[DÚVIDA] - Ventoinha lenta, carro aquecendo. O q fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
tanassovia
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Domingo 01 2011f Maio 2011 10:04:47 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanassovia »

Entendi Julio meu corsa tbm tem a ventuinha acionada pela IE
Mas enfim é um caso de perder os cabelos hein
Pq definitivamente não é problema com a Ventuinha tendo em vista que foi trocada e o problema persiste
Alta temperatura é extremamente perigoso pra saude do carro.
Bom vamos por partes
Se vc manja da arte pega uma hora que tiver com o carro na garagem de casa e espere a ventuinha acionar. Com muito cuidado ligue um multimetro aos 2 fios da ventuinha e veja quanto vem de corrente nele. Tem que vir acima de 12Volts
Se não vier continue o teste mas mudando o fio da seguinte forma. Solte o fio do multimetro que vc ligou no negativo do chicote da ventuinha e encoste num terra qualquer (bloco do motor ou até mesmo a propria bateria), mantendo o do positivo no chicote da ventuinha e ve se muda os valores. Se mudar ta faltando aterramento. Se não mudar use o fio negativo do chicote da ventuinha com o negativo do multimetro e use o fio positivo do multimetro no positivo da bateria. Tera que vir mais de 12 volts.
Se vier é problema com fio positivo.
Se não vier ai o bicho pega.
De qualquer forma é um teste que acredito que te ajudara a pelo menos ter uma certa noção doque pode ser.
um abraço e té+
Júlio César Ferreira
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 13 2014f Janeiro 2014 11:52:44 PM
Localização: João Monlevade - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Júlio César Ferreira »

Bange escreveu:Originalmente não, eu coloquei como uma segurança adicional...

Veja que um cebolão pode apresentar dois problemas... um de alteração na sua faixa de trabalho e outra que é a inoperância total em aberto... tive os dois casos...

Mas vê lá com calma que certamente seu caso está inserido ou será compreendido no decorrer do tópico...

Uma coisa que deixo claro é não concordar com a alta temperatura que dizem os Corsas trabalharem.

Quando vc. mencionou aquelas faixas de temperatura no início de seu tópico, onde vc. as leu? Ou alguém te falou? Mas baseado em que?
Aquilo foi baseado no programa do scaner. Lá as faixas de trabalho do carro são essas. A válvula termostática original GM, por exemplo, trabalha entre 94 e 107 graus. Eu já troquei ela duas vezes pra desencargo de consciência. Também não concordo com essas temperaturas mas até agora não consegui abaixar.
Júlio César Ferreira
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 13 2014f Janeiro 2014 11:52:44 PM
Localização: João Monlevade - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Júlio César Ferreira »

tanassovia,
Eu ainda não testei direto na ventoinha, mas testei nos relés que fazem o acionamento. Como elas trabalham em série no primeiro estágio. A tensão cai para 4,5V no segundo como o funcionamento é em paralelo a tensão se mantém entre 12 e 13.5V +ou-. Daí surge uma dúvida: em série a tensão deveria girar em torno de 6V para cada mas não acontece. E eu não descobri porque. Já segui o chicote do relé até a ventoinha e tudo normal. Vou realizar o teste direto no fio da ventoinha pra ver no que é que dá.
Júlio César Ferreira
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 13 2014f Janeiro 2014 11:52:44 PM
Localização: João Monlevade - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Júlio César Ferreira »

O problema é que com a cabeça quente agente nem consegue pensar direito em uma possível causa.
Júlio César Ferreira
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 13 2014f Janeiro 2014 11:52:44 PM
Localização: João Monlevade - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Júlio César Ferreira »

O problema é que com a cabeça quente agente nem consegue pensar direito em uma possível causa.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Júlio, as VT de todos os modelos de Corsa, e até de outros modelos, abrem com 92°. Isto está especificado em qualquer VT, de qualquer fabricante para a linha Corsa...

O scaner vai ler o que está lá, na prática...mas onde está escrito o que foi projetado?

Para controlar a temperatura, o tópico também mostra como... mas deve ser feito em um sensor novo, pois o velho pode estar como o meu estava...alterado...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Julio, a tensão em cima de cada ventoinha na velocidade menor, será em função de suas resistências Ohmicas...

Já medi a minha maior e ela tem 1 Ohm...confira as suas e vamos calcular as quedas...

Quanto a parar com a mão, na maior não testei, mas a menor para fácil fácil com a mão...
Júlio César Ferreira
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 13 2014f Janeiro 2014 11:52:44 PM
Localização: João Monlevade - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Júlio César Ferreira »

Bange,

Amigo já troquei o sensor duas vezes, e continua na mesma.
Já a VT, como disse antes, é Genuína GM, e traz gravado em seu corpo 94/107º.
Será possivel que a GM tá vendendo um produto que vai danificar meu veículo?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Júlio,

Danificar não, mas trabalhar no limite sim...

Veja nos catálogos abaixo, que a informação é sempre da temperatura de início da abertura...e tem tolerância...a segunda temperatura, caso exista, deve indicar que ela está totalmente aberta com este valor...mas isto não significa que esta seja a faixa de trabalho do seu motor.

http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-c ... ternet.pdf

http://www.brockrepresentacoes.com.br/c ... 1-2012.pdf

http://www.iguacu.ind.br/downloads/catalogo_2013.pdf

Seu motor vai trabalhar também abaixo e acima, sendo que muito abaixo ele pode apresentar um consumo e performance não eficiente, e acima estará no limite suportado por alguns componentes como mangueiras, juntas, tampas, etc..

Quando vc. adiciona aditivo na água, vc. além de alterar seu ponto de ebulição e congelamento, também proporciona uma maior vida útil das partes metálicas que ficam em contato com a água...espero que vc. esteja utilizando...

Mas veja que no tópico eu me preocupei também em avaliar a eficiência da medição e consegui um método para controlar com que temperatura eu quero que as ventoinhas liguem, claro que isto foi devido ao meu sentimento e também pela falta de informação da própria GM, mas o resultado ficou satisfatório pra mim e certamente dentro da faixa que o motor deve ter a sua melhor performance, pois ela "deve" estar entre 90° e 100°, eu apenas me assegurei que não passe de 100°. Não só pelo controle das ventoinhas, mas também por um segundo sistema independente (kit verão), mas isto é paranoia minha e disponibilizei para os irmãos, também neuróticos, se quiserem ter uma garantia a mais.

A análise do problema e o desenvolvimento da solução estão lá...

O tópico ainda não está finalizado e uma coisa que ainda não coloquei é que se a eficiência da ventilação empatar com a geração de calor (isto só ocorrerá com o carro em ML e parado), poderá ocorrer que as ventoinhas vão trabalhar muuuito tempo e a temperatura demorará muuito para baixar e pode até nem baixar, ficar quase estática (entre 92° e 96°)... isso não caracteriza um problema e sim um perfeito controle da temperatura...abaixo disso as ventoinhas desligam e acima disso deve entrar a maior velocidade para desempatar e vencer o aquecimento.

Como hoje vou mexer no carro, verei quais são os valores Ohmicos e as quedas de tensão nas minhas ventoinhas...vai vendo as suas e depois a gente compara... mas acho que não há problemas com elas, no seu caso...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”