ola galera sou novo no derepente vcs possam me ajudar
tenho um corsa 1.6 8v
quando eu pego engarrafamento a temperatura chega no 100° a ventuinha arma e a teperatura não abaixa de jeito nenhum ja cheguei ate colocar aventuinha direta mais mesmo assim a temperartura não abaixa e aos poucos vai subindo mais e mais.
eu adoro o carro mais ja cogitei ate em vender pois fico ate com medo de viajar e ter problemas,
ja troquei radiador, bomba d agua, valvula termostatica e cabeçote.
desde ja agradeço a ajuda.
[DÚVIDA] - Pq a temperatura não baixa?
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[DÚVIDA] - Pq a temperatura não baixa?
só de rolé no meu corsinha
- José Leal
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Sua ventoinha gira puxando o ar de fora para dentro (da frente do carro para o cofre do motor) ou ao contrário? Ela está girando com boa velocidade? As vezes, vc colocou uma válvula termostática com abertura tardia.
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Rapha,
O assunto temperatura dos Corsas, é bem controverso, pois devido a GM não fornecer nenhum valor ou faixa de trabalho, ficamos no sentimento apenas.
O que o Zé escreveu sobre as ventoinhas, é uma verdade, pois já tivemos casos aqui em que o defeito era apenas a inversão do fluxo de uma das ventoinhas ( o certo é ambas assoprarem para dentro do baú/cofre do motor), devido a uma manutenção errada do eletricista ou do próprio dono.
Quanto a válvula termostática, eu não sei se tem a venda alguma com valor diferente de 92°, mas é possível que a sua esteja travando logo assim que abre e não permita o fluxo de água completo.
Se o regime de trabalho atual está diferente de quanto vc. pegou o carro, alguma coisa se alterou e dois fortes candidatos são a VT e o sensor da temperatura.
Se o seu carro tiver AC, seu sistema tem duas velocidades (uma menor e outra maior) e a menor liga primeiro... se a temperatura continuar subindo, liga a segunda. Caso não tenha AC, apenas a velocidade maior é que existe...
Qual o seu caso?
Sugiro a leitura do tópico: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight= que aborda o caso de uma forma mais abrangente...
O assunto temperatura dos Corsas, é bem controverso, pois devido a GM não fornecer nenhum valor ou faixa de trabalho, ficamos no sentimento apenas.
O que o Zé escreveu sobre as ventoinhas, é uma verdade, pois já tivemos casos aqui em que o defeito era apenas a inversão do fluxo de uma das ventoinhas ( o certo é ambas assoprarem para dentro do baú/cofre do motor), devido a uma manutenção errada do eletricista ou do próprio dono.
Quanto a válvula termostática, eu não sei se tem a venda alguma com valor diferente de 92°, mas é possível que a sua esteja travando logo assim que abre e não permita o fluxo de água completo.
Se o regime de trabalho atual está diferente de quanto vc. pegou o carro, alguma coisa se alterou e dois fortes candidatos são a VT e o sensor da temperatura.
Se o seu carro tiver AC, seu sistema tem duas velocidades (uma menor e outra maior) e a menor liga primeiro... se a temperatura continuar subindo, liga a segunda. Caso não tenha AC, apenas a velocidade maior é que existe...
Qual o seu caso?
Sugiro a leitura do tópico: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight= que aborda o caso de uma forma mais abrangente...
- José Leal
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Tem umas VT que abrem aos 82°C: http://www.mte-thomson.com.br/site/cate/?x=12&y=12
Para os Corsa esquentadinhos, essa VT seria ideal.
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- José Leal
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Pessoal, o link caiu na página do catálogo. A VT que indiquei é a do Monza 88 1.8. Ela abre aos 82°C.
Assim, a água passa a circular pelo radiador mais cedo.
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Pô Zé, mas aí abrindo com 82°, é praticamente não ter VT nenhuma pra um motor que trabalha a princípio entre 90° e 100°...
Se foi projetado com ela em 92°, e ela está com problema, repõe uma original...
Se foi projetado com ela em 92°, e ela está com problema, repõe uma original...
- José Leal
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Essa VT que falei, serve até para o Vectra, que normalmente trabalha em 92°C.
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- José Leal
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Achei umas fotos que queria postar. Esse foi um post meu no Monzeiros.com. Repare como é o funcionamento das ventoinhas no Vectra:
Repare que a válvula termostática começa a abrir aos 82°C e tem sua abertura total aos 97°C. E mesmo assim, em tráfego normal, a ventoinha dispara aos 92°C. Na rodovia, com vento fresco e sem AC, o ponteiro da temperatura ficava um pouco acima dos 80°C.
Volto a falar, para os Corsa com cabeça quente, recomendo colocar essa válvula termostática.
Essa foto é de um usuário de lá, que tb possuía um Vectra 2.2 16V:José Leal escreveu:Normalmente, aciona o primeiro estágio em 92°C e desliga em 88°C e o segundo estágio aciona em 97°C e desliga em 92°C. Por acaso quando aciona a ventoinha, parece uma turbina de jato, de tão barulhenta?
Olha só:
Ventoinha acabou de ligar.
Ventoinha acabou de desligar.
Essa temperatura é do primeiro estágio. Em condições normais, sem usar o AC, nunca entra o segundo estágio.
Repare que a válvula termostática começa a abrir aos 82°C e tem sua abertura total aos 97°C. E mesmo assim, em tráfego normal, a ventoinha dispara aos 92°C. Na rodovia, com vento fresco e sem AC, o ponteiro da temperatura ficava um pouco acima dos 80°C.
Volto a falar, para os Corsa com cabeça quente, recomendo colocar essa válvula termostática.
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Partindo do suposto que todas as peças que vc trocou e a ventoinha estejam funcionando da forma correta, tem algo impedindo a água de circular e refrigerar o motor, o mecânico chegou a verificar se tem alguma galeria de água do motor ou cabeçote entupida? E o nível da água do radiador está baixando muito?Rapha Felix escreveu:ola galera sou novo no derepente vcs possam me ajudar
tenho um corsa 1.6 8v
quando eu pego engarrafamento a temperatura chega no 100° a ventuinha arma e a teperatura não abaixa de jeito nenhum ja cheguei ate colocar aventuinha direta mais mesmo assim a temperartura não abaixa e aos poucos vai subindo mais e mais.
eu adoro o carro mais ja cogitei ate em vender pois fico ate com medo de viajar e ter problemas,
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desde ja agradeço a ajuda.
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