[DÚVIDA] - Temperatura do motor ?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
aldoewerthon
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 04 2013f Setembro 2013 10:10:15 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aldoewerthon »

Pessoal, vou embarcar nessa pergunta pra ver se acho uma solução pro meu problema...
Tenho a impressão, desde que comprei meu corsa (1.8 SS) em 2005, que ele sempre funcionou com o mostrador de temperatura em torno do 1/4. De duas semanas pra cá, está sempre acima dessa marca, em torno de 2/4 (bem no meio) e tem disparado a vetoinha em qualquer percurso, seja curto ou longo. A água não tem baixado e tem aditivo. Até aí, tirando a preocupação, tudo bem.
Acontece que nos dois útlimos dias ele aqueceu, de bater no vermelho, duas vezes. E o ponteiro sobe do meio pro vermelho muito rápido, coisa de 2 minutos em trânsito. Nas duas ocasiões houve vazamento de água, que acredito que seja o normal, já que a tampa do reservatório tem essa propriedade, para evitar danos ao radiador e outros componentes. No primeiro evento, levei à oficina e o mecânico disse que a bomba dágua estava vazando. Era original e troquei por uma nova. Hoje, no segundo evento, não vejo outra alternativa a não ser trocar a válvula termostática, que pode estar travando a água quente no motor (apesar do mecânico ter dito que comprovou que a válvula está travando e destravando normalmente).
Alguém vê outra possibilidade???
Obrigado pela ajuda de qualquer forma.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

aldoewerthon, pode ter entupido o sistema, usa aditivo?
Bom, o normal é trocar a bomba de água e já a válvula junto pra gastar só com a peça, agora o custo de mão de obra se repete, o mecânico devia ter te alertado disso.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

aldoewerthon, ah! Se chegou no vermelho pode ter queimado a junta do cabeçote, tem que analisar isso, pode ter sido até a junta queimando que provocou o super aquecimento.


aldoewerthon
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 04 2013f Setembro 2013 10:10:15 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aldoewerthon »

Awaked, por teimosia do mecânico a válvula não foi trocada.
Não usava aditivo até o início desse ano. Alguns vazamentos apareceram, fui completando a água quinzenalmente e fui consertando, mas nunca tinha aquecido desse jeito. Há dois meses, aproximadamente, por conta de um vazamento de óleo, troquei a junta do cabeçote. Realmente estava queimada, indicando que o carro já tinha passado por um aquecimento nesse processo de vazamento/conserto. Após esse reparo no vazamento de óleo, que a coisa começou a "esquentar", literalmente. O indicador de temperatura começou a marcar além do normal e a ventuinha começou a disparar para qualquer percurso, mesmo sem novos vazamentos perceptíveis de água.
Nesse exato momento, estou com meu corsa estacionado após ter "fervido". Acredito (com muita fé,kkk) que não tenha queimado mais nada, até porque desliguei o carro imediatamente ao ser alcançado o traço vermelho. O mecânico que trocou a bomba dágua está vindo buscar o carro e acho que não cobrará mão-de-obra pra trocar a válvula, que farei questão de trocar.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

aldoewerthon, estranho, deve ter ficado algo errado após a troca de junta então. Se começou a esquentar após a troca tem coisa errada lá.


Avatar do usuário
drbonatto
:: Piquet ::
Mensagens: 264
Registrado em: Domingo 10 2013f Fevereiro 2013 04:19:42 PM
Localização: Catanduvas - SC
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por drbonatto »

Eu tive um problema com o sensor de temperatura, desde que comprei o carro, nunca havia ligado a ventoinha do radiador, fikei 3 anos sem notar isso, e notei que havia algo errado quando fui viajar com o corsa do meu irmão, que a temperatura subia e o ponteiro variava bem mais do que no meu, corri até o mecânico e acabei descobrindo que o sensor de temperatura não estava funcionando, por sorte eu pego pouco transito (interior eh uma maravilha) e não tive maiores problemas!!! Então se vc tá na duvida, te aconcelho a procurar um especialista e fazer os devidos testes, como diz meu pai: "melhor previnir doque se ferrar!" kkkkkkkkkkkkkkkk :lol:


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

drbonatto, sempre! Hahahaha. Bo, eu só conhecia melhor prevenir do que remediar, mas no caso é se ferrar mesmo.

De fato existe a possibilidade ser o sensor, no caso não armando a ventoinha já que de fato o carro esquenta a ponto de jogar água fora.


Avatar do usuário
drbonatto
:: Piquet ::
Mensagens: 264
Registrado em: Domingo 10 2013f Fevereiro 2013 04:19:42 PM
Localização: Catanduvas - SC
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por drbonatto »

awaked escreveu:drbonatto, sempre! Hahahaha. Bo, eu só conhecia melhor prevenir do que remediar, mas no caso é se ferrar mesmo.

De fato existe a possibilidade ser o sensor, no caso não armando a ventoinha já que de fato o carro esquenta a ponto de jogar água fora.
Meu pai é um sábio!!! kkkkkkkkkkk faz 27 anos que ele é motorista de caminhão e cada dia aparece com uma novidade!!!


aldoewerthon
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 04 2013f Setembro 2013 10:10:15 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aldoewerthon »

Valeu, drbonatto. A sabedoria dos mais velhos sempre salvando os mais novos! kkk

No meu caso, todos esses anos vendo o ponteiro lá embaixo, com certeza era problema no sensor. E confirmei isso com o mecânico ontem, quando ele veio buscar meu carro. Ele trocou o sensor tem um mês mais ou menos, justamente quando o carro começou a mostrar uma temperatura maior e disparar e ventoinha com muita frequencia. De certo, meu carro deve ter funcionado acima de 100 graus diversas vezes e eu nem fiquei sabendo.

Resumindo: já trocamos junta do cabeçote, bomba dágua e sensor de temperatura.
O que não foi trocado (ainda): válvula termostática e tampa do reservatório.

Pretendo trocá-las nessa manutenção. Vamos ver se resolve....


Avatar do usuário
drbonatto
:: Piquet ::
Mensagens: 264
Registrado em: Domingo 10 2013f Fevereiro 2013 04:19:42 PM
Localização: Catanduvas - SC
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por drbonatto »

Que bom mano!!! Tem duas coisas q naum se pode descuidar em um carro: Temperatura e óleo sempre em dia! Se tu tomar cuidado com esses dois pode evitar um monte de dor de cabeça!!!
:lol:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”