[DÚVIDA] - Pq ventoinha do condensador não liga?

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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange, a 1ª velocidade aciona quando o ponterio passa um pouco da marcação de 90ºC (+- 92ªC), já a 2ª velocidade das ventoinhas aciona +- quando o ponteiro chega na marcação do meio (95ºC). Ontem a temperatura do motor estava um pouco acima de 95ºC quando o compressor armava e desarmava, e quando a válvula do compressor abriu.

Testando o pressostato hoje depois de dar uma volta com o ar ligado, o interruptor de ciclagem acionou pouco tempo depois da abertura da VT (o ponteiro da temperatura estava um pouco acima da marcação de 90ºC), e nessa hora tirei o sensor de temperatura para acionar a 2ª velocidade das ventoinhas, e mesmo depois de +- 2min o interruptor de ciclagem não desarmou, ou seja, a pressão do gás não baixou. Durante o teste o ar gelou normalmente e o compressor não chegou a desarmar, pois como a 2ª velocidade das ventoinhas estava acionada, a temperatura do motor não subiu muito, mas com receio de a válvula de alívio abrir novamente, desliguei o ar.

Eu estou achando que pode ser excesso de gás, pois quando o pressostato antigo ainda estava no carro, o compressor nunca armou e desarmou da forma que está agora, nem mesmo quando ainda não tinha descoberto a gambiarra que fizeram nos relês (está no início do tópico), principalmente no calor.


Bange
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Mensagem por Bange »

Nunes,

O ideal é iludir a ECU...se retirar o sensor de temperatura, creio que ela tenha procedimento para isso, que é o de ligar ambas na velocidade alta...e nada vai alterar se não mudar a situação do sensor...

Vc. pode iludir a ECU com um potenciômetro ou bloquear o ar no radiador e deixar a análise por ela.

Vi no esquema que do pino A5 ou B12 (depende do carro/ECU), da ECU, sai um terra que opera o relé reversível e o relé do eletroventilador 2...mas o pressostato de ciclagem também pode fornecer terra para os mesmos relés...

Pra mim isto indica que tanto a ECU quanto o pressostato, podem provocar a alteração da velocidade das ventoinhas, ou seja, se for a ECU, só pode ser pela temperatura detetada e se for pelo pressostato, só pode ser pela pressão...identificar quem está fazendo isso seria interessante...retirando o fio da direita ou esquerda (visão esquema), e medir se o contato do pressostato está aberto (não é ele) ou fechado (é ele).

O escape do gás pela válvula pode ter corrigido a pressão para o normal...ou não...mas usar e confirmar não fará mal algum...só pode não atender ao esperado em termos de funcionamento...principalmente se desligar o compressor...

Este sistema tem um duplo controle (por temperatura e por pressão)... pela temperatura é fácil, mas por pressão depende não só de conhecer a faixa, mas também dispor de manômetro...

Sugiro vc. usar como está e acumular mais informações.


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Eu desfiz a gambiarra que tinha nos relês, agora a ECU está comandando de forma correta as ventoinhas, ligando a velocidade baixa e alta dependendo da temperatura do motor. Mas o fio do pressostato responsável pela ligação da 2ª velocidade não está chegando nos relês, percebi medindo com um multímetro. Ou seja, a 2ª velocidade só está sendo acionada pela temperatura. Por isso assim que o interruptor de ciclagem acionou, retirei o sensor de temperatura para que a 2ª velocidade das ventoinhas fossem acionadas, e mesmo assim a pressão do gás não baixou. No feriadão dessa semana vou refazer a ligação do pressostato com os relês, e ver como se comporta o ar.


Bange
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Mensagem por Bange »

Ótimo, mas como vc. sabe que a pressão não baixou? Vc. tem manômetro instalado direto ou colocou pro teste?

Lembro que a pressão, assim como a temperatura, não responde de pronto...as coisas são lentas, mas devem acontecer...é só dar um tempo...


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange escreveu:Ótimo, mas como vc. sabe que a pressão não baixou? Vc. tem manômetro instalado direto ou colocou pro teste?

Lembro que a pressão, assim como a temperatura, não responde de pronto...as coisas são lentas, mas devem acontecer...é só dar um tempo...
Não tenho manômetro, quando escrevi que a pressão não caiu foi durante o teste: assim que o interruptor de ciclagem acionou, tirei o sensor de temperatura e a segunda velocidade acionou, e esperei por volta de uns 2 min e o interruptor de ciclagem não desligou, indicando que a pressão não caiu, e com receio de novamente a válvula de alívio do compressor abir novamente desliguei o ar.


Bange
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Mensagem por Bange »

...a pressão não caiu ou não chegou novamente ao ponto previsto para o pressostato...

Quando eu disse que algo não funcionou, foi exatamente o pressostato de alta...continuando e exemplificando...

pressão mínima = 10PSI > 1/2 pressostato de duplo contato (baixa)
pressão de atuação da ciclagem = 30 a 40PSI > pressostato de ciclagem
pressão máxima = 50PSI > 1/2 pressostato de duplo contato (alta)
pressão limite de segurança = 55PSI > válvula de alívio do gás

Pra mim a sequência é esta, não os valores...conhecer e medir tais valores é importante, assim como as temperaturas do motor...

Repare que o sistema do AC, tem o seu próprio sistema de segurança, já que não é previsto o desligamento do compressor em situações normais (o Zé sempre fala isto...), mas é dependente do controle de temperatura para que a pressão fique entre a mínima e a máxima, que se não for feita pela ECU, é feita pelo pressostato de ciclagem.

Uma coisa que também pode aumentar a pressão e nada tem a ver com temperatura, é um entupimento que normalmente ocorre na válvula de expansão, pois ali existe um capilar e qualquer impureza pode obstruir ou dificultar a passagem (espero não ser este seu caso).

Uma outra medida importante é a pressão na linha de baixa...mas a maioria dos pressostatos são colocados na linha de alta.

Imagem


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange, uma informação importante que esqueci de mencionar, pois lembrei agora há pouco: quando percebi que o compressor estava ligando e desligando, retirei o plug do pressostato e fiz uma ligação direta, o compressor não desligou mas foi nessa hora em que a válvula do compressor abriu (pensei que tinha sido alguma mangueira que tinha rompido, mas como o gás parou de vazar e o ar continuou gelando, percebi que foi mesmo a válvula de alívio), ou seja, o pressostato de alta não falhou pois ele liga e desliga o compressor como deve fazer, e foi nesse momento que percebi que o problema era a alta pressão no sistema.


Bange
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Mensagem por Bange »

hummmm....agora sim...

Então confere o que sobrou de gás de modo a ficar dentro da especificação e volte a testar o funcionamento...

Não fique impressionado se o pressostato de ciclagem ficar no liga/desliga...é a função dele mesmo...e se antes vc. não percebia, pode ser devido a um problema nele ou até a gambiarra que fizeram...


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange e José, durante a saga de tentar religar o pressostato aos relês, acho descobri algo que era a duvida de todos: o tal de interruptor de aceleração do 16V.

Prestem atenção ao diagrama:

Imagem


Reparem que o desenho do interruptor de aceleração é de um pressostato que recebe 12V pós chave, e assim que acionado manda os 12V para o pino 5 do módulo.


Importante: meu Corsa 16V só tem um pressostato com 4 pinos e 4 fios: 1 fio preto que recebe 12V pós chave, 1 fio preto/amarelo que recebe 12V assim que se aciona o interruptor do a/c, 1 fio marrom e 1 fio preto/branco.
Quando se aciona o a/c, o pressostato liga o fio preto/amarelo ao fio marrom. Nesse momento o compressor acopla, a 1ª velocidade das ventoinhas do ventilador interno são acionadas e depois de um tempo o pressostato faz a ligação do fio preto ao fio preto/branco.


Retirei a caixa de relês e reparei que os pinos 85 do relê reversível e relê eletroventilador 2 são ligados por um fio, e o pino 85 do relê reversível recebe um único fio que vem do módulo, fio esse que leva sinal negativo para ligar a velocidade alta das ventoinhas. Fiz o teste retirando o plug do sensor de temperatura e na hora o pino 85 do relê reversível recebeu sinal negativo, ligando a velocidade alta das ventoinhas.


Voltando ao pressostato: Segui o fio preto/branco (que recebe 12V pós chave do fio preto), e esse fio vai para o módulo


Fio preto/branco que recebe 12V do fio preto através do pressostato e vai para o módulo, e como não tem nenhum outro fio, fora o que vem do módulo, ligado ao pino 85 do relê reversível, cheguei a seguinte conclusão: o Corsa 1999/2000 não tem o "interruptor de cliclagem" descrito no diagrama, mas somente o "interruptor de aceleração" , e não faço a mínima ideia do que o módulo faz com esse 12V, sendo que ele não liga a velocidade alta das ventoinhas assim que o "interruptor de aceleração" é acionado. Do jeito que estava, velocidade alta das ventoinhas só era acionada pela temperatura, e com o a/c ligado o motor esquentava muito.


O que eu fiz: cortei o fio preto que recebe 12V pós chave e vai para o pressostato, e liguei ele ao fio negativo da lanterna, e o fio preto/branco liguei ao pino 85 do relê reversível, fazendo com que o "interruptor de aceleração" virasse o "interruptor de ciclagem" conforme o diagrama acima kk. Agora, quando se liga o a/c, a velocidade alta das ventoinhas ligam sempre em curtos espaços de tempo. Vou levar o Corsa na loja que trocou o pressostato e ver a pressão do gás do a/c funcionando do jeito que estava até hoje e como se comporta com a adaptação que fiz.


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