[DÚVIDA] - Pq o A/C está esquentando?

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Cidney Barbosa Bezerra
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[DÚVIDA] - Pq o A/C está esquentando?

Mensagem por Cidney Barbosa Bezerra »

Boa noite gente o ar condicionado do meu corsa 2001, gela legal porem quando a temperatura do radiador chega a 95ºC o ar começa a esquentar detalhe o radiador esta limpo, os ventiladores estão acionando certinho e o compressor liga certinho também. outra coisa quando to na BR a temperatura do radiador na eleva, porem quando eu ligo o ar condicionado ele se eleva bastante passa dos 95ºC quando eu desligo o ar ela volta ao normal, o que pode ser isso já to aperriado. Alguem pode me ajudar?


leoeconoflex
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Mensagem por leoeconoflex »

Cidney;

Consulte uma loja especializada em ar condicionado.
O sistema pode estar precisando de uma recarga de gás, e troca de algumas válvulas.

Quando está na rodovia, o carro não está aquecendo, pois pode estar sem válvula termostática, ou com ela travada aberta!

Faça as duas análises e dê um retorno pra gente por aqui!

Boa sorte!
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Bange
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Mensagem por Bange »

Rapaz, não consigo imaginar qual a relação entre os dois sistemas...numa situação normal.

O que existe de comum entre ambos são a bateria, o terra e a ECU...

Bom, assumindo que ambos eletroventiladores estão assoprando corretamente pra dentro do baú do motor...comece a pesquisar o aterramento e a bateria...a tensão em cima deles não pode ser inferior a 10V (estando tudo em funcionamento), caso contrário tem algum mau contato...que pode fazer o compressor desligar e vc. não perceber.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Tive um problema parecido em um Monza que tive. Era excesso de gás no sistema. Quando o motor estava frio, o AC gelava bem. Quando aquecia, o AC perdia rendimento e começava a esquentar demais o motor.
Colocando a pressão do sistema no nível correto, passei a sentir frio dentro do carro e a temperatura do motor ficou perfeita.
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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

José Leal escreveu:Tive um problema parecido em um Monza que tive. Era excesso de gás no sistema. Quando o motor estava frio, o AC gelava bem. Quando aquecia, o AC perdia rendimento e começava a esquentar demais o motor.
Colocando a pressão do sistema no nível correto, passei a sentir frio dentro do carro e a temperatura do motor ficou perfeita.
Aproveitando o tópico, acontece algo parecido com o meu Corsa, José: quando está frio, o ar gela uma beleza, e o compressor fica armando e desarmando (segundo o funcionário de uma loja de A/C que consultei, isso acontece pq o compressor fica frio a ponto de congelar, ai ele fica armando e desarmando como proteção), mas quando o tempo esquenta o ar perde a eficiência se comparar quando o tempo está frio, e o compressor não desarma mais, isso pode ser excesso de gás?


Cidney Barbosa Bezerra
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Mensagem por Cidney Barbosa Bezerra »

Ok pessoal vou procura uma loja especializada valeu pela ajuda. Assim que conseguir resolver isso volto aqui e falo como foi.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

nunesclj escreveu:Aproveitando o tópico, acontece algo parecido com o meu Corsa, José: quando está frio, o ar gela uma beleza, e o compressor fica armando e desarmando (segundo o funcionário de uma loja de A/C que consultei, isso acontece pq o compressor fica frio a ponto de congelar, ai ele fica armando e desarmando como proteção), mas quando o tempo esquenta o ar perde a eficiência se comparar quando o tempo está frio, e o compressor não desarma mais, isso pode ser excesso de gás?
Acho que o "téquinico" da casa de AC falou abobrinha. Uma vez ligado o sistema de AC, o compressor funciona sem parar, a não ser que a temperatura externa esteja abaixo de 3°C ou vc precise de mais potência do motor. Neste último caso, mesmo com o pé atolado no acelerador, o compressor religa depois de alguns segundos. Isso é descrito no manual do carro.
Até mesmo o sistema de AC digital do Vectra adiciona ar quente à mistura, para controlar a temperatura selecionada, ao invés de ligar/desligar o compressor.

No seu caso, pode ser que tenha pouco gás no sistema. O pressostato detecta pouca pressão no sistema e desliga o compressor afim de protege-lo, já que junto com o gás, circula o óleo lubrificante do compressor. A ideia é que se está com pouco gás, existe um vazamento e o nível de óleo pode estar baixo.
Quando a temperatura ambiente está amena, o sistema não precisa fazer esforço para esfriar o habitáculo. Quando está quente, vc vai exigir mais do AC e por ter pouco gás, não vai render o esperado.

No caso do Monza, com o sistema ligado, a pressão subia muito. O técnico que detectou o problema conectou o manômetro e pediu para ligar o AC. Com tudo ligado, foi abrindo o registro do manômetro, liberando o excesso de gás (para os ecologicamente corretos, o sistema do meu carro estava cheio com o R134, que não detona a camada de ozônio). Quando a pressão chegou a 50PSI, fechou tudo e resolveu meu problema.
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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

O estranho José é que o compressor só fica ligando e desligando quando a temperatura ambiente está baixa, quando tá calor o compressor funciona até o momento em que se deliga o ar. Vou levar numa loja de ar para vero que é.


Cidney Barbosa Bezerra
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Mensagem por Cidney Barbosa Bezerra »

José Leal escreveu:
nunesclj escreveu:Aproveitando o tópico, acontece algo parecido com o meu Corsa, José: quando está frio, o ar gela uma beleza, e o compressor fica armando e desarmando (segundo o funcionário de uma loja de A/C que consultei, isso acontece pq o compressor fica frio a ponto de congelar, ai ele fica armando e desarmando como proteção), mas quando o tempo esquenta o ar perde a eficiência se comparar quando o tempo está frio, e o compressor não desarma mais, isso pode ser excesso de gás?
Acho que o "téquinico" da casa de AC falou abobrinha. Uma vez ligado o sistema de AC, o compressor funciona sem parar, a não ser que a temperatura externa esteja abaixo de 3°C ou vc precise de mais potência do motor. Neste último caso, mesmo com o pé atolado no acelerador, o compressor religa depois de alguns segundos. Isso é descrito no manual do carro.
Até mesmo o sistema de AC digital do Vectra adiciona ar quente à mistura, para controlar a temperatura selecionada, ao invés de ligar/desligar o compressor.

No seu caso, pode ser que tenha pouco gás no sistema. O pressostato detecta pouca pressão no sistema e desliga o compressor afim de protege-lo, já que junto com o gás, circula o óleo lubrificante do compressor. A ideia é que se está com pouco gás, existe um vazamento e o nível de óleo pode estar baixo.
Quando a temperatura ambiente está amena, o sistema não precisa fazer esforço para esfriar o habitáculo. Quando está quente, vc vai exigir mais do AC e por ter pouco gás, não vai render o esperado.

No caso do Monza, com o sistema ligado, a pressão subia muito. O técnico que detectou o problema conectou o manômetro e pediu para ligar o AC. Com tudo ligado, foi abrindo o registro do manômetro, liberando o excesso de gás (para os ecologicamente corretos, o sistema do meu carro estava cheio com o R134, que não detona a camada de ozônio). Quando a pressão chegou a 50PSI, fechou tudo e resolveu meu problema.
Muito interessante, valeu a ajuda. Assim que comprei meu corsa ele não tava gelando nada levei numa loja de ar condicionado e o cara me falou que o gás tava baixo ele completou com 400g ai o ar gelava durante um tempo e depois começava a armar e desarmar o compressor principalmente quando a temperatura do sistema de arrefecimento aumentava então olhei o manual do carro e observei que era 600g ai voltei lá e o cara me falou que se colocasse 600g o compressor iria armar e desarmar porque era muito gás, deixei para lá porque com certas pessoas é melhor não discutir, levei em outro senhor que começou a controlar a quantidade de gás ficou melhor que antes porém notei que continuava a armar e desarmar o compressor só que de uma forma diferente mais suave, mesmo assim quando a temperatura do sistema de arrefecimento aumenta começa tudo de novo. Me indicaram outra loja em outra cidade assim que tiver tempo irei lá. O nordeste faz muito calor e sem ar condicionado não vai. Valeu amigo.


Bange
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Mensagem por Bange »

Um AC de carro é muito semelhante a um residencial...trabalha direto até a temperatura chegar ao ponto programado e daí pra diante ele liga e desliga apenas para manter tal temperatura.

Em carros com motor 1.0 e em alguns até maiores, a ECU intercede nesse ciclo normal sempre que é exigido um torque maior do motor (ultrapassagens, ladeiras...), ou seja, nada tendo a ver com temperatura do radiador...

Li algumas literaturas que apontam um sensor de pressão do gás do AC, sendo monitorado pela ECU...pouca pressão ou muita pressão são detetados e não sei a tomada de decisão da ECU?? (desliga? grava alarme?...)

Nesse meu corsa eu ainda não vi, mas no Verona que tive, havia até um termostato (capilar com mercúrio ex.: http://img1.mlstatic.com/gol-todos-term ... 28_450.jpg ), responsável por controlar a temperatura...o ar não era original e ele era posto na parte de baixo do painel, onde havia uma ventoinha que sugava o ar da região dos pés (retorno), para as saídas frontais do painel. Em carros novos e com AC controlado pela ECU, o termostato pode não existir, mas o princípio deve ser mantido com algum sensor de temperatura, pois não conheço nenhum sistema projetado para operar indefinidamente um compressor... nem os freezers residenciais e comerciais trabalham direto... o que ocorre com qualquer sistema é que se a temperatura programada não for atingida, o coitado do compressor não vai parar nunca... o que é errado. Como exemplo cito a porta aberta de uma geladeira/freezer, porta aberta do ambiente do ar residencial, nos carros a insolação (fonte de calor constante), é um problema que fica minorado se o mesmo tiver insulfilme.
Existe também a possibilidade do compressor estar ineficiente, não levando o gás a pressão necessária para resfriar o ambiente.

Comece analisando o aterramento e a bateria de ambos os sistemas (já que vc. associa o AC com o arrefecimento).
Depois veja o botão de acionamento do AC (mau contato), em seguida o(s) relés(s) (mau contato), e a embreagem elétrica montada na cabeça do compressor (onde pega a coreia poly V), essa parte eu não sei como avaliar, pois é necessário conhecer o valor ohmico da bobina original e confirmar se está correto.
E por último, antes de levar a um profissional em AC, o tal sensor (se o seu carro tiver).
Confira a pressão/quantidade correta do gás, vazamentos e a eficiência do compressor (com profissional da área).


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