[SOLUÇÃO] - Estudos e montagem de um kit verão

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

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Bange
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Mensagem por Bange » Segunda-feira 06 2014f Janeiro 2014 08:08:57 AM

Taí, já tô começando a gostar do Golf...

O alarme é por falta de pressão da bomba d'água ou por aquecimento?



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José Leal
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Mensagem por José Leal » Segunda-feira 06 2014f Janeiro 2014 08:48:22 AM

O que vc pode fazer para acionar as ventoinhas ao ligar o AC é usar o mesmo sinal que chega para o compressor acoplar, colocando um relé reversível, para liga-las em série e usar o pressostato para comandar a ligação em paralelo.

Tem um esquema de ligação que funciona assim, original dos VectraB pós 97. No seu caso, só vai mudar o local de onde vem os sinais. Estou no trabalho agora. Depois busco o esquema e piblico aqui.


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SemControle
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Mensagem por SemControle » Segunda-feira 06 2014f Janeiro 2014 11:15:38 AM

Bange escreveu:Taí, já tô começando a gostar do Golf...

O alarme é por falta de pressão da bomba d'água ou por aquecimento?
aquecimento, ela passa da temperatura, nem o ponteiro saiu do meio ainda já apita
pro óleo apita antes da luz de óleo piscar


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Mensagem por Bange » Segunda-feira 06 2014f Janeiro 2014 08:04:44 PM

Tá vendo... a VW, pensou no patrimônio e na tranquilidade do dono...e vc. ainda reclama!

Queria esses alarmes no meu carro... aliás eu vou colocar... um dia...



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Mensagem por SemControle » Segunda-feira 06 2014f Janeiro 2014 08:08:05 PM

não reclamo dos alarmes, afinal eles não disparam....
é so meu santo q não bate com o carro, acho lindo d+ o carro, lavo fico vendo lindao brilhando, mas eu entrar pra dirigir acabou o encanto


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Mensagem por Bange » Segunda-feira 06 2014f Janeiro 2014 08:18:38 PM

rsrsrs... acho que cê tá precisando discutir a relação... :lol: :lol: :lol: :lol:



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Mensagem por José Leal » Segunda-feira 06 2014f Janeiro 2014 09:33:59 PM

Então me vende esse gorfe...


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Mensagem por SemControle » Terça-feira 07 2014f Janeiro 2014 07:32:40 AM

vem buscar, 18,5 ainda encho o tanque


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Mensagem por Bange » Terça-feira 07 2014f Janeiro 2014 09:06:36 PM

Bom, hoje eu tirei o dia pra refazer o kit verão...

Como eu suspeitava, a corrente do eletroventilador foi demais para o cebolão, mas não para o seu contato e sim para uma peça de plástico que é empurrada pelo bimetal para fechar o contato.

Os contatos estavam perfeitos, mas a peça de plástico, na parte que encosta na armadura, estava com característica de excesso de aquecimento, ou seja, estava deformada... certamente aguentaria bem mais se fosse de baquelite...mas...

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O projeto sofreu uma modificação, pois localizar um ponto de bateria do pós chave na caixa de fusíveis é chato e optei por aproveitar um já existente e que alimenta o sistema do gás... ficou assim:

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Funcionou muito bem e agora mesmo com a ventoinha funcionando, ao desligar a chave ela também desliga...como no original...e falando em original, fui encarar o dito, mas além do dia ter acabado, eu também não estava com meu laptop pra acesso a Net pra ver o esquema e nem sabia quais são os relés envolvidos com o arrefecimento...mas retirei o porta-luvas, para analisar e visualmente os contatos estão em ordem (a menos de um cinza Hungaro de duplo contato e lacrado), e as bobinas idem (a menos de um amarelo que tem uma eletrônica bem interessante), a fiação parece nunca ter sido tocada e o chicote do conjunto tem (tinha) uma fita que está esfarinhando de tão velha...rsrsr...

Alguém sabe a referência dos relés pra adiantar o meu lado?
Olhando os relés por cima temos:

Cinza e Azul (esse azul opera com a chave)
Preto e verde
Verde e Amarelo (tem uma eletrônica em série com a bobina...)



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Mensagem por José Leal » Terça-feira 07 2014f Janeiro 2014 10:29:12 PM



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Mensagem por Bange » Terça-feira 07 2014f Janeiro 2014 11:26:07 PM

Zé, eu já tive vendo esse tópico do Nunes, mas o carro dele é 16V, o meu é 8V...tem algumas diferenças de pinagem da ECU e além disso a disposição dos relés não tá batendo...

Mas não é difícil descobrir com o esquema na mão...só que no esquema aparecem 8 relés e lá só tem 6... :roll: :roll: :roll:



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Mensagem por Bange » Terça-feira 14 2014f Janeiro 2014 07:22:42 PM

... esse tópico tá uma zona... começou com um problema do jobi, e deturpou tudo...mas tô certo que o SemControle um dia vai acertar tudo...mea culpa... :twisted: :twisted: :twisted:

Bom, evoluí na descoberta das funções dos relés de cima do port-luvas...só lembrando que este é do Corsa GL Wagon 97 1.6 8V...OK?

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Os referenciais são do esquema: https://mega.co.nz/#!nxRyVTgK!Cl5VKkAWB ... OCSsisSaAE

Também fiz umas verificações no sensor de temperatura da água (abaixo da bobina), a condição não foi muito boa, pois na minha parafernalha não achei potenciômetro linear, só logarítmco e as leituras não foram precisas... a velocidade 1 ligou +- com 1,6V, e a 2 com +- 1,2V... vou comprar um linear de +- 500Ohm, pra confirmar... mais ainda assim não tenho como saber a temperatura certa, pois o medidor do painel além de não ser preciso, tem um sensor diferente e com resposta diferente em relação ao tempo, ou seja, não registram a mesma coisa ao mesmo tempo...e pra piorar são postos em pontos diferentes do motor, podendo ainda ter diferenças só por este fato.

Quem sabe a Delphi me fornece mais dados...



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Mensagem por jobi » Terça-feira 14 2014f Janeiro 2014 07:47:05 PM

quando a instalação do bip sem sucesso, achei melhor desistir ;/ obrigado a todos pela ajuda



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Mensagem por Bange » Terça-feira 14 2014f Janeiro 2014 07:57:50 PM

Jobi, pra quem não saca bem de eletrônica fica realmente complicado... mas eu estou muito interessado em por em prática o esquema que apresentei, pois ele atenderá a diversos propósitos... mas não estou com estrutura devido a obras na minha casa e isso vai demorar um pouco...

Se vc. monitorar o tópico, um dia eu apresentarei ele completo, ao vivo e a cores, com vídeo e o scambau...



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Mensagem por SemControle » Quarta-feira 15 2014f Janeiro 2014 07:31:55 AM

tao fácil bange, eskece o sensor do painel, monitora o da central q comanda as coisas, trabalha em cima dele e deixa o do painel pra la, so vai ficar pra la e pra ca o ponteiro.....
ainda vejo a solução tao pratica de por em paralelo o resistor baseado no momento q liga e desliga a ventilação, e deixa o restante do tempo trabalhar não muito certo....a maior parte do tempo se trabalha no ponto do liga e desliga mesmo.....


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