[SOLUÇÃO] - Como baixar a temp. do Corsa 1.6 MPFI que chega a 100ºC

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tanassovia
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[SOLUÇÃO] - Como baixar a temp. do Corsa 1.6 MPFI que chega

Mensagem por tanassovia »

Bom dia

A algum tempo fiz retifica completa do meu motor onde troquei de td e mais um pouco.
Ficou mais doque zero diga-se de passagem, porem na troca da VT que não vedava 100% eu acabei ganhando um aquecimento que ao meu ver é fora do normal que era nos 100º e chegou a passar disso onde ja ia entrar na escala vermelha
Troquei tds os sensores e nada.
Troquei o Radiador e nada
Troquei novamente a Valvula Termostatica e nada
A temperatura se mantinha alta
Até pensei em colocar um botão no painel pra acionar manualmente devido meu desespero ja
Chegou um dia que resolvi instalar um kit chamado Kit Verão (usada em tempra e carros europeus)
Porem fiz de um modo menos gambiarra
Comprei um cebolão de temperatura que aciona nos 86º e desliga aos 76º. É o mesmo do gol, corcel, escort e por ai vai e a referencia é 705 86/76
Meio loucura mas acreditem resolve
No radiador do lado do passageiro la em baixo tem a entrada do cebolão dos modelos mais antigos que é tampada e coloquei esse cebolão la mesmo.
Ele tem entrada pra 2 fios onde 1 eu liguei no positivo da ventuinha e o outro liguei no positivo da bateria.
O negativo eu liguei direto no carro em algum ponto que desse terra
Lembrando que fiz esse esquema onde inutilizei completamente o sistma original pra não haver perigo de dar algum curtoi com o modulo. Sei la né melhor não arriscar.
Resumindo a ventuinha arma entre 96 e 97 do painel e desliga algo em torno de 94º se mantendo nessa casa de temperatura o tempo todo
Não quero induzir ninguem a fazer o mesmo porem é uma solução pra quem tem esse tipo de problema e a ventuinha é acionada pela Injeão Eletronica onde chega aos 100º e até passa.
O custo do serviço todo chegou a mais ou menos R$30,00 com fiação e td.
Espero ter ajudado

Um abraço e té+


lulaf
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Mensagem por lulaf »

Exatamente o que eu fiz, pois tive que comprar um radiador novo e aproveitei coloquei um cebolão, e arma igual ao seu.
Só quando eu ligo o ar com o carro parado, ele arma mas vai um pouquinho além disso, mas nunca mais chegou aos 100º.
Só que eu não matei o sistema antigo não, pedi ao meu eletricista pra fazer assim, deixando o sistema antigo e armando o segundo estágio somente.
Ele inclusive colocou tipo um fusível grande meio esquisito pra evitar justamente o curto, bem próximo ao positivo da bateria.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Amigo, após esta alteração acompanhe como o motor irá se comportar com respeito a consumo, emissões e principalmente durabilidade de componentes. As vezes a gente mexe na originalidade do veículo afim de resolver algum incoveniente que vemos de forma isolada e no conjunto, a curto,médio e longo prazo, começam a aparecer problemas no motor.
Tem coisas que são de projeto ainda mais se tratando da máquina térmica: motor.
Pra mim, cagada da GM em não ter calibrado os painéis para não fazer os ponteiros passearem loucamente na marcação da temperatura nos corsinhas B. Realmente é de arrepiar essas oscilações, mas lá no motor são coisas de projeto.


tanassovia
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Mensagem por tanassovia »

Entendi
Antes da retifica tinha a valvula termostatica que tava visualmente boa e o carro chegava no maximo a 100 em transito parado por muito tempo
rodando ficava nos 90 e em transito misto mal chegava a 95
Depois da retifica ele não ficava abaixo de 92 nem em rodovia e a media era entre 95 e 98
Transito parado era loucura total pois era de 100 pra cima onde chegava no começo do vermelho mas não chegava a entrar na escala vermelha
Eu não quero o carro frio e nem vo tirar a Valvula Termostatica. No máximo trocar ela se houver necessidade.
Queria ela entre 92 e 98 e só. Mais que isso nem pensar
A autonomia ta boa d+
Oque me deixa indignado é a Valvula ser programada pra abrir com 92 e 107º que ao meu ver no painel 107º ja passou da escala vermelha
Teria que ser pelo menos 92 e 98º
Antes a cada vez que a ventuinha armava ela acadaba varmando mais tarde tipo a primeira vez com 98, a segunda com 100 e a terceira apos os 100 e eu pensava po se tiver que armar umas 10x eu ja vo ter que chamar o guincho. kkkkk
Não peguei transito totalmente parado por muito tempo mas continua funcionando bem e não passou dos 100º até agora
Espero que continue assim. kkkkkk
É só uma solução que achei e compatilhei com o povo aqui que sofre do mesmo mal
Um abraço e té+


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então amigo, existiu algum defeito após a retífica. Pois o veículo antes da retífica se comportava nos padrões normais pelo que vc relatou.Não deveria se comportar do jeito que vc informou após retífica. Pelo contrário, o carro deveria estar filé.
Você então fez uma solução sem saber a real causa. Atenção, pois com o tempo pode vir a tona algum defeito.
O motor vai amaciando e podem modificar as temperaturas ... o correto é sair da retífica filé sem problemas na temperatura, por isso que se aproveita e trocam várias peças (bomba d'água, válvula termostática, sensores , correias e etc, troca líquido arrefecimento sem deixar bolhas no sistema, etc) Se deixou de fazer a verificação de troca dessas peças ou não foi feita a contento ou ainda algum componente foi colocado de segunda linha e deu pau pode , pode ok, ter sido a causa da elevação de temperatura após retífica. O ideal seria vc voltar na retífica e relatar o problema para que eles resolvessem. Pode ser o cabeçote...
Então vai acompanhando. Espero que não tenha problemas no motor.


Hugo_Victor
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Mensagem por Hugo_Victor »

O meu MPFI está nessa também: Entra em 97º e desarma em 95º mais ou menos. Até ai tudo bem, mas com o ar ligado ele encosta no 100º e as vezes passa um pouquinho ai desligo o ar temendo o pior. A pergunta que eu quero fazer é: Não tem uma cebolinha que caiba no mpfi que arme o ventilador antes disso não?

Por exemplo, a gente tem um Del Rey aqui em casa, e, uma vez a cebolinha parou de funcionar durante uma viagem. Acho que o original era 92/82, não lembro. Eu sei que na casa de peça na beira da estrada só tinha um 82/76, coisa assim. Resultado, o carro passava 40seg com o ventilador ligado, e desligava. Depois de 2min, partia 40seg e desligava, e assim terminou-se a viagem.
Enfim, não existe nenhuma referencia de cebolinha que caiba no corsa onde faça o ventilador dispara numa temperatura mais baixa?


tanassovia
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Mensagem por tanassovia »

Hugo_Victor escreveu:O meu MPFI está nessa também: Entra em 97º e desarma em 95º mais ou menos. Até ai tudo bem, mas com o ar ligado ele encosta no 100º e as vezes passa um pouquinho ai desligo o ar temendo o pior. A pergunta que eu quero fazer é: Não tem uma cebolinha que caiba no mpfi que arme o ventilador antes disso não?

Por exemplo, a gente tem um Del Rey aqui em casa, e, uma vez a cebolinha parou de funcionar durante uma viagem. Acho que o original era 92/82, não lembro. Eu sei que na casa de peça na beira da estrada só tinha um 82/76, coisa assim. Resultado, o carro passava 40seg com o ventilador ligado, e desligava. Depois de 2min, partia 40seg e desligava, e assim terminou-se a viagem.
Enfim, não existe nenhuma referencia de cebolinha que caiba no corsa onde faça o ventilador dispara numa temperatura mais baixa?
Opa é essa que falei
Comprei a cebolinha da marca MTE referencia 705 86/76 onde ela arma com 86 e desliga com 76 que é do gol, corcel entre outros carros.
Vc vai pensar que vai ficar ligado mas ha uma grande diferença que no corcel e gol ela ta ligada diretamente no motor e no nosso caso ela fica sera ligada no radiador do lado do passageiro onde tem um lugar proprio pra ela
Não sei se todos os radiadores tem este espaço mas o meu tem e tava com um tampão do proprio radiador parafusado com uma chave allen que se muito não me engano era medida 12mm
No meu carro ela ta ligando com 95 a 97º e desliga com 94º
A diferença é que no radiador a temperatura ta mais baixa que o motor e por isso da essa diferença
Um abraço e té+


tanassovia
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Mensagem por tanassovia »

Rorion escreveu:Então amigo, existiu algum defeito após a retífica. Pois o veículo antes da retífica se comportava nos padrões normais pelo que vc relatou.Não deveria se comportar do jeito que vc informou após retífica. Pelo contrário, o carro deveria estar filé.
Você então fez uma solução sem saber a real causa. Atenção, pois com o tempo pode vir a tona algum defeito.
O motor vai amaciando e podem modificar as temperaturas ... o correto é sair da retífica filé sem problemas na temperatura, por isso que se aproveita e trocam várias peças (bomba d'água, válvula termostática, sensores , correias e etc, troca líquido arrefecimento sem deixar bolhas no sistema, etc) Se deixou de fazer a verificação de troca dessas peças ou não foi feita a contento ou ainda algum componente foi colocado de segunda linha e deu pau pode , pode ok, ter sido a causa da elevação de temperatura após retífica. O ideal seria vc voltar na retífica e relatar o problema para que eles resolvessem. Pode ser o cabeçote...
Então vai acompanhando. Espero que não tenha problemas no motor.
Pois é cara tambem pensei nissso e de cara levei la onde falaram que não era problema do motor pois em rodovia ela crava nos 92º e fica la oque é o certo.
Troquei td por peças de marca e procedencia. Td do bom e do melhor. Gastei mais, muito mais por isso e não me arrependo.
Até tubo dágua e todas as mangueiras foram trocadas pra voce ter ideia
Se pego rodovia posso ficar 1 dia inteiro rodando que ela crava nos 92 e vai pra no máximo 94º e digo máximo hein onde vc pega uma subida e exige do motor mesmo
Agora na cidade era isso que relatei
Pareçe que ventuinha não dava conta ou que a circulação de água não dava conta
Acredito que possa ser a Valvula Termostatica mas fica a duvida.
Se fosse ela o motor não esquentaria na rodovia tambem?
Por isso optei por esta opção e vi que muitas pessoas sofrem com isso
Tambem espro não ter problemas de cabeçote no futuro, nem de juntas ou algo do genero
Ja fiz uma revisão na retifica e falta outra sem contar que tem garantia de 20.000km
Vamos ver noque dá
Um abraço e té+


lulaf
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Mensagem por lulaf »

Pessoal existe uma diferença muto alta entre os motores 1.6 e 1.0 quando se fala em temperatura.
A questão da originalidade é relativa, consumo pode até variar um litro por km a mais, ou não.
As temperaturas aqui no RJ no verão chegam facilmente a 42º, e o que vocês veem de carros enguiçados é uma festa.
Prefiro trabalhar com um carro com a temperatura mais amena (nada demais) do que outra retífica até não ter mais como facear o cabeçote e ter que comprar outro.
Pra quem tem GNV já tem algumas peças de vida curta mesmo, e tem que se acostumar a ficar de olho em outras do mesmo jeito.
Duvido vocês acharem um 1.6 aqui no RJ trabalhando sem chegar a 100º e se arriscando a queimar junta, kkkkkkkk
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Hugo_Victor
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Mensagem por Hugo_Victor »

Entendi todos os pontos. Mas insisto (sendo um pouco chato) na questão.
Vamos lá. Entendi que o radiador tem uma entrada suplementar onde pode ser colocada um cebolão e que normaliza assim, a questão pessoal de deixar o motor mais frio, mesmo em transito mais pesado, desafiando assim, as lógicas da engenharia e tudo mais. Assim, como opção pessoal, eu ainda gostaria de de deixa-lo partindo um pouco mais cedo.

No meu, ele parte na velocidade 1, próximo aos 96º e desliga com 92º, por ai. Se o transito for mais pesado, ele parte na velocidade 1 mas ainda assim continua subindo até 99º, ai parte a velocidade 2 que é desligada em 95º, sempre baseado na temperatura que o ponteiro mostra.
Ao ligar o ar condicionado, em trânsito pesado, por distração minha, ele subiu até 102º (ainda sem chegar na faixa vermelha), o desliguei, e ele voltou pra 95º.

Minha pergunta é: Tem alguma cebolinha que o faça partir antes dessas temperaturas, sem a adaptação do cebolão? Uma cebolinha do Vectra, da Meriva, do Corolla, sei lá, mas uma que encaixasse no local da cebolinha original, mas não partisse tão tardiamente.
Na minha cidade, só tem mexânico que diz que "é assim mesmo", "que o primo do amigo do cunhado do meu vizinho tem um e nunca ferveu" essas coisas que a gente não se conforma.

PS: Sistema de arrefecimento revisado e funcionando normal.


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