[DÚVIDA] - Pq a segunda velocidade da ventoinha não desliga?

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lulaf
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Mensagem por lulaf »

Nunesclj, por ser motor 1.6, normalmente a temperatura trabalha armando em 100 graus e isso incomoda um pouco, pois se der mole pode queimar junta.
Nesses casos, como fiz com o meu, tive que trocar o radiador e nos novos ja vem o encaixe para um cebolão, então aproveitei e coloquei o cebolão pra armar em 95 graus, me deixando menos despreocupado coma temperatura.
O meu eletricista colocou tambem um relê no cofre do motor e pedi que ele deixasse armando só na alta.
Veja como dono se não é o caso, mas desconfie também, porque eu preciro ser honesto e falar disso quando for vender meu carro e se ele quer esconder isso pode estar escondendo mais coisas.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
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sousaman
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Mensagem por sousaman »

nunesclj,

Fechou a compra?
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Mensagem por nunesclj »

Ainda não comprei. Fui ver o carro essa semana e colocamos de volta o fusível da segunda velocidade da ventoinha, e ela não ligou direto como antes. Liguei o ar e a segunda ventoinha armou e ao desligar, ela desarmou, mas reparei que, ao ligar o ar novamente, é a primeira velocidade da ventoinha que armou. Será problema no relê mesmo ou fizeram gambiarra no sistema de ar?
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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Cara,

antes de fechar dá uma olhada no Wind da minha assinatura.

De repente dá um samba.

Abraços!
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

nunesclj escreveu:Ainda não comprei. Fui ver o carro essa semana e colocamos de volta o fusível da segunda velocidade da ventoinha, e ela não ligou direto como antes. Liguei o ar e a segunda ventoinha armou e ao desligar, ela desarmou, mas reparei que, ao ligar o ar novamente, é a primeira velocidade da ventoinha que armou. Será problema no relê mesmo ou fizeram gambiarra no sistema de ar?
Tá perfeito então. Ao ligar o AC, a ventoinha dispara na velocidade lenta. De vez em quando, dispara a velocidade alta, para baixar a pressão do sistema.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

sousaman escreveu:Cara,

antes de fechar dá uma olhada no Wind da minha assinatura.

De repente dá um samba.

Abraços!
Pois é, quando ví sua mensagem já tinha fechado negócio, vi as fotos do seu Wind e de cara se percebe que é um Corsa impecável, acho que se não tivesse comprado esse Sedan GLS, a gente ia conversar kk.

Esse GLS 1.6 16V 99/00 saiu por R$ 12.500,00, e tá num estado de conservação muito bom, não chega nem perto do seu Wind, mas como saiu num preço bem abaixo da tabela fiquei com ele. O motor dele, segundo meu mecânico, tá zerado, passou na Controlar com níveis baixíssimos: COc em 0,29 na lenta e 0,34 à 2.500 RPM (limite 1,00%) e HCc em 152 na lenta e 93 à 2.500 RPM (limite 700 ppm), por isso fechei o negócio. Vou tirar umas fotos e apresentar ele. Valeu pelas dicas pessoal, até mais. :wink:
SR. sinistro
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Mensagem por SR. sinistro »

ola amiguinho....
eu tinha o mesmo problema que vc....e mais uns par que eu vi aqui no forum...de tanto ler, e ter duvidas, tanto pelo seu problema, e de tanto tomar patada de tecnicos e lugares que nao sabem de nada, eu descobri sozinho como funciona esse diabo de 1º e 2º estagio....funciona assim:
o corsa, com ar condicionado, tem seus reles em cima do porta luvas, vc tem que tirar o porta luvas, que tem 4 parafusos, da uma olhada pra cima que vc os ve...bem.. la tem 6 reles....
o primeiro, é o azul, que liga o ar condicionado...
o segundo, é verde, que so liga a velocidade 4 do ar interno..( a de dentro do carro )
o terceiro, é amarelo, esse liga o 2º estagio da ventoinha do radiador...( como assim liga o 2º estagio? simples...se falhar de ligar o 1º estagio, ( que é entre 93º - 95º ), se liga o 2º estagio perto dos 100º + / - ....como segurança...
o quarto, é cinza, esse é o rele de duplo-contato, quando vc liga o ar, ele ja funciona fraquinho,( como no 1 do ar de dentro do carro )
o quinto, é preto, rele reversivel....deve reverter alguma coisa....
o sexto, é verde, esse, liga o 1º estagio da ventoinha do radiador, ( esse rele, quando a temperatura do carro chega no meio, ele que faz a ventoinha ligar fraca, para controlar a temperatura ), funciona assim, quando da perto de 96º, ela liga a ventoinha, e quando chega em 93º-94º ela desliga a ventoinha....
se esse rele, na posição 6, estiver queimado, o 1º estagio nao é acionado...( obvio ), dai, como nao controlou a temperatura nesse ponto, o carro continua esquentando...e quando chega perto dos 100º ele aciona o 2º estagio.....
blz...ligou o 2º estagio...refrigerou ate perto de 97º, ( ai nesse ponto, ja desligou o 2º estagio, mas continuou o 1º estagio, ate normalizar e quando atingir 93º-94º, o 1º estagio tbm desliga ).
supomos, que mesmo com o 1º estagio funcionando certinho, seu carro supostamente chegue a 100º ou perto, ele tbm aciona o 2º estagio pra garantir...
consegue entender? pareçe meio confuso, mas no meu corsa acontecia isso....nao ligava o 1º estagio...ia pro segundo nos 100º graus...fui em um monte de tudo o que se possa imaginar, ler nos post's por ai, video no google, fui ate em vidente, pra ter visao do futuro e passado....e nada....por causa dos que se dizem TECNICOS ESPECIALIZADOS, eu morri num sensor de temperatura novo, ( original gm ), uma valvula termostatica nova, ( tbm original gm ), velas...( acredite se quiser, pois me disseram que poderiam ter colocado velas mais quentes....), enfim....dai um dia eu deitado pra dormir, tive a brilhante ideia que se tivesse 2 velocidades, era controlado por alguem, e que pra isso, tbm tinha rele....demorou pra eu achar ele, e por fim era o rele....

sou o segundo dono do carro, pra quem tem duvida de como elas devem funcionar, elas trabalham assim:
o carro atinge 95º + / -, liga o 1º estagio ( ventoinha do radiador, e ventoinha do ar condicionado junto )
vc ligou o ar condicionado, ( tanto faz se seu carro vc deu a primeira partida do dia, ele totalmente frio...), vc ligou o ar condicionado, ele liga sim a ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador do ar juntos, no 1º estagio....
o carro esquentou por algum motivo...perto dos 100º ( subida de serra...bla bla bla...( tbm tanto faz se o ar estiver ligado ou nao....se estiver ligado, vai estar no 1º estagio..), nesse ponto, se liga o 2º estagio, e as ventoinhas do radiador e ar condicionado juntas aumentam a velicidade....
deu pra entender mais ou menos? eu sei que ficou enorme o post, mas eu quis fazer bem explicadinho, pq tem quem diz que sabe e nao tem nem ideia de como fucniona.....teve tbm, quem quis por o kit verao....e depois de conclusoes, o kit verao se serra uma mangueira, poe um cano com um cebolao, e o cebolao ( pasmem ), é ligado no rele do 1º estagio.....entenderam? se o rele nao funcionar, o kit tbm nao serve de nada....
ou seja, isso tudo vc ja tem no seu carro, so que eletronicamente, ( que é 1 milhao de vezes melhor ), mas por ignorancia é mais facil fazer gambiarras....gambiarras nao, soluçoes mal-planejadas e executadas....
fica ai a dica... espero ter ajudado....e se alguem que ler isso, tiver esse problema...ou vi um topico com alguem com o mesmo ploblema, ou discute o assunto por ai, sinta-se a vontade pra copias e colar aonde for...o intuito e a deia, é RESOLVER O PROBLEMA de forma original, se corte de fios, junta aqui, poe ali.. essas coisas...
blzinha? um abraço a todos...

SR. SINISTRO
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