[DÚVIDA] - Pq ventoinha do condensador não liga?

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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Nunes, eu não sei no Corsa, mas no Vectra, o pressostato tinha ligação com a central de IE. Certa vez o do Vectra deu um piti e ao ligar o AC, imediatamente acendia a luz da IE.

A central de IE não tem ligação nenhuma com o ventilador interno. Provavelmente ao ligar o AC, já chega um sinal direto no resistor da primeira velocidade do ventilador, já que somente a velocidade 4 é comandada por relé.

Como as ventoinhas são comandadas pela IE, provavelmente o pressostato manda um sinal para a IE quando a pressão atinge um valor e esta dispara as ventoinhas na velocidade alta.
Lembra-se sobre o que eu falei ao usar uma peça original GM? Talvez o pressostato que usaram aí possui leituras diferentes das originais, fazendo seu motor esquentar muito quando liga o AC.
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Bange
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Mensagem por Bange »

É, nomes e sinais podem ser erro de escrita, mas erro de ligação é mortal, pois tira a credibilidade do esquema e obriga a gente a levantar tudo...

Pega esse esquema aqui...ele não tem a parte da chave de ignição, mas é conjunto 16V e MPFI

https://mega.co.nz/#!nxRyVTgK!Cl5VKkAWB ... OCSsisSaAE

Zé, eu também falei sobre a possibilidade do pressostato informar a ECU e esta comandar as ventoinhas...mas a meu ver isso põe mais um bloco no sistema e não fica realmente com uma redundância...como no esquema acho mais correto...

Agora vc. falou sobre variações do pressostato...isso é possível, mas tem que se conhecer qual é realmente o original (da mesma forma que um cebolão tem faixa de trabalho)... agora quanto a esquentar mais com o AC ligado, acho que sim, esquenta, pois é uma fonte de calor e obstrução colocada antes do radiador...e só por este fato acredito que a temperatura suba mais rápido e demore mais para baixar...de qualquer forma a ventilação tem que dar conta...se a coisa ficar dentro de parâmetros normais.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu falei em esquentar pois como a pressão do sistema de AC está alta, o condensador já esquenta por si só. E as ventoinhas rodando na velocidade baixa, não há circulação suficiente de ar pelo radiador e condensador.

Por aqui, se a temperatura do motor estiver próximo da metade da escala, onde as ventoinhas acionam na velocidade baixa, se eu ligar o AC, depois de alguns segundos rodando na velocidade lenta, elas mudam para a velocidade alta e a temperatura do motor vai baixando até 1/4 da escala, aproximadamente.
Mas vale lembrar que nesse momento, quem manda a solicitação de funcionamento das ventoinhas é o pressostato e não o sensor de temperatura do motor.
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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

José Leal escreveu:Nunes, eu não sei no Corsa, mas no Vectra, o pressostato tinha ligação com a central de IE. Certa vez o do Vectra deu um piti e ao ligar o AC, imediatamente acendia a luz da IE.

A central de IE não tem ligação nenhuma com o ventilador interno. Provavelmente ao ligar o AC, já chega um sinal direto no resistor da primeira velocidade do ventilador, já que somente a velocidade 4 é comandada por relé.
Zé, a central não tem mesmo ligação com o ventilador interno, mas segundo o diagrama, o fio que sai do interruptor do A/C deveria passar primeiro pelo pressostato, tendo pressão então o pressostato mandaria os 12V para o pino 86 do relê duplo arrefecimento (que comanda a ligação da 1ª velocidade das ventoinhas e 1ª velocidade do ventilador interno), para o pino 8 do módulo e para o pino 30 do relê de plena carga. Mas no meu Corsa o fio sai direto do interruptor do a/c para o relê duplo arrefecimento, para o relê plena carga e para o módulo.
José Leal escreveu:Como as ventoinhas são comandadas pela IE, provavelmente o pressostato manda um sinal para a IE quando a pressão atinge um valor e esta dispara as ventoinhas na velocidade alta.
Lembra-se sobre o que eu falei ao usar uma peça original GM? Talvez o pressostato que usaram aí possui leituras diferentes das originais, fazendo seu motor esquentar muito quando liga o AC.
Mas mesmo que o pressostato tenha valores diferentes do original, assim que a IE recebesse 12V vindo do pressostato ela deveria ligar a 2ª velocidade das ventoinhas, na prática a UCE serviria somente como um relê, mudando o sinal positivo (original) para negativo e mandando esse sinal negativo para o pino 85 do relê reversível, o que não estava acontecendo pois testei várias vezes fazendo ligação direta no plug do pressostato, enganando a UCE (da mesma forma quando se retira o plug do sensor de temperatura ) e o módulo só ligava a velocidade alta das ventoinhas pela temperatura. De duas uma: ou a UCE não comanda as velocidade alta das ventoinhas, ou ela não está mandando o sinal negativo assim que recebe sinal positivo do pressostato.
No caso da UCE não estar enviando o sinal para a ligação da velocidade alta das ventoinhas, agora eu mudei o sinal e liguei o pressostato direto ao relê reversível, fazendo o papel da UCE, mas vou ligar um relê para que o módulo continue recebendo sinal positivo do pressostato por desencargo de consciência.


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange escreveu:É, nomes e sinais podem ser erro de escrita, mas erro de ligação é mortal, pois tira a credibilidade do esquema e obriga a gente a levantar tudo...

Pega esse esquema aqui...ele não tem a parte da chave de ignição, mas é conjunto 16V e MPFI

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Bange, eu também tenho esse esquema, ele é igual ao esquema que postei anteriormente.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Mas a IE tem por obrigação disparar as ventoinhas na velocidade alta, quando o pressostato solicita.

Esse seu esquema é um paliativo. Pode ser que mesmo com o chicote íntegro, tenha algum fio danificado. Mas aí é o caso de baixar todo o chicote elétrico do carro e verificar o que está acontecendo.
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Mensagem por nunesclj »

José Leal escreveu:Mas a IE tem por obrigação disparar as ventoinhas na velocidade alta, quando o pressostato solicita.

Esse seu esquema é um paliativo. Pode ser que mesmo com o chicote íntegro, tenha algum fio danificado. Mas aí é o caso de baixar todo o chicote elétrico do carro e verificar o que está acontecendo.
O fio correspondente ao pressostato está íntegro do pressostato até o módulo, com o multímetro na escala de continuidade testei o fio do plug do pressostato até plug do módulo.
Sim, o esquema é paleativo, mas se é mesmo o módulo que comanda a ligação das ventoinhas, nesse trabalho ele não passe de um simples relê para mudar a voltagem.


Mas aí é que está: se é o módulo que comanda a velocidade das ventoinhas através do "interruptor de aceleração" , pra que então o diagrama indica que é o interruptor de ciclagem é quem faz esse trabalho, sendo que o Corsa só tem um pressostato? Esse que é "dilema" kk


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Talvez esse esquema que vc pegou deve ser de um modelo diferente do seu.

O interruptor de ciclagem serve somente para chamar a velocidade alta das ventoinhas, se não me engano. O CEPChev é muito confuso nessa parte, já que houve uma mudança no sistema de AC em 08/98 e não mostra os sensores.
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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Sim, na pratica o sistema de a/c do meu Corsa em algumas coisas é diferente do diagrama, mas sem saber como funciona o sistema de a/c dos Corsas mais antigos não tem como afirmar se o diagrama está totalmente correto, pois como escrevi anteriormente, cadê o interruptor de ciclagem ligado diretamente ao relê reversível? kkk

Bange, seu Corsa é 97 não é? Ele tem quando pressostatos no sistema de a/c e como é o funcionamento dele (s)?


Bange
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Mensagem por Bange »

Zé, eu continuo achando que o sistema de AC tenha sua própria forma de comandar as ventoinhas sem que seja pela ECU, aí o esquema estaria correto (ignorando o interruptor de aceleração).

Desta forma alguma variação de erro no sensor de temperatura, que permitiria a elevação da mesma a níveis não suportados pelo sistema de AC, o pressostato entra ligando a velocidade alta.

Nunes, o esquema é o mesmo, acrescido para MPFI, porém corrigido quanto ao sensor de temperatura externa e o tal positivo no relé de plena carga...

Quanto a este positivo, penso que ele não esteja sendo mandado pela ECU, e sim uma condição transitória entre o comando do botão de AC, e a reação da ECU em ligar o relé de plena carga... como o pino 86 tá ligado direto na bateria, este positivo passa pela bobina e só some quando a ECU colocar terra via pino A15...sacou?

Meu AC não funciona fazem anos, mas falta pouco pra repor o gás, pois em termos de relés estão todos revisados e espero não ter as gambiarras ou erros que o seu... :? :? :?

O pressostato é igual ao seu...


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