[DÚVIDA] - Pq o A/C está esquentando?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

awaked,

Embora fale sem muito conhecimento de causa, ainda não acredito que os AC funcionem direto e o usuário tenha que ficar controlando a temperatura pelo fluxo de ar ou ligando o ar quente...mas como já acho este projeto da GM, um absurdo de complicado...tudo pode acontecer...

Quanto a desligar o AC em todos os motores, também não vejo muita lógica, pois um AC de carro consome entre 4 a 8HP do motor...pra um carro 1.0 de 70HP, é algo que pode chegar a mais de 10% do motor, justificando desligar... mas pra um carro de 140HP ou mais, vai ser de 5% pra menos...precisaria???

Discutimos anteriormente sobre a exigência de torque do motor pra desligar o AC... no caso de seu Santana, me parece que ocorre exatamente isso, pois não desliga somente acelerando parado, mas já tô achando que no Corsa seja apenas acelerando... não deixa de ser um sinal de solicitação de torque...meio burro, mas é...

O Zé, ficou de fazer uma avaliação com scaner...vamos ver o retorno pra eu concluir o quadro de etapas...

Outra coisa que já estou conjecturando é o tal termostato que "controla" a formação de gelo...considerando que tem que haver um dispositivo que controle o limite de temperatura, ele pode controlar este limite próximo da criação de gelo e a turma rotulou ele como "sensor de gelo"...ele não aparece no esquema, mas tenho grande suspeita de que ele é colocado na linha da embreagem do compressor, desligando somente ele e deixando o resto todo funcionando para a volta da normalidade...

Esse tipo de componente pode estar calibrado pra operar por exemplo entre 5° e 15° (ou 10°), o que corresponderia a uma temperatura do habitáculo entre 20° e 30° (ou 25°), abrangendo bem a temperatura dita de conforto, que se situa entre 22° e 24°, para a maioria das pessoas... aí eu vejo alguma lógica...
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Bange escreveu:awaked,

Embora fale sem muito conhecimento de causa, ainda não acredito que os AC funcionem direto e o usuário tenha que ficar controlando a temperatura pelo fluxo de ar ou ligando o ar quente...mas como já acho este projeto da GM, um absurdo de complicado...tudo pode acontecer...
Não acho absurdo, a imensa maioria dos nacionais funciona assim, a variável é no ar quente, que em alguns modelos é uma portinhola de fluxo de ar, como você já mencionou antes.
Bange escreveu:Quanto a desligar o AC em todos os motores, também não vejo muita lógica, pois um AC de carro consome entre 4 a 8HP do motor...pra um carro 1.0 de 70HP, é algo que pode chegar a mais de 10% do motor, justificando desligar... mas pra um carro de 140HP ou mais, vai ser de 5% pra menos...precisaria???
Não é bem lógica, é fato. Te garanto. BMW,s, Mercedes, Porshe´s, Land Rovers... Mitsubishis. Já dirigi vários e volta e meia dirijo por conta do trabalho. É tudo assim.
Bange escreveu:Outra coisa que já estou conjecturando é o tal termostato que "controla" a formação de gelo...considerando que tem que haver um dispositivo que controle o limite de temperatura, ele pode controlar este limite próximo da criação de gelo e a turma rotulou ele como "sensor de gelo"...ele não aparece no esquema, mas tenho grande suspeita de que ele é colocado na linha da embreagem do compressor, desligando somente ele e deixando o resto todo funcionando para a volta da normalidade...
Pode ser.
Bange escreveu:Esse tipo de componente pode estar calibrado pra operar por exemplo entre 5° e 15° (ou 10°), o que corresponderia a uma temperatura do habitáculo entre 20° e 30° (ou 25°), abrangendo bem a temperatura dita de conforto, que se situa entre 22° e 24°, para a maioria das pessoas... aí eu vejo alguma lógica...
Dos carros que tive com A/C, com ele na velocidade 4 a temperatura interna do carro baixava dos 18º C. Talvez alguma relação com o clima mais frio. Aqui mesmo alguém já andou testando a saída de ar e a temperatura do ar era mais baixa ainda, não achei o tópico.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

awaked escreveu:
Bange escreveu:awaked,

Embora fale sem muito conhecimento de causa, ainda não acredito que os AC funcionem direto e o usuário tenha que ficar controlando a temperatura pelo fluxo de ar ou ligando o ar quente...mas como já acho este projeto da GM, um absurdo de complicado...tudo pode acontecer...
Inclusive, quando o sistema é digital ele funciona da mesma forma, a diferença é que não "sabemos" que o sistema fica abrindo e fechando o ar quente pra acertar a temperatura solicitada no painel do carro. É a mesma coisa só que automática.

É bem diferente um sistema que não seja assim, já vi, mas não é nem questão de marca de carro, é um modelo específico aqui outro acolá.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

he he he...tô muito desatualizado...pra vc. ter uma ideia, esse meu corsa 97, é o primeiro carro que tenho com injeção... sempre fugi deles, mas chega uma hora que é inevitável...tô me reciclando nesse fórum...

Pô com 20° a maioria das pessoas sentem frio e já começa o desconforto... se medido logo na saída do ar é até possível, mas tadinho do compressor... trabalhou pacas... não seria o tal termostato do "gelo" com defeito? Se não quebrou a barreira do limite de pressão máxima do gás, é até possível, mas não normal...com 18°, um pinguim já começa a parar de suar, mas o ser humano, parado sentado no banco, vai ter que colocar um capote...rsrsrsrs...
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Bange escreveu:awaked,


Outra coisa que já estou conjecturando é o tal termostato que "controla" a formação de gelo...considerando que tem que haver um dispositivo que controle o limite de temperatura, ele pode controlar este limite próximo da criação de gelo e a turma rotulou ele como "sensor de gelo"...ele não aparece no esquema, mas tenho grande suspeita de que ele é colocado na linha da embreagem do compressor, desligando somente ele e deixando o resto todo funcionando para a volta da normalidade...

Esse tipo de componente pode estar calibrado pra operar por exemplo entre 5° e 15° (ou 10°), o que corresponderia a uma temperatura do habitáculo entre 20° e 30° (ou 25°), abrangendo bem a temperatura dita de conforto, que se situa entre 22° e 24°, para a maioria das pessoas... aí eu vejo alguma lógica...
Com certeza o termistor que fica no evaporador é calibrado para desligar o relê em x temperatura para que o desempenho do ar não fique prejudicado, ou possa ser que a engenharia projetou que o evaporador trabalhe até uma temperatura mínima para que o habitáculo não fique gelado além da conta, mas na prática não muda nada, já que essa temperatura de desligamento do compressor é fixa não tendo a pessoa controle nenhum sobre ela.
Agora se no habitáculo ou na linha de saída do ar tivesse um sensor de temperatura ou o seletor de temperatura tivesse alguma ligação com a ECU, aí a coisa seria totalmente diferente.....
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Bange escreveu:he he he...tô muito desatualizado...pra vc. ter uma ideia, esse meu corsa 97, é o primeiro carro que tenho com injeção... sempre fugi deles, mas chega uma hora que é inevitável...tô me reciclando nesse fórum...

Pô com 20° a maioria das pessoas sentem frio e já começa o desconforto... se medido logo na saída do ar é até possível, mas tadinho do compressor... trabalhou pacas... não seria o tal termostato do "gelo" com defeito? Se não quebrou a barreira do limite de pressão máxima do gás, é até possível, mas não normal...com 18°, um pinguim já começa a parar de suar, mas o ser humano, parado sentado no banco, vai ter que colocar um capote...rsrsrsrs...
20º C e eu começo a soar, hahaha. Já morei fora, a média que eu gosto é 8º C, basta um casaco descente e a vida é maravilhosa, hahaha.
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

E também só é preciso ter o termistor no evaporador no caso do compressor ser de cilindrada fixa, já se o compressor for de cilindrada variável não é necessário ter o termistor:

http://www.oficinabrasil.com.br/avalica ... s-cronicos

http://www.oficinabrasil.com.br/avalica ... da-com-ele

Esse link abaixo é de um video que explica o funcionamento de um A/C do Corsa Classic acho que acima de 2001, já equipados com compressor variável Delphi.

http://www.youtube.com/watch?v=bBf0xnCGlPQ
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Caramba nunes, belo achado heim... aprendi mais uma sobre o compressor...cilindrada fixa e variável...só não sei como distinguir...ainda...

Viu que o tal pressostato lá em 8:38... ele controla a máxima, a mínima e o ciclo (ele não falou exatamente em ciclo, mas imagino que seja, já que ele controla a ventoinha). Agora tá explicada a sua foto com 4 fios... 2 são da série de contatos de alta e baixa, e os outros 2 são do ciclo...beleza...

Só falta achar o tal da aceleração... pra mim fica em algum lugar do conjunto de admissão, após a borboleta...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

E aí Zé? Algum progresso com o OP-Com?

Alguém mais chegou a ver a localização do tal interruptor de aceleração?
adaflon
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Terça-feira 29 2011f Março 2011 09:10:52 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por adaflon »

Fala ai rapaziada estou acompanhando o raciocínio de vcs pois tenho um classic 2009 vhc Flex/Gnv ,e tem o mesmo problema quando anda até 90kmh gela q é uma beleza parou no engarrafamento ja era não gela mais.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”