverá ser:
As ventoinhas ligam em velocidade baixa e na mesma temperatura que vc. já observou...
Como o fluxo está bloqueado pelo papelão, a temperatura vai subir e em torno de +- 100°, deverá ocorrer o aumento da velocidade das ventoinhas (as duas passarão a girar mais rápido... pelo barulho já se percebe),... observe...
1 - Qual a temperatura que as 2 ventoinhas ligam na maior velocidade
2 - Qual o nível da água no reservatório
3 - Retire imediatamente o papelão
4 - A temperatura deverá cair e em torno da que ligou a 1ª velocidade, deve ocorrer a mudança da mais alta para a mais baixa... e entrar no mesmo regime de seu primeiro teste.
ATENÇÃO: Não bobeira com o papelão na temperatura alta, pois acima dos 100° ela sobe muito rápido e chegar no vermelho não é desejável, além de perigoso para o motor.
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E também não sei se isso é normal e se é consequência desse "aquecimento", mas é visível a queda do desempenho do arcondicionado quando o carro começa a rodar.. É como se o calor não fosse dissipado de maneira adequada e ficasse "concentrado" dentro do carro..
Não sei se ainda acontece, mas quando o carro ficava um tempo em marcha lenta (mais de 10 minutos), o desempenho do arcon também era visível.
Detalhe que o arcon é muito bom quando o carro está frio, mas quando ele está quente (principalmente por volta de meio dia), ele deixa um pouco a desejar, ainda que esfrie pouco..
Não sei se ainda acontece, mas quando o carro ficava um tempo em marcha lenta (mais de 10 minutos), o desempenho do arcon também era visível.
Detalhe que o arcon é muito bom quando o carro está frio, mas quando ele está quente (principalmente por volta de meio dia), ele deixa um pouco a desejar, ainda que esfrie pouco..
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