[DÚVIDA] - Sensores do Sistema de Arrefecimento. Quais são eles?

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CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

awaked escreveu:Então ferrou! kkk... abraça e torce pra funcionar.

O Adrianno Sakamoto comprou e parece estar funcionando no caso dele.
Não, mas eu ainda não os adquiri. Para tirar esse caso a limpo, eu vou na concessionária e quero confirmar pessoalmente esta informação do vendedor e depois posto aqui qual a marca oficial dos sensores.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Para as peças principais como sensores, sabe porque compro original caixinha GM de concessionária e loja de renome autorizada GM?
Pelo seguinte: o controle de qualidade com o rigor de montadora é feito pela própria montadora. Ela é a mais interessada em ter o seu produto com qualidade e em destaque perante a clientela. Por mais que se tenha parceria com seus fornecedores e tal. Eu confio muito mais na montadora do que nos fornecedores. Explico:
Suponhamos que a montadora tenha identificado uma falha de componente de veículos vendidos (pós-venda), ela investiga a falha, chama fornecedor, encontra as causas e corrige em conjunto, identifica lotes com as soluções. Depois disso A MONTADORA faz toda uma modernização de estoque, seja em linha de montagem , seja nos armazéns de peças de reposição, seja em concessionárias (que tem um estoquinho básico, peças com rotatividade). Isso tudo para fazer com que nós clientes tenhamos as peças com as soluções técnicas mais atuais disponíveis. Esse mundo não é uma perfeição mas é assim que funciona e eles monitoram isso, fazem auditorias e etc.
Agora pergunto aos senhores: Será que o fornecedor XXXX (que é o mesmo que fornece para montadora em linha de montagem)vai fazer o mesmo com as peças que ele vendeu para trocentas auto-peças ao redor do Brasil? Vcs acham que eles mobilizariam toda uma massa logística, para sair trocando peças na autopeças aí da sua esquina que estão em um lote com defeito?
Eu não confio em hipótese alguma. Então é por aí.

Como awaked mencionou, a diferença de preço as vezes nem é tanta. E outra: analisa com carinho, vc compra um sensor originalzão GM e esquece dele rapaz. Não estamos falando de filtro de combustível que a cada 10.000 km temos que trocar em manutenção preventiva normal. Então gasta-se um dinheiro para o negócio durar e conversar bem com a central de injeção sem possibilidades de interferência. Ou então, tentar a sorte em adquirir não original ou de fornecedor que fornece as montadoras mas entra no que falei acima. Pode ser que funcione bem e não te dê problemas mas também pode te dar dor de cabeça bem cedo e vc ainda falar: "Pô, troquei o sensor recente , não é ele." E descarta um componente que pode ser o defeituoso pois depositou a confiança na qualidade da peça nova.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

CarlosGCT escreveu:(...)O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento seria o que mencionas como sendo o sensor de temperatura da IE (Injeção Eletrônica)? A localização dele se situa abaixo daquela bobina grande, na extremidade direita do cabeçote para quem está de frente para o carro?(...)
Exatamente. Até onde sei, só o motor VHCE possui um sensor único para a IE e para o painel.
(...)Outra coisa, o código do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento parece-me que foi atualizado do nª: 90410792, para o nª: 93358883 - segundo o CepChev, peço aos amigos para me ajudarem nessa confirmação.(...)
Olhei aqui no meu CEPChev, e esse número novo tb é referente ao sensor. Só não sei se atualizaram ele novamente.
(...)E também queria que me esclarecessem uma dúvida(...)
De fato, sendo da mesma marca, nada impede que se compre a peça em uma loja conceituada. Seu raciocínio está coerente. Não tem lógica a indústria fazer peças com qualidade padrão A para concessionária e qualidade padrão B para o restante do comércio.

Sobre MTE-Thompson, eu já li que essa marca apresenta muito problema. Espero que a GM não a esteja usando.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

O legal é isso aí, vamos trocando ideias sobre o tema e com isso vamos tirando algumas conclusões. Como exemplo, já temos relatos consistentes de vários amigos que confirmam terem tido problemas com os sensores da empresa MTE-THOMSOM - (sensor de painel e da IE - motor MPFI), mas também temos relatos de sucesso, como no caso do Adriano do corsinha azul - (sensor do painel e sensor "cebolão" do radiador - motor EFI).

De posse dessas informações, já mandei um e-mail para essa empresa perguntando-lhes se porventura houvera tido em épocas passadas algum problema em algum lote, com a consequente retirada do mercado, uma vez que por possuírem os seguintes Certificados Internacionais: NBR ISO 9001:2008 e ISO/TS 16949:2009, eles teriam que retirar do mercado qualquer lote que apresentasse qualquer "suspeita de avarias", ou perderiam a credibilidade alcançada e obviamente os seus clientes mundo à fora, e pelo que pude apurar, essa empresa está numa crescente já há muitos anos, tendo atingido a incrível meta para uma empresa brasileira de exportar seus componentes para mais de 100 países, ou seja, é uma empresa para ser respeitada. E tem também um dado interessante que pude apurar, efetivamente eles são fornecedores oficias de algumas montadoras pelo mundo, como frisado no seguinte link: http://www.mte-thomson.com.br/site/pt/quem-somos/, o que em "tese" poderia vir a confirmar a versão do vendedor.

Acima disso, vou tirar um dia para ir na concessionária e com muito jeitinho vou ver se a informação do vendedor está correta, ou se porventura a GM trabalhe com mais de um fabricante para esses sensores. Vou pedir para dar uma olhadinha na caixa do produto, e se ele não estiver lacrado, vou tentar visualizar o fabricante e o seu devido código interno da empresa fabricante.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Carlos, rapaz, se vc conseguir todas essas informações tiro o chapéu pra vc heim hehehe.
Tem informações que eles não externam assim ou não informam de forma precisa.


CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Bom, eu penso que não fará nenhum mal em tentar, posso até fazer papel de bobo, mas não vou pecar pela omissão. Conseguindo alguma novidade eu posto os resultados.


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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Carlos, uso o sensor de painel e o cebolão MTE-Thomsom há quase dois anos, vamos ver até quando vão durar... das peças anteriores o sensor era um Siemens importado da Alemanha, já o cebolão era outro MTE, já haviam trocado.

Uma marca de reconhecimento é a Delphi que fornece muitas peças pra GM. Se quiser pode optar por essa marca, mas não se assuste se de repente ver um "made in china" impresso, pelo menos a sonda lambda do Lepo é Delphi fabricado na China e funciona normal.

Abraços.


CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Amigos,

Como prometido, fiz uma verificação pessoal em 3 lojas "idôneas" - (SIMCAUTO, ACIOLLY RIO/SP e ALTESE GM), que trabalham somente com a GM, e a conclusão é de que efetivamente a MTE-THOMSOM não é uma das fabricantes oficiais da GM para esses sensores. O fabricante do Sensor de Líquido de Arrefecimento é a "DELPHI", e do Sensor do Painel é a "VDO".

Fora isso, venho corrigir uma outra informação, pois o código correto do Sensor do Líquido de Arrefecimento para o Corsa Wind 1.0 8v 1999/1999 é o de nª 121.911.70. Já para o Corsa Wind até o ano de 1996 - aí sim seria o código: 904.107.92 ou 933.588.83, como o amigo José havia anteriormente postado. O código do sensor do painel está correto para o nª 034.390.88.

Essas informações foram todas confirmadas por fontes confiáveis.

Abraços.


CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Adrianno Sakamoto escreveu:Carlos, uso o sensor de painel e o cebolão MTE-Thomsom há quase dois anos, vamos ver até quando vão durar... das peças anteriores o sensor era um Siemens importado da Alemanha, já o cebolão era outro MTE, já haviam trocado.

Uma marca de reconhecimento é a Delphi que fornece muitas peças pra GM. Se quiser pode optar por essa marca, mas não se assuste se de repente ver um "made in china" impresso, pelo menos a sonda lambda do Lepo é Delphi fabricado na China e funciona normal.

Abraços.
Obrigado Adrianno, efetivamente a "DELPHI" foi confirmada como a fabricante original do sensor do líquido de arrefecimento, e ao meu ver não haveria nada de errado por eventualmente a mesma ser fabricada na China, uma vez que é o polo industrial dos maiores fabricantes do mundo. O que existe na China são diversas classificações de produtos, e dentre essas classificações, existem os patamares de qualidade empregados na fabricação de determinado produto, por determinada empresa, porém, empresas como a DELPHI, VALEO, BOSCH etc, empregam padrões globais de qualidade, de sorte que efetivamente a localização da fabricação não impõe restrição de qualidade, apenas aumenta o lucro dessas empresas.

Sobre os sensores MTE-THOMSOM, eu recebi boas e más indicações, o que posso falar é que esta empresa nos últimos anos recebeu diversas certificações de qualidade, o que comprova um controle de qualidade eficiente. Acima disso, essa empresa exporta seus sensores para muitos países que possuem restrições comerciais a produtos de baixa qualidade e/ou não certificados, portanto, se a diferença de preço do sensor original para o paralelo fosse grande, eu não exitaria em comprar da MTE mesmo, até por ser uma empresa brasileira e muito respeitada lá fora.


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