Eric, as referências de 1/2 e 1/4, são complicadas...
Eu olhei o painel do Classic e não tem nenhuma referência numérica de temperatura...mas considerando que o meio da escala é o funcionamento normal, não vamos entrar nesse mérito.
O fato é que se não ultrapassou os 3/4, não deveria ocorrer o desligamento, mesmo em ML ou no engarrafamento... aliás se fosse apenas pelo aumento da temperatura, acho que isto poderia ocorrer em torno dos 4/4, e não antes.
Acho que antes de se pensar em aumento de fluxo de ar com uma ventoinha maior ou diminuir a polia do compressor, tem-se que ir eliminando outros fatores que podem influenciar, pois o do Zé, também é um Classic e não tem esse problema... devemos comparar claro as motorizações e outros fatores como o tipo de compressor (cilindrada fixa ou variável), etc...
É fato que a temperatura nos trocadores de calor (evaporador e condensador), são pontos a serem observados, pois no condensador existe uma monitoração (de gelo), que não deve ser o caso pois a reclamação é de ineficiência e parada...já no evaporador a monitoração é de pressão, que sofre grande influência da temperatura e esta pressão é controlada pelos pressostatos de baixa (que não é o caso) e de alta (possível).
Assim, pode-se ter uma quantidade de gás maior que o recomendado (não sei se do óleo idem), que atingirá a pressão limite em uma temperatura menor (visão painel) ou algum problema no pressostato de alta, que por defeito descalibrou. Uma terceira coisa seria obstrução parcial do sistema de colmeias, tanto do AC como do arrefecimento, pois trabalham em série com o fluxo de ar.
O correto é verificar de onde está partindo o comando para desacoplar o compressor...É da ECU? É do pressostato de alta? É de algum relé ou mau contato que ocorra com um regime de aquecimento um pouco maior ou mais longo?
Acho que antes de se pensar em alguma modificação substitutiva, deve-se esgotar estas e outras análises...
[DÚVIDA] - Instalar nova ventuinha no condensador do ar - Corsa Classic
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Galera MUITO boa essa sequência de vídeos, belas explicações...
http://www.youtube.com/watch?v=yDE8VnIn ... LdDULPMwYO
Esse ishi é fera em ar-condicionado automotivo, vale apena assistir, são 7 vídeos pequenos!!!
Aproveitando o post, alguém sabe dizer se no Classic 2004 que é meu caso, se tem a válvula "torneira" mecânica de abertura para passagem do aditivo do motor pelo radiador do ar quente, ou é direto?
Abração!!!
http://www.youtube.com/watch?v=yDE8VnIn ... LdDULPMwYO
Esse ishi é fera em ar-condicionado automotivo, vale apena assistir, são 7 vídeos pequenos!!!
Aproveitando o post, alguém sabe dizer se no Classic 2004 que é meu caso, se tem a válvula "torneira" mecânica de abertura para passagem do aditivo do motor pelo radiador do ar quente, ou é direto?
Abração!!!
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Josair, no seu caso então o trocador externo já está descartado...
Vi os vídeos e o cara é bem didático...pena não ter comentado sobre o funcionamento normal do sistema (apenas das perguntas relativas a defeito), com possíveis as variações...aí a gente teria como comparar defeitos...
Estava lendo o material contido no Manual de Reparações - 8ª edição, e lá está claro o que o Zé vem falando sobre o AC não desligar...só se os limites de pressão forem atingidos.
Tem um monte de informações sobre prováveis defeitos em relação a pressão do sistema.
Vale a pena instalar no PC e dar uma boa lida... http://www.reparadorchevrolet.com.br/si ... ulos/?v=10 ... no item referente ao aquecimento, ventilação e AC.
Acredito que lá vc. obterá resposta para a tal "torneira".
Vi os vídeos e o cara é bem didático...pena não ter comentado sobre o funcionamento normal do sistema (apenas das perguntas relativas a defeito), com possíveis as variações...aí a gente teria como comparar defeitos...
Estava lendo o material contido no Manual de Reparações - 8ª edição, e lá está claro o que o Zé vem falando sobre o AC não desligar...só se os limites de pressão forem atingidos.
Tem um monte de informações sobre prováveis defeitos em relação a pressão do sistema.
Vale a pena instalar no PC e dar uma boa lida... http://www.reparadorchevrolet.com.br/si ... ulos/?v=10 ... no item referente ao aquecimento, ventilação e AC.
Acredito que lá vc. obterá resposta para a tal "torneira".
- José Leal
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Josair, se não me engano, a válvula que controla o ar quente foi adicionada em 2000. Provavelmente seu carro tem a peça.
Faça um teste. Se sua garagem for silenciosa, com a chave de ignição na posição II, mas o motor parado, acione o ar quente. Escute um leve click no comando do ar quente e o click de um relé trabalhando, lá no cofre do motor. Esses barulhos são relativos ao sistema de vácuo que controla a válvula do ar quente.
Faça um teste. Se sua garagem for silenciosa, com a chave de ignição na posição II, mas o motor parado, acione o ar quente. Escute um leve click no comando do ar quente e o click de um relé trabalhando, lá no cofre do motor. Esses barulhos são relativos ao sistema de vácuo que controla a válvula do ar quente.
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Amigo Bange, fiz meu cadastro mas não consigo executar o Download do arquivo, poderia disponibiliza-lo em algum lugar pra mim por favor?
Desde já muito obrigado!
Abraço em todos que estão comigo nessa luta!
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Amigo José Leal, se existir mesmo, vou ver se consigo trava-la para não deixar a água quente ir para o radiador, gerando ineficiência para o ar frio. Abraaaaço!
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Josair,
Procurei, mas não tenho mais o instalável...
Muitas empresas desligam seus servidores em períodos longos de ausência (Carnaval), pode ser o caso...
Talvez o Zé ou awaked tenham...
Procurei, mas não tenho mais o instalável...
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Talvez o Zé ou awaked tenham...
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Consegui baixar clicando em salvar link como, pois se clicar em download, nada feito!
Agora vou estudar o material! Abraço!!
Agora vou estudar o material! Abraço!!
- José Leal
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Mas a válvula do ar quente serve justamente para não deixar passar água quente do motor para o radiador interno. O que vc vai fazer aí é redundante.Josair escreveu:Amigo José Leal, se existir mesmo, vou ver se consigo trava-la para não deixar a água quente ir para o radiador, gerando ineficiência para o ar frio. Abraaaaço!
Se quiser isolar o ar quente de vez, veja onde as mangueiras do sistema estão conectados. Compre uma mangueira e una essas ligações.
Pessoalmente acho besteira e perigoso isolar o ar quente. Besteira por que se tem o equipamento, o ideal é deixar funcionando. Perigoso pois como o radiador do ar quente está aberto, vai facilitar a corrosão. Depois, quando for religar, aparecem os vazamentos.
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