[DÚVIDA] - Barulho no A/C - Ruído de turbina de avião. E agora?

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CarlosGCT
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[DÚVIDA] - Barulho no A/C - Ruído de turbina de avião. E ago

Mensagem por CarlosGCT »

Amigos,

Estou com um barulho no meu ar condicionado - sistema zexel, esse ruído é semelhante a uma "turbina de avião antes da decolagem ou a um cano de escapamento levemente furado", esse barulho só se apresenta com o ar ligado e aumenta na medida que o giro do motor sobe, mas também aparece com o carro parado com o ar ligado.

Ao desligar o sistema do ar condicionado, o barulho cessa imediatamente e não volta a ocorrer. Quando começa esse barulho, eu pude perceber uma perda de desempenho no ar, de forma que sem a presença do barulho ele gela a 4 graus positivos, com o barulho sobe para +- uns 12 graus positivos, deixando o carro quente!!!

Os amigos que já tiveram esse problema conseguiram resolver e/ou descobrir do que se trata?

Abraços.


Obs: vou fazer uma gravação do barulho e lançar aqui para vermos do que se trata!!!!!!
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Carlos, veja se a correia do compressor está bem tensionada ou em ordem. Quando assovia, pode ser a correia derrapando e com isso, o compressor passa a girar mais lento. Em casos desesperadores, a correia derrapa tanto que a polia do compressor não gira mais.
Verifique tb se o giro do compressor não está pesado demais. Isso pode indicar problemas nele.
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CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

José,

Vou mandar averiguar. Será que esse barulho possa ter alguma ligação com danos no rolamento ou nas partes internas do compressor?

Abraços.
Rodrigo Fachini
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Mensagem por Rodrigo Fachini »

Provavelmente você tem um problema nos rolamentos do compressor... Minha dica é não utilizá-lo, pois se já esta assobiando a tendência é você danificá-lo cada vez mais, e ele pode também travar. A correia também pode ser, porém, verifique sua tensão e estado, mas pelo que descreve, há 90% de chance de ser o compressor, se ele esta pesado, força a correia, entende... Normalmente o problema esta somente na embreagem, pois é o rolamento dianteiro que mais sofre e ele esta acoplado a ela... Mande fazer uma revisão no seu compressor, coloque um novo óleo que vai ficar novo... Não esqueça de ver os filtros....

Abraços.
CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Rodrigo,
Obrigadíssimo!

Tomara que o possível defeito esteja presente nas correias ou nos rolamentos, uma vez que se for um dano interno não sei se terá reparo.

Vou "tentar" arrumar um bom profissional aqui no RJ para ver isso, mas tenho lá minhas dúvidas se vou conseguir. Daqui a pouco serei obrigado a ir pra SP para reparar o sistema do meu ar condicionado.

Abraços.
CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Pessoal,

Realizamos alguns testes e chegamos a conclusão de que existe algum problema no sistema, uma vez que a pressão de alta medida no manifold com o carro já quente está atingindo valores acima de 400 psi. Qunado segundo o mesmo a normalidade estaria na casa dos 250 psi - no máximo. Esse mesmo técnico disse-me que isso estaria forçando o compressor, o que poderia motivar o aparecimento deste ruído: (GRRREEEENNNNNN GRRREENNNNNNNNN ou GRRRONNNNNNN GRRRONNNNNNNNNNNN), e que provavelmente deva ter algum entupimento no filtro secador, pois o mesmo não foi trocado quando se operou reparos no compressor e no sistema como um todo.

Vou ver os próximos capítulos desta novela e posto aqui os resultados pro pessoal.

Quem tiver uma luz, por favor opinem.

Abraços.
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PatrickP
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Mensagem por PatrickP »

CarlosGCT escreveu:Pessoal,

Realizamos alguns testes e chegamos a conclusão de que existe algum problema no sistema, uma vez que a pressão de alta medida no manifold com o carro já quente está atingindo valores acima de 400 psi. Qunado segundo o mesmo a normalidade estaria na casa dos 250 psi - no máximo. Esse mesmo técnico disse-me que isso estaria forçando o compressor, o que poderia motivar o aparecimento deste ruído: (GRRREEEENNNNNN GRRREENNNNNNNNN ou GRRRONNNNNNN GRRRONNNNNNNNNNNN), e que provavelmente deva ter algum entupimento no filtro secador, pois o mesmo não foi trocado quando se operou reparos no compressor e no sistema como um todo.

Vou ver os próximos capítulos desta novela e posto aqui os resultados pro pessoal.

Quem tiver uma luz, por favor opinem.

Abraços.
Esse forum do CC é do @&#@...

Meu carro apresenta o mesmo problema.. achei que era normal, visto que meu pai tem um Classic 0km é já esta apresentando esse barulho.

Vou levar em uma especializada em Ar para verificar e sugerir os pontos aqui levantados!

Já teve um retorno? Ficou bom? Quanto gastou?
Lucaslrg
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Mensagem por Lucaslrg »

CarlosGCT escreveu:Amigos,

Estou com um barulho no meu ar condicionado - sistema zexel, esse ruído é semelhante a uma "turbina de avião antes da decolagem ou a um cano de escapamento levemente furado", esse barulho só se apresenta com o ar ligado e aumenta na medida que o giro do motor sobe, mas também aparece com o carro parado com o ar ligado.

Ao desligar o sistema do ar condicionado, o barulho cessa imediatamente e não volta a ocorrer. Quando começa esse barulho, eu pude perceber uma perda de desempenho no ar, de forma que sem a presença do barulho ele gela a 4 graus positivos, com o barulho sobe para +- uns 12 graus positivos, deixando o carro quente!!!

Os amigos que já tiveram esse problema conseguiram resolver e/ou descobrir do que se trata?

Abraços.


Obs: vou fazer uma gravação do barulho e lançar aqui para vermos do que se trata!!!!!!

amigo , estou exatamente com o mesmo problema no meu corsa ? Você conseguiu resolver ?
CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Boa tarde,

Agora o mesmo apresenta um "aparente vazamento nas vedações internas" e ninguém esta disposto - "sequer" a confirmar esse diagnostico. Quando falo para esses meliantes que meu carro é dotado de sistema Zexel parece que estou "xingando a mãe de um desses condenados" :twisted:, complicado. O barulho do compressor cada um dizia uma coisa diferente e resolvi abandonar o assunto por esse motivo, uma lastima.

A verdade é que quando o serviço não interessa a eles, especialmente por demandar pouco investimento de ordem financeira, eles simplesmente o tipificam como: complexo, sem peças, problemático e tal. Os honestos, que são pouquíssimos e estão em outro patamar profissional, quando cuidavam desses compressores, sabiam que eram "extremamente bem construídos e resistentes demais", mas que por serem blindados não podiam ser mexidos por qualquer "pé rapado". No japão aonde foram construídos pela ZEXXEL em parceria com a VALEO, inauguraram uma nova concepção de compressão, abandonando os velhos pistões e com isso é comum encontrarmos compressores ZEXEL DCV-11G com mais de 15 anos de uso comprimindo sem problemas.

Aí eu faço a seguinte colocação. Há quem interessa isso? Somente a nós mesmos. Pois a industria, os "POfissionais de plantão", as lojas de peças querem grana fácil e "sem enrolação", doa a quem doer! Por isso sumiram as suas peças de reposição, NÃO INTERESSA MANTER EM ORDEM ALGO QUE NÃO QUEBRA!!!!!!!!!!

Carlos.
29/01/2019
Bange
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Mensagem por Bange »

Até onde sei esse compressor carece de kit de reparo...daí ninguém mete a mão.
Também dizem ser da indústria argentina...
É bom enquanto não dá defeito...
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