[DÚVIDA] - Circulação de água

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José Leal
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Mensagem por José Leal »

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cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

José Leal escreveu:Pelo acionamento constante da ventoinha, pode ser que esteja com algum mal contato no fio que manda sinal para o relé acionar as ventoinhas. Tem certeza que é na central de IE? Pois os relés que cuidam das ventoinhas ficam acima do porta-luvas. Confere eles antes de condenar a central.
Muito obrigado pela dica José Leal, pra mim esses relés ficavam ali próximo a caixa de fusíveis, é a força do hábito de ter passado por vários Kadetts, esses eu já sabia de cor onde ficava cada coisa, vou pedir ao meu eletrecista que de uma olhada nesses reles então . Como citei no tópico anterior, o que me deixou mais encucado foi a circulação de água estar normal sem a válvula, e com a válvula no lugar a água não circula de jeito nenhum, parece que a válvula não abre e/ou se abre, abre muito pouco, é visível que a água não chega ao reservatório, enquanto que sem ela é nitido a circulação e troca de calor, a ventoinha arma e desarma normalmente !!!


cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

José Leal escreveu:A propósito: https://www.youtube.com/watch?v=5nQP76DWGcg
Obrigado pela dica José Leal, minha bomba e a maior parte das mangueiras são novas, porém nada impede que a bomba esteja defeituosa, apesar de ter sido trocada em janeiro, tem algum meio de testá-la ou só tirando e colocando uma nova ?


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Se não tá circulando, tem BO aí. Mas a água só volta para o reservatório quando o motor está em alta rotação. É que a bomba d'água pressuriza tanto o sistema que o excesso de água que chega ao radiador é devolvida para o reservatório. Acredito que isso seja para não danificar as caixas plásticas ou o cebolão do radiador.

Sobre a bomba d'água, nada impede que ela tenha defeito de fábrica e esteja acontecendo o mesmo que aquela do vídeo. Até lá fala que o camarada trocou tudo e continuava aquecendo. Certamente ele pressupunha que a bomba estava em condições, como vc está achando. Para testar, só tirando mesmo.
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cleitonvicente
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Mensagem por cleitonvicente »

José Leal escreveu:Se não tá circulando, tem BO aí. Mas a água só volta para o reservatório quando o motor está em alta rotação. É que a bomba d'água pressuriza tanto o sistema que o excesso de água que chega ao radiador é devolvida para o reservatório. Acredito que isso seja para não danificar as caixas plásticas ou o cebolão do radiador.

Sobre a bomba d'água, nada impede que ela tenha defeito de fábrica e esteja acontecendo o mesmo que aquela do vídeo. Até lá fala que o camarada trocou tudo e continuava aquecendo. Certamente ele pressupunha que a bomba estava em condições, como vc está achando. Para testar, só tirando mesmo.
Então, meu cunhado que é mecânico inclusive me falou a mesma coisa, disse que se não estivesse circulando, o carro iria ferver, o reservatório iria pegar uma pressão absurda, e isso não acontece, o ponteiro fica no meio da escala, entre 90º e 100º, armam as 02 ventoinhas e não desligam mais, no painel a temperatura chega a baixar um pouco, mas as ventoinhas permanecem ligadas, já sem a válvula isso não acontece !


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Mensagem por José Leal »

As vezes, a hélice da bomba d'água está derrapando no eixo. Mesmo a válvula termostática totalmente aberta, ainda há uma restrição de passagem de água, até pq é um equipamento instalado na tubulação. Essa restrição pode fazer a hélice derrapar ainda mais e causar o problema.
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Mensagem por cleitonvicente »

Entendi José, outro detalhe que esqueci de mencionar foi que ontem fizemos o teste também com o carro parado e o motor trabalhando próximo de 4000 giros, não era visível a entrada de água no reservatório, bem como nesse processo notou-se claramente que o motor aqueceu mais, mesmo estando as duas ventoinhas ligadas ! Amanhã eu vou ao eletrecista logo cedo para verificar a questão dos relés e tal, depois vou no mecânico colocar a válvula que ele tem e ver como o carro se comporta !


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Mensagem por José Leal »

Bom, em alto giro, era para retornar água para o reservatório. Se não estava retornando, só pode a bomba com problemas ou alguma mangueira (das finas) entupida.
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Mensagem por cleitonvicente »

Parte elétrica testada, sem problemas de aterramento, relés, mau contato etc, fizemos alguns outros testes, colocamos novamente a VT, com o carro parado, aciona a ventoinha no 1º estágio, com a temperatura em média de 98º e baixa para cerca de 92º de acordo com o scaner napro, porém a ventoinha não desliga de maneira alguma e não se nota a circulação de água na mangueira que entra no reservatório, o que acontece normalmente sem a VT, com o carro rodando, no transito carregado acontece o mesmo, porém basta rodar alguns minutos em maior velocidade e com maior ventilação que a ventoinha desliga normalmente, a ultima opção a testar a agora é a bomba d'água, que apesar de nova, pode estar defeituosa, amanhã iremos desmontá-la e avaliar, se a dúvida persistir, colocaremos uma nova e veremos o que acontece !!


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Mensagem por nunesclj »

cleitonvicente escreveu:Awaked, andei fuçando na net e já consegui preços melhores para o conjunto completo válvula/carcaça Wahler, na concessionária me pediram a bagatela de R$ 505,00 pilas, achei por R$ 350,00 a pronta entrega o conjunto e no mercado livre vi por R$ 210,00, achei também apenas o refil Wahler na Chevpeças por R$ 108,00 . Meu mecânico me disse que tem 01 conjunto original guardado na oficina, amanhã passo la e vejo se realmente é original e instalo para ver o que acontece . O que continua me intrigando também é o barulho de curto-circuito na direção do módulo toda vez que a ventuinha está acionada !!!
Comprei o conjunto VT/carcaça original Wahler por R$ 99,00, se quiser te passo o tel da auto peças.


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