[DÚVIDA] - Pq ventoinha do condensador não liga?
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O módulo deve usar outros parâmetros para determinar o desligamento do compressor em ultrapassagens. Mas qualquer coisa é só eu reverter o sinal negativo para positivo através de um relê e ligar o fio de volta ao módulo.Bange escreveu:Entendi...mas seu AC antigamente desligava quando vc. exigia torque numa subida ou ultrapassagem? Se sim, vc. vai perder isso heim...
E não sei, analisando o diagrama completo http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap40.htm percebe-se alguns erros, como o sensor de temperatura sendo descrito como sensor de temperatura externa, ou seja, pode ser que "interruptor de aceleração" na realidade seja o" interruptor de ciclagem", e o interruptor de ciclagem como é descrito no diagrama nem exista, como no caso do meu Corsa, já que só existe um pressostato.
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Mas pensando bem, não faz sentido um pressostato que tem reação lenta, ser usado como interruptor de aceleração...e ainda mais que ele é autônomo, ou seja, atua independente da aceleração, só da pressão.
Até aceito o sistema do AC não controlar a ventilação pela pressão, assumindo que a ECU já faz isso direitinho (por tabela, da temperatura)... mas então tem que ter um motivo para a ECU receber informação de pressão intermediária... será que a função de ciclagem deixou de ser direta (como no esquema) e passou para ser comandada pela ECU, e deram erradamente o nome de "interruptor de aceleração"???
Até aceito o sistema do AC não controlar a ventilação pela pressão, assumindo que a ECU já faz isso direitinho (por tabela, da temperatura)... mas então tem que ter um motivo para a ECU receber informação de pressão intermediária... será que a função de ciclagem deixou de ser direta (como no esquema) e passou para ser comandada pela ECU, e deram erradamente o nome de "interruptor de aceleração"???
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Tava vendo no material da WEBMECAUTO, que somente no Ômega e S10, é que existe sensor de pressão do AC, ligado a ECU...
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Não faz sentido mesmoBange escreveu:Mas pensando bem, não faz sentido um pressostato que tem reação lenta, ser usado como interruptor de aceleração...e ainda mais que ele é autônomo, ou seja, atua independente da aceleração, só da pressão.
Essa é a hipótese mais aceitável: a ECU fazendo o papel do interruptor de ciclagem, mas para isso ela teria que ligar a 2ª velocidade das ventoinhas assim que o "interruptor de aceleração" fosse acionado, ou então se trabalhasse com um pressostato que enviasse valores diferentes de voltagem assim como um sensor de temperatura(nem sei se existe esse tipo de pressostato), mas o pressostato trabalha com valores fixos, então não tem como a ECU avaliar a hora de ligar a velocidade alta das ventoinhas sem ser pelo valor fixo enviado pelo pressostato.Bange escreveu:Até aceito o sistema do AC não controlar a ventilação pela pressão, assumindo que a ECU já faz isso direitinho (por tabela, da temperatura)... mas então tem que ter um motivo para a ECU receber informação de pressão intermediária... será que a função de ciclagem deixou de ser direta (como no esquema) e passou para ser comandada pela ECU, e deram erradamente o nome de "interruptor de aceleração"???
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Outra coisa que, no caso do meu Corsa, não condiz com o diagrama é: segundo o diagrama, o interruptor do a/c manda sinal para o pressostato, que após verificar se tem pressão de gás,manda sinal para o módulo corrigir a marcha lenta, ligar a 1ª velocidade das ventoinhas e do ventilador interno e acoplar a polia do compressor. Mas no meu Corsa, assim que se aciona o botão do a/c, o motor já corrige a marcha lenta e liga as ventoinhas e o ventilador interno mesmo sem ter pressão de gás, percebi isso retirando o plug do presssostato, que pelo descrito no diagrama, não era para acontecer nada pois não se tem a informação da pressão do gás.
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Peraí... com o sistema em funcionamento se vc. tirar o plug do pressostato (os 4 fios né?), deixa de entrar + no pino 8 da ECU e ela desacopla o compressor via o relé de plena carga...nunesclj escreveu:Outra coisa que, no caso do meu Corsa, não condiz com o diagrama é: segundo o diagrama, o interruptor do a/c manda sinal para o pressostato, que após verificar se tem pressão de gás,manda sinal para o módulo corrigir a marcha lenta, ligar a 1ª velocidade das ventoinhas e do ventilador interno e acoplar a polia do compressor. Mas no meu Corsa, assim que se aciona o botão do a/c, o motor já corrige a marcha lenta e liga as ventoinhas e o ventilador interno mesmo sem ter pressão de gás, percebi isso retirando o plug do presssostato, que pelo descrito no diagrama, não era para acontecer nada pois não se tem a informação da pressão do gás.
O compressor não é comandado pelo mesmo positivo q vem lá do botão do AC...o compressor é comandado pelo relé de plena carga, e este é comandado pela ECU...aproveita o mesmo + que vem do botão, mas só passa se o relé for operado pela ECU (pino A15).
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Tirando o plug, o compressor desliga, mas as ventoinhas e o ventilador interno não desligam, nem a central diminui a rotação da marcha lenta. Ou seja, o fio que sai do interruptor do a/c vai direto para o pino A8 da central, e para o pino 86 do relê duplo arrefecimento, e esse mesmo fio tem um derivação que vai para o pressostato para comandar o compressor, sendo que pelo diagrama, o fio que sai do interruptor de a/c deveria ir unicamente para o pressostato.
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