[DÚVIDA] - Motor esquentando quando ligo A/C. O q fazer?

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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

E José Leal, quando o compressor fica armando e desarmando depois de um tempo que se liga o A/C, isso é sinal de que o nível do gás está baixo?


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Foxjoabe
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Mensagem por Foxjoabe »

José Leal escreveu:Passei batido em uma coisa: vc disse que o sistema de AC está com pouco gás, certo? Se for, está aí o problema.

O compressor ligado, pesa no funcionamento do motor, por isso ele esquenta mais. Quando liga o AC, o condensador na frente do radiador vai esquentando. Como o nível de gás está baixo, o sistema de AC não chama a velocidade alta das ventoinhas, via pressostato. Aí, quando a ventoinha dispara na velocidade alta, já é o sistema de "emergência" via cebolão/central de IE.
Sugiro que vc conserte primeiramente o sistema de AC, deixando-o funcionando perfeitamente, daí, caso persista o problema, vamos atacar o sistema de arrefecimento.

Sobre os relés, repare que tem um relé amarelo em um soquete azul. Teoricamente, a cor do relé deveria seguir a cor do soquete, mas pode ser que a GM tenha trocado o número da peça e alterado a cor.

Quando vc fez a filmagem, o sensor de temperatura da IE estava desligado? Parece que a luz da IE estava aceso...

Sobre o sensor de temperatura do painel, ele serve somente para esse fim mesmo. Quando o ponteiro foi ao vermelho, certamente a ponta que vc desconectou encostou em alguma parte metálica do motor, aterrando-o.
Sim joé eu vi a msg só não pude responder pq estava no trabalho. Eu fui hj ça na casa de A/C mas como cheguei tarde ele não pode fazer nada amanhã eu vou sair cedo ai vou levar la, a principio então pesso pra ele dar uma olhada e jogar uma carga com o produto pra ver se há algum vazemnto. Se tiver que pedir algo mas como olhar especificamente o pressostato me fala ai.
hoje vim reparando a temperatura voltando do trabalho, estava muito quente o sol, mas o carro trabalhou na casa dos 95º só em transito que chegava a ir na casa dos 98º e voltava pros 95º repetiu umas tres vezes esse ciclo, acho que é normal pq estava parado andando ficava baixo.

Sim olhando bem o rele não parece ser original dei uma olhada nessa foto e parece que nao tem nehuma marcação da GM ou algo parece liso.

E em relação a luz de injeção nao acendeu não só acende por causa do GNV mas se passar pra gasolina em seguida apaga.

Me fala pelo comportamento que esta tendo ainda pode ter alguma chance pelo que falei de ser da ventoinha com problema no 1º estagio?

Abraço amigo estou muito grato pela atenção de todos e vamos matar esse problema rsrs valeu
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Foxjoabe
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Mensagem por Foxjoabe »

nunesclj escreveu:Foxjoabe, , antigamente a temperatura do seu Corsa ficava na casa dos 90ºC com o ar ligado como o vídeo que o José Leal postou, e agora com o o nível do gás baixo é que acontece a variação de temperatura? Então o nível do gás do meu Corsa também está baixo, e como é meu primeiro Corsa com ar achei que essa variação de temperatura era normal.

Mas no caso do meu Corsa, a 2ª velocidade está desarmando quando o ponteiro da temperatura fica alinhado á marcação do meio depois que troquei o sensor de temperatura e a vt, e no seu Corsa ela está desarmando bem depois. E também tem um relê errado no seu Corsa, no lugar do relê amarelo na base azul deveria estar um relê azul de numeração original 90376920, pode notar que a cor dos outros relês batem com a cor da base, então na base azul deveria ter um relê azul, foi assim que descobri que tinha um relê errado do meu Corsa.
O que eu faria primeiramente era dar uma carga de gás (também vou fazer isso), trocaria o relê amarelo na base azul pelo correto original ou um compatível DNI (tem dois tipos de relês compatíveis, numeração 0102 e 0111) e o sensor de temperatura.
É como eu falei com o josé leal vou colocar a carga de gas e mandar ver vazamentos amanha, se tudo der certo e funcionar normal provavelmente vou andar um tempo pra testar e depois vou colocar a Vt que eu nem sei se realmente o carro está sem. E o rele to pensando em ja em comprar. É só procurar com essa numeração ai 0102 e 0111 que acho ?

Valeu amigo e obrigado pela atenção boa noite


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Foxjoabe escreveu:
É como eu falei com o josé leal vou colocar a carga de gas e mandar ver vazamentos amanha, se tudo der certo e funcionar normal provavelmente vou andar um tempo pra testar e depois vou colocar a Vt que eu nem sei se realmente o carro está sem.
Aproveita e também troca o sensor de temperatura. E o que vc fizer no seu Corsa e der certo, já vou ter uma base do que fazer no meu já que ele está funcionando do mesmo jeito que o seu, a diferença é que as ventoinhas estão armando mais cedo depois que troquei o sensor de temperatura.
Foxjoabe escreveu:E o rele to pensando em ja em comprar. É só procurar com essa numeração ai 0102 e 0111 que acho ?

Valeu amigo e obrigado pela atenção boa noite
Isso mesmo, é só dizer a numeração que te passei, esses relês são compatíveis com o original e na maioria das vezes são mais fáceis de achar e bem mais baratos. Mas agora há pouco pesquisando pelo numero original na página da Nafil, a busca retornou um relê DNI de numeração 0111, mas amarelo, olha aí:

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=4468

Então provavelmente esse relê que está no seu Corsa já é o compatível, e pelo visto é um relê simples, já que tem diversas aplicações. E vamos seguindo buscando a solução desse problema, pois é muito bom ver o carro funcionando como deve.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Quando vc revisar o sistema e descobrir o vazamento, recomendo que vc troque o filtro secador do sistema. Se tem vazamento, o sistema está aberto, certo? Então o filtro secador saturou por absorver a umidade do ar. Com o filtro secador saturado, o sistema de AC perde rendimento.
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Foxjoabe
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Mensagem por Foxjoabe »

José Leal escreveu:Quando vc revisar o sistema e descobrir o vazamento, recomendo que vc troque o filtro secador do sistema. Se tem vazamento, o sistema está aberto, certo? Então o filtro secador saturou por absorver a umidade do ar. Com o filtro secador saturado, o sistema de AC perde rendimento.
José Leal Não foi preciso comprar o filtro, ele jogou pressão no sistema e não deu nenhum vazamento.

Cheguei la expliquei a ele novamente, também da batida do radiador, e ele ficou meio cabreiro e estava desconfiado do radiador. Ele fez uns testes pra ver se o radiador estava segurando a agua, olhou se estava retornando a agua direito, viu na saida do radiador se estava saindo agua com pressao (com a mangueira desconectada) ele nao achou nada de tão importante, só notou um pequeno vazamento na entrada do radiador coisa que ja tinha percebido, não é nada que arreia a agua uso a semana toda sem baixar o nivel, só quando subo serra que abaixa bem poquinho. Ele também ficou muito encomodado com a pressão que estava nas mangueiras de entrada e saida do radiador. Não sei pq ta dando isso, há um tempo eu isolei o radiador de ar quente com um cano retornando pro tubo de agua em forma de "U" e também o cabeçote ja foi feito não sei pq a pressão, se souberem alguma dica me falem ai. Eu sinseramente ando eu não vejo nada de mas na pressão pq nao estoura nada.
Então vamos o que interessa, colocquei o gás de cara quando ligou nota-se que o 2º estagio armou e estava em 90º permaneceu assim passou muito pouco depois de um tempo , o ar gelando direito, só disse que o compressor estava acho que com pressão fraca de "lenta" depois em casa lembrei que o carro estava no GNV deve ser por isso fica mas fraco né?. Então fui embora dei uma volta pra testar o ar continuou gelando normal, a temperatura foi subindo vagarozamente, só andei no transito quando parei em frente minha garagem deixei um pouco la fora ligado normal a temperatura foi nos 100º com a ventoinha no 2º estagio isso logo assim que parei, já estava bem proximo dos 100º ficou ali um tempinho e depois foi caindo, coloquei o carro pra dentro deixei um tempo e foi caindo pra 95º acho que isso é normal né? notei que o tempo estava muito quente na casa dos 36º, 38º obs: a ventoinha ficou ligada no 2º estagio o tempo todo com o ar ligado quando desligava o ar dependendo de onde estava a temperatura ela desarmava (nos 95º desarma na hora, e acima disso ficava armada até os 95º) , amanhã vou testar melhor quando eu saio o tempo ta fresco, testo e falo com vc. dependo vou trocar o sensor e depois coloco a termostatica de volta ou torca se tiver alguma lá. O radiador ta meio salgado aqui em niteroi vou ver amanha no rio, e to pensando em deixar esse um tempo.

valew abraço e espero que seja só isso


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Foxjoabe
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Mensagem por Foxjoabe »

ninguem??José Leal, nunesclj,


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Mensagem por nunesclj »

Com a 2ª velocidade das ventoinhas funcionando desde quando se acionou o ar, não era para a temperatura chegar aos 100ºC (só se vc pegasse por exemplo uma subida muito ingrime e longa com o giro do motor muito baixo, num calor muuito grande). No meu GLS, quando a 2ª velocidade das ventoinhas é acionada quando o ponteiro da temperatura chega na marcação de 95ºC, a temperatura começa a baixar imediatamente, se a 2ª velocidade funcionasse direto assim que se ligasse o A/C acho que o ponteiro nem passaria da marcação de 90ºC. Troque o sensor de temperatura e a termostática para ver como ficará a temperatura do motor.


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Foxjoabe
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Mensagem por Foxjoabe »

Então comprei o sensor hj e coloquei hj mesmo. Parece funcionar normal mas a luz de injeção tenho notado que esta acendendo de uma maneira diferente que foge do normal com o GNV, na gasolina tambem.
Notei depois qe coloquei o gas no ar. Na estrada e andando normal com o ar ligado melhorou a temperatura que fica entre 90º,92º há 95º no GNV só quando dou uma esticada que noto que sobe forçando o carro, subida, mas quando anda abaixa, já na gasolina não sobe tanto. hj efetuei uns testes depois de trocar o sensor, a temperatura fica nos 95 quando aciono o ar o 1º estagio arma, e o segundo armou quando passou de 95º (fiquei acelando muito) Notei qe ia baixando a temperatura e se soltace o acelerador o 2º estagio desarmava, mas o que me incomodou mesmo foi que a temperatura ia baixando e quando chegava + ou - nos 93º acendia a luz de injeção e parava de baixar isso com a ventoinha armada. Senti tambem umas caidas de energia quando acionava o ar ( na lanterna do painel, na luz de teto, e um estalo de rele abaixo do porta-luvas) passei o leitor de injeção esse fds e n]ap deu nada, só dois problemas passados, Sonda de lambda e mistura rica, limpei e voltei a usar e a luz acende. O que pode ser?? será que é algum rele.. ou pode ser algum fusivel?? se tiver alguma coisa ai do quadro de fusivel que seja responsavel por alguma coisa do tipo me passa ai. Desde ja obrigado e boa noite amigo


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pela última mensagem, parece que resolveu o problema da temperatura. É normal uma queda de energia quando dispara a velocidade alta. Tem um relé que atraca para disparar a velocidade alta.

A ventoinha dispara na alta quando a pressão sobe de um valor (se não me engano, 250 psi). Para chegar nesse valor, só acelerando mesmo, ou com o capô e AC ligado por vários minutos.
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