[DUVIDA] Superaquecimento no motor - líquido de arrefeciment

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wiler
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[DUVIDA] Superaquecimento no motor - líquido de arrefeciment

Mensagem por wiler »

Senhores,

Meu corsa classic spirit 1.0 VHCE 2007/2008 está esquentando muito, porém o sensor no painel não está acusando. Acho que o sensor está com defeito pois o arcondiconado não funciona tão bem e o capô do carro fica tão quente que está difícil até de abri-lo.

Troquei (acho que o mecânico trocou) o líquido de arrefecimento na 5a revisão anual (segui o manual do carro que dizia que ele deveria ser trocado com 150.000km ou com 5 anos, e eu só faço revisões anuais pois rodo muito pouco com ele) em dezembro de 2012 e acho que deve ser ele o causador do problema, conforme as figuras abaixo.

Sem mais enrolação, e depois de ler o tópico sobre a troca do líquido de arrefecimento (http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=17817), minhas dúvidas são as seguintes:

1) Quais são os níveis MÍNIMO e MÁXIMO por onde eu devo me basear? Os únicos marcadores que eu achei foi uma seta apontada para baixo entre as palavras FRIO, KALT e COLD? Por acaso o nível do líquido tem que ficar entre essa seta? Isso não explica no manual.

2) O super aquecimento deve ter sido causado pelo nível baixo do líquido, não é? E se eu completá-lo e o aquecimento continuar, o que pode ser? Radiador? Quais dicas para saber que não serei enrolado pelo mecânico?

3) Percebe-se que o recipiente do líquido está bem sujo. Devo trocar todo o líquido então? O que posso fazer para limpar todo o sistema? É necessário trocar esse recipiente todo sujo?

4) Eu devo levar para alguma oficina para "palitar" o radiador por causa do iodo, não é?

5) Mais alguma dica?

Pessoal, eu agradeço MUITO novamente, estou bem preocupado porque pegarei estrada segunda dia 7 e preciso resolver esse problema!

Seguem as fotos:

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Bange
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Mensagem por Bange »

wiler,

Respondendo...

1) Quais são os níveis MÍNIMO e MÁXIMO por onde eu devo me basear? Os únicos marcadores que eu achei foi uma seta apontada para baixo entre as palavras FRIO, KALT e COLD? Por acaso o nível do líquido tem que ficar entre essa seta? Isso não explica no manual.

O nível, com o motor frio, deve ficar coincidente com a ponta da seta.

2) O super aquecimento deve ter sido causado pelo nível baixo do líquido, não é? E se eu completá-lo e o aquecimento continuar, o que pode ser? Radiador? Quais dicas para saber que não serei enrolado pelo mecânico?

O nível baixo é apenas uma das várias possibilidades.
Completar, pode ou não resolver...mas qual a razão para ele ter baixado?


3) Percebe-se que o recipiente do líquido está bem sujo. Devo trocar todo o líquido então? O que posso fazer para limpar todo o sistema? É necessário trocar esse recipiente todo sujo?

O recipiente amarronzado, se não for característico do próprio líquido que lá está (ou esteve), sinaliza ferrugem e pode ser limpo retirando-se o recipiente, vedar suas saídas, encher com água até a metade e colocando-se um pouco de areia...chacoalhar bem até ficar totalmente limpo.
A troca do líquido é recomendada pelo manual...ou quando se tornar necessário uma limpeza geral.
A troca total já proporcionará alguma limpeza, porém recomendo o uso do Rad Clean, conforme descrito na embalagem do produto.
A troca do recipiente, a meu ver, só é necessária em casos de rachaduras, vazamentos ou rosca da tampa espanada...ou ainda quando a limpeza como descrita, não mais satisfizer.


4) Eu devo levar para alguma oficina para "palitar" o radiador por causa do iodo, não é?

Como disse anteriormente, o aquecimento pode ter várias causas...o radiador entupido é apenas mais uma...

5) Mais alguma dica?

Sugiro ler mais a respeito do assunto, temos vários tópicos... mas antecipo causas possíveis:

Insuficiência de líquido (ver possível vazamento) ou proporção errada
Ineficiência da bomba d'água
obstrução no radiador
Válvula termostática travada
Ventoinha(as) não ligam quando comandadas
Mau contato em relés ou conexões elétricas afetas ao arrefecimento
Sensores de temperatura fora das especificações
Vazamentos no cabeçote
Motor fora de ponto


Se vc. não mexe, leve numa boa loja especializada...sairá mais barato que se o seu motor fundir pelo excesso da temperatura.

Mas se vc. mexe e tem ferramental e instrumental, a gente ajuda...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pelas fotos, o nível de água está correto. O nível deve ficar na emenda das partes do reservatório.

Sobre o aquecimento, como está a temperatura no painel? Se estiver entre 1/4 e 1/2 está normal. Como o sensor de temperatura do painel é o mesmo da central de IE, caso esteja marcando errado, a central não vai reconhecer a temperatura alta e não comandará o acionamento das ventoinhas.

Parafraseando o SemControle, eu apostaria meus R$0,10 na bomba d'água ou válvula termostática defeituosos.
Para testar a válvula é relativamente simples: com o motor frio, ligue-o. Depois de alguns minutos, coloque as mãos nas mangueiras do radiador. Se as mangueiras não esquentaram, é sinal da válvula travada fechada. Se elas esquentaram ao mesmo tempo, pode ser que a válvula travou meio aberta, o que dificulta a passagem de água.
Para testar a bomba, só em casas especializadas.
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wiler
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Mensagem por wiler »

Bange e José Leal,

agradeço pelas rápidas respostas!!

Passei numa autopeças e o mecânico completou com água desmineralizada até um pouco acima da ponta da seta, mas parece que o superaquecimento continua.

A temperatura no painel está OK, nunca passa do 1/4, mesmo com o capô do carro extremamente quente e precisando dele esfriá-lo para conseguir abri-lo.

No momento em que eu ligo o arcondicionado, a ventoinha é acionada, sendo desligada quando eu desligo o arcon.

Parece então que a válvula termostática não está funcionando adequadamente, estou correto? Como o motor ainda não deve ter esfriado, vou fazer daqui a uma hora o teste da válvula sugerido pelo Bange.

Pelo visto o sistema de arrefecimento está com ferrugem por causa da coloração amarronzada (não é a do aditivo original, que é rosa) e eu pesquisarei mais para fazer uma troca de todo o líquido assim como uma limpeza completa do sistema.

Se algum forista tiver mais alguma dica de tópico para eu ler, ou onde pesquisar, ficarei muito agradecido!

Quando eu terminar a minha saga, relatarei a todos.

Valeeeu!!
awaked
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Mensagem por awaked »

wiler, calma... essa cor marrom é o plástico queimado já... pela primeira foto dá pra ver isso.

Simples. Veja dentro do reservatório. Passe o dedo, se sair limpo sem "barro" no dedo, estava tudo certo ainda.

Por mais que ele tenha colocado aditivo errado ou só água o sistema deveria funcionar corretamente, ele enferruja sim sem aditivo correto na proporção certa, mas não estraga na troca imediata.
wiler
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Mensagem por wiler »

awaked, passo o dedo na parte inferior molhando o meu dedo? Ou só na parte superior mesmo sem tocar no líquido?

Valeeuu!
wiler
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Mensagem por wiler »

Pessoal,

se alguém tiver alguma sugestão de teste que eu possa fazer para descobrir o que esteja causando esse superaquecimento como são muitos os prováveis, eu faço na hora!
awaked
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Mensagem por awaked »

wiler, no seco olha e depois no molhado. Pode tirar com seringa também ou uma mangueira e colocar num copo transparente.

Uma referência, lembre que a cor muda dependendo do processador da câmera fotográfica.
http://img716.imageshack.us/img716/5702/img1030vy.jpg

No primeiro copo, só água.
No segundo copo, liquido do arrefecimento direto do carro (já com 2 anos de uso).
No terceiro copo, aditivo pra radiador puro (AC Delco Longa vida concentrado).

Com 2 anos ele estava com a cor certa e completamente límpido, e assim permanece agora com 3 anos.

-

Mas no seu caso você já trocou, fica mais pela curiosidade.

A temperatura do carro pode estar correta, confere numa oficina que tenha termometro a laser e mede as mangueiras quentes. O scaner também indica valores de leitura.
wiler
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Mensagem por wiler »

Pessoal,

após rodar uns 5 minutos com o carro, notei que as duas mangueiras do radiador (as grossas) estavam MUITO quentes e mesmo assim a ventoinha não foi acionada quando o arcondicionada estava desligado. Indício que o problema pode ser na válvula termoestática?
Bange
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Mensagem por Bange »

Não, mangueiras quentes indicam VT (a princípio), normal...

Quente??? Quanto quente? Qual a temperatura indicada no painel?
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