[SOLUÇÃO] - Estudos e montagem de um kit verão

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Bange
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Mensagem por Bange »

Pessoal, novamente ressuscitei esse tópico para passar mais aprendizado a vcs.

O assunto não é Corsa (hoje), mas quem sabeum dia a GM adote o mesmo procedimento?

Não sei em que post foi, mas lembro de que alguém (sousamen/Farley???), ter dito que seu Fiat do trabalho mostra uma temperatura sempre constante no meio da escala e se disse satisfeito e achou o sistema melhor que o da GM.

Bom, por coincidência um amigo meu tem um Siena 1.3 8V /05, e me pediu pra dar uma olhada no arrefecimento...mangueiras novas, porém com aquela característica de casca de ôvo quebrando quando se aperta (condição normal para quem não utiliza aditivo né)...troca da VT, limpeza do reservatório, rodar 1 semana com Rad Clean, chacoalhada no radiador, etc...depois de tudo limpo, água desmineralizada e aditivo...tudo como manda o figurino...mas...

Reparei que o mostrador registra certinho quando parte do frio e vai aquecendo...daí pára no meio e fica lá, independente da ventoinha ligar na 1 ou 2 !!! Isto não é normal...cozinhei o sensor e o mesmo foi aprovado...descobri que é a ECU que manda informação pro painel (na realidade a Fiat usa uma tal de rede CAM, que usa módulos que dialogam com a ECU e no caso o módulo do painel.

Pesquisei na Net, na Fiat (assim como a GM, também não passa nada...), e conversei até com o Diego (da Diego Velocímetros), e nada de concreto...aí descobri esse material > http://autoentusiastas.com.br/2013/09/p ... te-quiser/ onde concluí-se que nada mais é do que uma política idiota da Fiat, que mostra uma normalidade ao usuário, que fica todo satisfeito com a temperatura sempre normal...mas que pode estar no limiar de uma queima de junta e ele nem tá sabendo...

Bom, o objetivo então é informar aos eventuais possuidores de Fiat e quem sabe de futuros GM´s, de que nem sempre um ponteirinho parado é normal...fiquem de olhos abertos!!!


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Quinta-feira 08 2015f Outubro 2015 01:12:24 PMPesquisei na Net, na Fiat (assim como a GM, também não passa nada...), e conversei até com o Diego (da Diego Velocímetros), e nada de concreto...aí descobri esse material > http://autoentusiastas.com.br/2013/09/p ... te-quiser/ onde concluí-se que nada mais é do que uma política idiota da Fiat, que mostra uma normalidade ao usuário, que fica todo satisfeito com a temperatura sempre normal...mas que pode estar no limiar de uma queima de junta e ele nem tá sabendo...

Bom, o objetivo então é informar aos eventuais possuidores de Fiat e quem sabe de futuros GM´s, de que nem sempre um ponteirinho parado é normal...fiquem de olhos abertos!!!
Só pra enriquecer esta informação: Os GM antigos marcavam a temperatura corretamente, Uno e Palio também. Sobe serra e o ponteiro sobe, desce serra e o ponteiro vai lá em baixo, dia frio e dia quente tinha alteração... Mas Ford e vw nenhum marcava certo, ponteiro travava no meio (de 70 a 110 é tudo 90 no painel... :roll: ), isso acontecia até no voltímetro e pressão de óleo (ou seja, esses dois eram meramente decorativos).
Muita gente se assustava quando pegava um GM porque achava que estava superaquecendo, pois eles vinham de carros que o ponteiro tava sempre no meio. Com o tempo a GM migrou pro "padrão" de ponteiro travado num ponto só, os últimos Corsa já eram assim e daí acontecia a situação inversa, quem conhecia os GM antigos ficava pensando que os novos tavam com a termostática travada aberta, pois a marcação do painel não condiz com a real...
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

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