[DÚVIDA] - Corsa Esquentando Muito !

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Adelmo
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Mensagem por Adelmo »

Bange escreveu:Adelmo,

Vamos com calma...olhando a foto melhor (sou meio cegueta), aparece um suporte de fusível... isso já caracteriza uma alteração (ou gambiarra, como queiram...), em relação ao original...

Seu carro tem kit verão (e acho que instalado por um porcalhão), dá uma olhada neste tópico... http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=70

Não sei se o seu cebolão é original (no radiador), ou colocado na mangueira como o meu, mas é bem provável que ele esteja alterado (como o meu estava), e trocá-lo simplesmente lhe dará mais uns 6 a 8 meses de tranquilidade...depois volta a dar problema...

Como vc. não tem muito conhecimento e provavelmente nem tenha ferramental e instrumental para atuar, sugiro vc. corrigir o problema original* em um bom reparador... e se quiser manter o kit verão, copia o esquema final (com relé auxiliar), que adotei como um paralelo e independente... para uma segurança a mais.

(*) O problema original é algum aquecimento que não conseguiram localizar a causa e a solução foi colocar o kit verão mau instalado ou foi a maneira que conseguiram resolver algum problema na fiação original.
É amigo Bange, dando uma olhadinha no meu sistema encontrei a instalação de KIT VERÃO, com o cebolão colocado na mangueira.
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AdelmoNC


Adelmo
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Mensagem por Adelmo »

Hoje pela manhã resolvi comprar o CEBOLÃO, só que aqui na cidade onde moro não encontrei o CEBOLÃO com as mesmas características do antigo que são (12/2) e (82/77ºC), o que encontrei tem as características (3/4) e (87/82º C) agora vou testar o ver se o resultado é satisfatório, ou vocês acham que isso pode causar algum problema?
AdelmoNC


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Adelmo escreveu:É amigo Bange, dando uma olhadinha no meu sistema encontrei a instalação de KIT VERÃO, com o cebolão colocado na mangueira.(...)
Vendo agora seu post, o que está acontecendo é que colocaram o kit verão no local errado! Ali já é a saída de água arrefecida para o motor.
Lembrando que o Corsa NÃO PRECISA DE KIT VERÃO. Mas já que colocaram, deveria tê-lo feito na mangueira de entrada do radiador, a que está do lado direito da peça, abaixo do CAI do filtro de ar original.
Adelmo escreveu:Hoje pela manhã resolvi comprar o CEBOLÃO, só que aqui na cidade onde moro não encontrei o CEBOLÃO com as mesmas características do antigo que são (12/2) e (82/77ºC), o que encontrei tem as características (3/4) e (87/82º C) agora vou testar o ver se o resultado é satisfatório, ou vocês acham que isso pode causar algum problema?
Esse cebolão que vc comprou, vai fazer seu carro trabalhar ainda mais quente. Se vc for montar a peça no kit verão instalado erradamente, vai fritar seu motor.

Sugestão: compre uma mangueira nova, retire a conexão do kit verão e instale esse cebolão novo no local original, na lateral do radiador. Leve o chicote elétrico do kit verão para o novo local do cebolão e teste. Certamente a temperatura do motor será melhor monitorada.
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Adelmo
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Mensagem por Adelmo »

José Leal, antes o cebolão antigo (antes de dar defeito) tava disparando a ventoinha legal entendeu, mesmo estando instalado nessa mangueira. A noite irei dar uma volta com o carro pra ver como ele se sai. Valeu por sua dica, caso não ocorra tudo certo seguirei sua sugestão.
AdelmoNC


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Talvez estivesse com a temperatura boa, pois disparava a ventoinha com a temperatura bem baixa (82°C). Se ele tivesse instalado no local original, provavelmente o ponteiro da temperatura mal sairia do azul e já estaria disparando a ventoinha.

No seu caso, o que está acontecendo é que a água quente tem que atravessar o radiador inteiro até chegar no cebolão. Deste modo, enquanto a água perto do cebolão está em 82°C, no cabeçote já estava a mais de 90°C.
E é por esse mesmo motivo que os Tempra fervem, mesmo com tudo novo e original.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Adelmo,

Sugiro que vc. avalie o sistema original do carro (desligando o kit verão), pois ele é o projetado para o motor e deve funcionar corretamente...o kit verão é um artifício que pode ser usado, mas em situações específicas e não em substituição ao original.

Usando o kit sem uma avaliação correta, vc. pode estar mascarando um problema maior e que vai lhe dar dor de cabeça e despesa mais adiante...

Não considero o local da instalação do cebolão errado (na mangueira de retorno), pois quando ele está originalmente em um radiador, pode estar tanto do lado da entrada como da saída da água e executar corretamente sua função... o errado é não utilizar um relé auxiliar, pois sacrificará o contato do cebolão, que não aguenta a amperagem de consumo da ventoinha e ele vai pifar ou alterar sua característica dentro de 6 a 8 meses, dependendo do uso...

Quanto ao valor do cebolão, relembro que as VT dos Corsas abrem com 92° +- 2°, portanto valores abaixo disso não terão uma atuação correta.


Adelmo
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Mensagem por Adelmo »

Bange escreveu:Adelmo,

Sugiro que vc. avalie o sistema original do carro (desligando o kit verão), pois ele é o projetado para o motor e deve funcionar corretamente...o kit verão é um artifício que pode ser usado, mas em situações específicas e não em substituição ao original.

Usando o kit sem uma avaliação correta, vc. pode estar mascarando um problema maior e que vai lhe dar dor de cabeça e despesa mais adiante...

Não considero o local da instalação do cebolão errado (na mangueira de retorno), pois quando ele está originalmente em um radiador, pode estar tanto do lado da entrada como da saída da água e executar corretamente sua função... o errado é não utilizar um relé auxiliar, pois sacrificará o contato do cebolão, que não aguenta a amperagem de consumo da ventoinha e ele vai pifar ou alterar sua característica dentro de 6 a 8 meses, dependendo do uso...

Quanto ao valor do cebolão, relembro que as VT dos Corsas abrem com 92° +- 2°, portanto valores abaixo disso não terão uma atuação correta.
Entendido amigo "Bange", hoje dei uma volta com o carro após a troca do cebolão (Antigo cebolão 82/77ºC) .(Novo cebolão 87/82ºC) e a ventoinha disparou entre 92 e 93º C e desarmou rapidinho em +- em 91 e 92ºC. Com o antigo cebolão ela disparava bem antes ( +- em 90 e 91ºC). Depois tentarei tirar umas fotos do acionamento e desarme, para melhor visualização do ponteiro da temperatura. Também encontrei um CEBOLÃO DE 70/75º C, será que com esse o arrefecimento seria melhor?
AdelmoNC


Bange
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Mensagem por Bange »

Adelmo,

Por não dispormos de informações técnicas ou do próprio manual da GM, não há um consenso quanto a temperatura ideal.

O fato é que todos os instrumentos indicam valores entre 90° e 100° ou até 105°, e é lógico se raciocinar que o meio da escala é a melhor indicação da normalidade...

A VT começa a abrir com 92° (+-2°), e normalmente em torno desse valor é que os motores adquirem estabilidade de rotação, o que reforça mais ainda o primeiro raciocínio.

Quanto mais estável for a temperatura nesta faixa, melhor será a performance do motor, portanto, trabalhar nos extremos da indicação do painel, penso que não seja a ideal... mas para isso é bom ter certeza de que a indicação é a mais precisa possível e para isso tem uns testes que devem ser feitos para não se ficar "acreditando" que está correto...

No meu caso eu descobri que havia uma pequena diferença, que somada a outras diferenças dá um razoável desvio.

No seu caso acho que o mesmo deva estar acontecendo, pois se o cebolão é de 87/82, a diferença para os 92/93 que vc. menciona é bem significativa e merece uma atenção maior.

No link do tópico que coloquei vc. verá todas as avaliações que fiz.


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