[SOLUÇÃO] - Como baixar a temp. do Corsa 1.6 MPFI que chega a 100ºC

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
tanassovia
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Domingo 01 2011f Maio 2011 10:04:47 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanassovia »

Ola gente
Desculpa não ter dado a devida atenção aqui mas fiquei com meio ausente da net só usando no celular que é uma merd.....
Enfim quanto ao radiador sinceramente eu não sei nem oque falar pois o meu veio com o carro e não vi essa marca estampada nele
Na realidade nem procurei marca nele.
So vi se tava bom e como tava
Bom hj sou mais feliz doque antes com esse sistema que coloquei no carro pois de forma alguma ele trabalha abaixo de 92º por conta da Valvula Termostatica e o pico mais alto que deu foi 98º embaixo de um sol de rachar com o carro parado.
Na estrada se comporta entre 92º e 94º
Subindo a Serra de Santos com transito onde raramente andava em RPM baixa por conta dos caminhões que quando eu conseguia passar um ja tinha que maneirar por conta de outro ou coisa do genero ela ficou estancada em 95º
Agora to usando o Aditivo Havoline que baixou mais ainda a temperatura doi carro entre 1 e 2º
É pouco eu sei mas toda ajuda é muito bem vinda e hj sinto que o sistema funciona cada vez melhor
Pra quem for de São Paulo e tiver interesse é só entrar em contato comigo que se eu tiver livre no fim de semana eu ajudo de boa
Não custa nada ajudar né.
Um abraço e té+


tanassovia
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Domingo 01 2011f Maio 2011 10:04:47 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanassovia »

Ah ja tava me esquecendo
Não achei nenhuma Valvula Termostatica que sirva no local original do carro com acionamento mais baixo
Tenho o catalogo e revirei pelo aveso e nada achei
Porem é so catalogo né.
A vida real é diferente


Hugo_Victor
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 25 2012f Março 2012 02:46:41 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo_Victor »

tanassovia, poderia tirar uma foto de onde é o local ''adaptável'' do cebolão no radiador. O meu é 99 e acho que é original. Acabo fazendo essa adaptação também...
Vlw


tanassovia
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Domingo 01 2011f Maio 2011 10:04:47 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanassovia »

Tiro sim
Só não terminei ainda o serviço pois eu ia colocar os fios com cores diferentes e dentro de um conduite ou organizador de fios mas tiro a foto pra vc.
Logo mais eu posto
Um abraço e té+


Hugo_Victor
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 25 2012f Março 2012 02:46:41 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo_Victor »

Agradeço, amigo.
No aguardo.


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Olhando o carro de frente fica do lado esquerdo (carona) la embaixo mesmo.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Eric GL 1.4 95 escreveu:Alô pessoal...

Li o post inteiro e achei legal a idéia sobre a possibilidade de se colocar um cebolão para armar as ventoinhas antes dos parametros do carro, tropicalizando o motor, ainda mais aqui no RJ, famosa sauna a céu aberto.
O motor do carro já vem "tropicalizado" de fábrica, pois antes de entrar em operação são gastas milhares de horas em testes em diversas condição de uso e temperaturas (condições e temperaturas que muito dificilmente o motor irá enfrentar em sua vida útil). Do contrário, o fabricante faria um motor que trabalhasse mais quente para os veículos vendidos em regiões de clima mais frio, e outro motor que trabalhasse mais frio para regiões de clima quente. Ou então o carro viria com um "kit verão" e "kit inverno" de fábrica no porta luvas kkk.


Hugo_Victor
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 25 2012f Março 2012 02:46:41 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo_Victor »

O Tipo também passou por tropicalizacao e vivia incendiando... haha

Não vejo nada demais em prevenir um motor de funcionar a 107 graus quando ele ferve com 115. Você tem pouco tempo pra notar o problema é quando vê, lá se vai seu motor.
Como já disse lá em cima, assumo os riscos é vou contra a engenharia, mas pra mim não é normal um carro funcionar tão no limite de ferver, principalmente com a "idade" do meu carro.


nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Hugo_Victor escreveu:O Tipo também passou por tropicalizacao e vivia incendiando... haha
O problema do Tipos que se incendiavam (os 1.6 i.e importados, já os 1.6 MPI não tinham esse problema) não tinha nada a ver com tropicalização, e muito menos com o sistema de arrefecimento. :roll:


tanassovia
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Domingo 01 2011f Maio 2011 10:04:47 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanassovia »

Na realidade o lançe do tipo se muito não me engano era devido as mangueiras de óleo da DH passar por cima do cano do escapamento sem proteção alguma fazendo que com o tempo ela ressecasse por conta do calor e rasgasse jogando o óleo em cima do escape provocando o incendio.
Os tipos e tempras europeus vinham com um sistema de refrigeração pra europa que era mais frio, porem ao chegar aqui com o calor que Deus me livre eles sofreram onde a FIAT projetou um "kit Verão ou Kit Tropical) onde colocaram o cebolão mais proximo ao motor adiandantando um pouco o acionamento da ventuinha fazendo que trablhasse nos padrões daqui
Posteriormente o Tempra 96 pra cima passou a ter o cebolão da temperatura do lado do passageiro onde era o primeiro a receber a água quente do motor acionando a ventuinha na hora certa e dispensando o uso do kit mencionado
Adoro o corsa porem acho ser um erro de projeto ter uma Valvula Termostatica que abre um pouco aos 92 e totalmente aos 107 sendo que a escala vermelha do meu ja é 105
Ou seja ela só abre totalmente depois da escala vermelha
Se abrisse totalmente com 98 seria perfeito mas todos os corsas usam Valvula Termostatica assim
Fiz o procedimento que falei e funcionou bem
Hj nem me preocupo tanto assim com a temperatura.
Antes se tivesse muito sol e dia de transito eu ja pegava o outro carro com medo de dar dor de cabeça no caminho
Rodo com a temperatura minima em 92º e máxima de 98º com a Valvula Termostatica original
To devendo a foto mas não esqueci
É que to sem camera mas vo tirar com o celular mesmo logo mais e posto
Um abraço e té+
OBS.: Meu outro carro é uma Tempra SW (tds são europeias) e foi dela que tirei a ideia de colocar um cebolão de temperatura mais proximo a entrada de água quente do motor pra acionar mais cedo a ventuinha e nunca tive problema de temperatura com ela


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”