[DÚVIDA] - Pq a segunda velocidade da ventoinha não desliga?

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nunesclj
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[DÚVIDA] - Pq a segunda velocidade da ventoinha não desliga?

Mensagem por nunesclj »

Olá pessoal, estou negociando um Corsa 1.6 16V 1999/2000, todo original, muito bonito. Só que, quando estava verificando o carro, ao acionar o ar condicionado, a segunda velocidade da ventoinha ligou e agora não desliga mais, mesmo quando se desliga a ignição. A solução que o atual dono desse Corsa teve foi retirar um fusível, aí a ventoinha parou. Agora, quando se liga o ar, a primeira velocidade aciona na hora, e assim que se desliga o ar, a ventoinha desliga. Pergunto aos amigos o que pode ser a causa desse problema?


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Ao ligar o AC, as ventoinhas disparam na velocidade lenta. Quando necessário, disparam a velocidade alta. A diferença de velocidade é notada pelo barulho que elas emitem.

No seu caso, parece ser problema simples de resolver. Por cima do porta-luvas, vão 2 ou 3 (não me lembro) relés, responsáveis pelas ventoinhas do radiador. Veja se um desses relés não travou na posição armado. Se travou, recomendo que vc troque-o e use uma peça original GM.
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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

José Leal, obrigado pela resposta, vou explicar melhor o que acontece: esse Corsa foi o mais conservado que encontrei, e também está num ótimo preço, por isso me interessei por ele. Mas assim que se ligava o ar, já acionava a segunda velocidade da ventoinha (se ouve de longe) sendo que em outros Corsas que vi, ao acionar o ar, acionava a primeira velocidade. Agora, quando acionei o ar quando fui ver o carro melhor, é que aconteceu esse problema. E onde, mais precisamente (já que nunca tive Corsa) ficam esses relês (vi que tem relês na caixa de fusíveis e um no compartimento do motor). Se por acaso eu ficar com esse Corsa, posto as fotos.


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Passeando pelos posts dessa seção, encontrei um esquema do A/C do Corsa:

Imagem


Percebi que o relê que aciona a 2ª velocidade da ventoinha do radiador tem ligação direta com a bateria, deve ser por isso que a ventoinha não desliga mesmo com a ignição desligada caso o relê tenha "colado"?


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Mensagem por José Leal »

Sim, como vc mesmo interpretou, o relé da velocidade alta é ligado direto na bateria. Como ele está colado, a ventoinha vai ficar disparada na velocidade alta o tempo todo. Mas provavelmente deve ficar disparada somente uma das ventoinhas.

Retirando-se o porta-luvas, mais ou menos na altura daquela faixa curva que liga os difusores de ar central e lateral direito, vc verá os relés.
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Mensagem por Rorion »

Tomara que seja um relé com problema pois seria só trocá-lo.
Mas assim, pode não ser o caso desse corsa, mas véio , o que tem de gente fazendo gambiarra principalmente em corsa que reclamam o ar ser ineficiente em trânsito congestionado, a gambi é deixar ligado direto o 2. estágio para (entre aspas) aumentar eficiência. Total engano isso pois vai tirar o funcionamento original que tem vital função ao motor.
Espero resolver vendo esse relé. Mas se persistir , dê uma passada num eletricista para ele rastrear o chicote de controle do eletroventilador, relê a procura de gambi se for o caso.


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Mensagem por José Leal »

Devido ao motor 1000, o AC é "regulado" para desligar em arrancadas. Com o motor em marcha-lenta, o compressor gira lentamente, comprometendo o rendimento do AC.
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Mensagem por nunesclj »

Tomara que seja o relê mesmo, pois agora está sem o fusível do relê da segunda velocidade (tiramos para não descarregar a bateria) quando se liga o A/C, a ventoinha liga na 1ª velocidade. Aproveitando: alguém sabe qual a numeração do relê e se tem algum modelo paralelo (DNI), e será que a ventoinha irá armar quando a velocidade atingir a temperatura ideal mesmo com o segundo estágio "desativado"?


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Mensagem por José Leal »

03447012, 52478308 (originais). Não apareceu nenhum similar DNI.

Antes de comprar um relé novo, experimente abrir o usado e "enxaguá-lo" com limpa contatos. Pode ser que volte ao normal.
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Mensagem por José Leal »

Sobre a segunda dúvida, eu não entendi bem...

Do jeito que está hj, provavelmente não irá funcionar a velocidade alta ou somente uma das ventoinhas vai trabalhar na velocidade alta. Eu não ligaria o AC enquanto não fizer a limpeza/troca do relé.
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