[DÚVIDA] - Ventuinha do Radiador Arrefecimento Classic 2014 no 2004???

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Josair
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Mensagem por Josair »

Conversando com um amigo meu que é autoentusiasta igual a mim, ele tem um vectra 97 mto inteiro, o cara cuida mto bem e saca bastante de mecânica, vamos fazer juntos! O preço da ventoinha original esta quase 500, a paralela 180, vou comprar a paralela e faremos a adaptação, a paralela pelo menos é melhor que essa que esta no carro capenga, se a adaptação ficar boa, e essa paralela der defeito eu compro a original e troco, a parte mais chata que é a adaptação de suporte e tals já estará pronta!!! ;) \o/


Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Olá Josair.

Também já pensei em fazer isso, exatamente por todas as diferenças que você já falou.

Outro dia, estive olhando a do carro do Wjunior, que já é do modelo novo. De fato, parece ter muito mais eficiência que a nossa. Eu só não sei, e me parece que realmente não tem nos classics mais novos, é a ventoinha auxiliar, aquela que fica atras do para choques dianteiro. Daí o motivo da GM ter posto esta de dentro mais forte e maior, para trabalhar pelas duas que existiam antes.

Também estive olhando o radiador pra este tipo de ventoinha, os pontos de fixação do defletor são bem diferentes dos do nosso. Se não tiver como adaptar, acredito que só mesmo trocando tudo.

pena que no momento eu não tenho grana para investir nisso, senão trocaria tudo mesmo, ainda mais que, como a maioria, ainda sofro com o problema do A/C nos dias mais quentes.... Enfim. Vale a tentativa.

Sobre o problema da sua ventoinha, realmente pode ser folga no eixo, devido ao desgaste do rolamento. Acredito que um bom eletricista resolva, mas sem dúvidas que a troca da ventoinha será um bom progresso no arrefecimento, ainda mais em se tratando de Rio de Janeiro 40º.
Estou acompanhando o tópico. Boa sorte!

Abraço!


Josair
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Mensagem por Josair »

Isso mesmo Eric, nos modelos novos não tem a ventoinha auxiliar! Acredito que tenha que fazer uma adaptação sim, e estou confiante de fazer isso, aproveitando que terei que efetuar a troca de qualquer jeito! Acredito que irá melhorar o sistema, uma vez que terei a ventoinha do modelo novo e a auxiliar ao mesmo tempo! hehehe

Vlw!!!!


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Josair, lembrei-me de vc!

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Esse local da última foto é o grande lance! Parece que é a mesma distância onde vai o parafuso que segura a ventoinha antiga no radiador antigo. Se for, nem vai precisar trocar o radiado.

Verei se consigo medir a distância desse parafuso no meu carro e no carro das fotos. Se bater, acredito que os suportes próximo ao farol do lado esquerdo são os mesmos. Então a ventoinha é plug'n'play nos nossos Classic.
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Josair
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Mensagem por Josair »

Amigo, obrigado pela lembrança.... eu estava vendo o meu antigo classic que passei pra minha tia um 2012, e tem diferença de espaço... o meu atual 2004 o radiador é mais deslocado pra frente, e o 2012 pra trás.... acho que a ventoinha iria esbarrar no motor.... estou com muito receio de investir em algo agora e não conseguir resolver o problema.... devo comprar a ventoinha original que aqui na accioly ta na base de 500 pratas! Facada! =/


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Mensagem por José Leal »

Hummm não sei não... parece que a mini frente é que é deslocada. No máximo, a ventoinha do 2014 vai passar próxima ao cano do sistema de AC.

Não tem como vc ir até a Accioly e testar a ventoinha nova? Assim, vc desmonta a ventoinha problemática e vai com o carro até a loja. Lá vc faz o teste. Acredito que a ventoinha do condensador consegue refrigerar o motor, desde que vc não pegue muito engarrafamento.
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Mensagem por Josair »

A ventoinha do condensador é muito fraca, não vai dar conta, ela da conta do condensador! Nem pro ar-condicionado ela da conta sozinha, tanto que quando vc liga o ar, ela arma a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Não creio que a mini frente desloque, eu tirei as fotos, depois vou postar!!

Vlw!!!!


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Mensagem por José Leal »

Bom, eu queria testar em que posição da escala ficava o ponteiro, quando disparava a velocidade alta. Então desliguei a ventoinha de dentro e deixei o motor funcionando. Quando disparou a ventoinha de fora na velocidade alta, notei que o ponteiro estava descendo na escala, indicando refrigeração. Mas como o motor estava somente na marcha-lenta e com o capô aberto, isso pode ter influenciado no arrefecimento.

Verei se consigo comparar a ventoinha nova no radiador antigo.
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Mensagem por Josair »

Vlwwwwwwwwww


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Mensagem por Josair »

E ae galera, ressuscitando o tópico, troquei a ventoinha, comprei a original na Accioly, R$ 220,00. Antes os caras estavam me passando o valor completo com o suporte, eu precisava só da ventinha, reparando ela de perto, descobri que uma pá estava querendo soltar, tava rachadona. ;)


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