[DÚVIDA] - Compressor Zexel para o Sanden SD7B10 - Vai gelar ou Tapear?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Obrigado Rorion, grata colaboração!!!!

E aí pessoal, continuamos no aguardo de amigos que tenham feito essa conversão.

Abraços.


brunomicheletto
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 07 2012f Janeiro 2012 11:57:36 PM
Localização: Santo Antônio da Platina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunomicheletto »

Estou acompanhando o topico pois a minha corsa wagon que usa esse feliz zexel foi pro saco e estou estudando as alternativas para adptar outro no lugar...


CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Olá Bruno,

Como que chegou a conclusão de que teu compressor Zexel estragou? Te digo isso, pois aqui no RJ tem um "bando de oportunistas" que adoram sair condenando o compressor - sem testá-lo em bancada de testes própria para compressores, onde ele é avaliado de forma limpa.

Para essas pessoas é um excelente negócio agir dessa forma, uma vez que eles sabem "de cor e salteado" que é bem difícil encontrar um em bom estado no mercado de reposição de usados, ao passo que é caríssimo encomendar um novo em São Paulo, tudo porque esse modelo de compressor deixou de ser fabricado pela Zexel, pois a VALEO em meados do ano de 2000, veio a incorporar essa empresa japonesa, tornando-se então Zexel Valeo Climate Control Corporation, tendo adotado a partir dessa fusão novas diretrizes de atuação de mercado - antes dominado pela antiga Zexel. Foi a partir dessa época que a GM se viu forçada a voltar a trabalhar com a linha DELPHI, agora incorporando esses novos compressores da linha DELPHI CVC em meados de 2003 em diante. Até 1998 ela usava os DELPHI HARRISON V5.

Também não de ouvidos para os "desentendidos de plantão" que criticam esse fabricante japonês, sem sequer terem noção do mecanismo empregado na fabricação dele. Para teres uma ideia, sabemos aqui no fórum de vários amigos que compraram Corsas Classic com ar de fábrica e o compressor DELPHI já foi trocado 2/3 vezes em menos de 2 anos. Como base de comparação, os Zexel duram de 10 à 20 anos em muitos carros, pois utilizam um mecanismo de paletas rotatórias patenteado por eles, chamado de "ROTARY VENTIUM", com deslocamento fixo, que substitui o antigo pistão com deslocamento variável.

Agora, se realmente ele travou devido ao tempo de uso - isso é absolutamente normal, devido ao desgaste natural das partes internas. Mas tenha certeza se realmente ele está com problemas antes de partir para a adaptação, que como o próprio nome diz, demanda ajustes, soldas, cortes e muita grana empregada.

Ah, por favor: traga os seus estudos e informações que tens conseguido sobre essas adaptações do compressor Zexel aqui pro fórum e compartilhe conosco, a sua participação é fundamental para o engrandecimento desse tópico. É bom termos várias opiniões diferentes e, se possível, de amigos de outros estados, pois assim temos perspectivas distintas sobre o mesmo assunto, e não caímos no bairrismo dos mecânicos.

Abraços e boa sorte.


brunomicheletto
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 07 2012f Janeiro 2012 11:57:36 PM
Localização: Santo Antônio da Platina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunomicheletto »

Carlos pelo visto vc conheçe bem esses compressores zexel,

entao o meu carro aconteceu o seguinte:

ele gelava muito bem até que um dia do nada na estrada ele desligou o ar e derreteu o botao do painel, bem fui atras do botao e acabei arrumando o botao e levei em um casa de ar foi ligado naquelas maquinas de recicladora e foi retirado o gas e colocado novamento...

aguentou mais uns 4 meses e queimou devono o botao do ar do painel, ai arrumei novamento o botao e nao funcionava mais , levei na "oficina de ar" e constataram que a polia magnetica estava em curto, lá nao tinha, arrumei um outro cara que mexe com ar e ele tinha , entao ele trocou a polia mais o ar nao gelou mais , dai entao nao mexi mais pois o cara simplesmente condenou o compressor, estou para levar em outro lugar muito cotado para ele tirar o compressor e verificar a real necessidade da troca.

essse ultimo me passou o orcamento de 1200 para troca do compressor e filtro secador mais ele primeiro quer desmontar para ver se é realmento o compressor, por enquanto ainda nao levei pois uso o carro todo dia e para levar vai fica uns dias parado.


CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Bruno,

Pelo teu relato, aparentemente aconteceram alguns erros de percurso no conserto do teu sistema, vamos lá: em primeiro lugar, não é o botão que queima e sim um circuito que trabalha junto com o botão chamado: Micro-Switch. Ele fica localizado dentro do botão e custa aprox 3 reais a pecinha.

Na primeira vez que esse circuito queimou a bobina magnética do teu compressor já estava em curto e não a polia como falaste, pois esse circuito só queima em virtude do desgaste da bobina magnética. O curto da bobina pode acarretar a queima dessa pecinha ou do relé localizado embaixo do porta-luvas.

Outra coisa, se o seu sistema funcionava bem antes da pane elétrica, fica evidenciado para mim que ainda persiste um defeito elétrico no sistema, uma vez que o compressor trabalha de forma mecânico-elétrica, e ele só para de funcionar se travar ou se houver uma pane elétrica.

Peça para sacarem o teu compressor do teu sistema e que nele sejam realizados testes em todos os componentes da embreagem magnética: bobina, polia e rolamento. Se não for contatado avarias nesses componentes, peça para fazerem uma bateria de testes na parte elétrica: Fusíveis, Relés e Micro-Switch dos botões.

Quem te passou esse orçamento de R$ 1200,00 deseja fazer o que no teu carro. Detalhe ao máximo as informações aqui para que possamos chegar num veredicto.

Abraços.


brunomicheletto
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 07 2012f Janeiro 2012 11:57:36 PM
Localização: Santo Antônio da Platina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunomicheletto »

O orcamento que ele me passou de 1200 era para trocar o compressor por um sanden se nao me engano se caso o meu tivesse mesmo com problema e tambem o filtro secador...

Eu mesmo acabei trocando o micro-swith do botao as duas vezes pois eu sou meio fucado tambem...

Entao nao acabei falando tudo mais defeito eletrica existe mesmo pois a fiacao original nao dava mais para acionar o compressor estava em curto e o cara não conseguiu achar onde e foi que acabou ligando o compressor por fora da fiacao original...mais na real nao sei se ficou bom ....acho q nao... agora o compressor liga é acionado a bobina mais nao gela

o que me entrigou é que o botao nao tem proteção se tem curto na bobina do compressor devia desligar um fusivel ou coisa parecida e nao vim estragando a fiacao até chegar no painel do carro...

Nesse ultimo cara que eu fui fazer orcamento ele medio a pressao da linha e viu que estava um pouco alta uma pressao de alta ... ele falou que colocaram um pouco a mais de gas parece...

quer dizer agora na verdade o ar ficou uma bagunça total....seriamento estou desanimado com vontade de comprar um kit de ar novo e colocar do zero sei lá...acho que vai compensar mais...


brunomicheletto
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 07 2012f Janeiro 2012 11:57:36 PM
Localização: Santo Antônio da Platina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunomicheletto »

outro questao...

para adaptar serial o ideal o sanden? o harrinson? delfhi? cvc?


CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Olha, honestamente eu acho que está um grande confusão o que fizeram no teu sistema, e se fosse vc não ligava ele por enquanto.

Eu daria um pulo na Ishi ar condicionado e pedia pra refazerem tudo do zero, e jamais compraria um kit novo paralelo. Vc está relativamente perto dessa oficina que é a melhor do Brasil.

Sobre a conversão, me parece que se o motor for 1.0 o Sanden SD7B10 é mais indicado, mas é justamente disto que estamos precisando, de algum amigo que já tenha feito esta conversão e que poste aqui os resultados para os amigos.

Abraços.


brunomicheletto
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 07 2012f Janeiro 2012 11:57:36 PM
Localização: Santo Antônio da Platina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunomicheletto »

Amigos corseiros , em breve terei novidade no ar condicionado, fui em uma oficina experiente e ja solicitei um compressor novo pra viatura, ja está sendo adaptada amanha vou na oficina ver qual o compressor e como ficou o serviço e posto para vcs...


brunomicheletto
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 07 2012f Janeiro 2012 11:57:36 PM
Localização: Santo Antônio da Platina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunomicheletto »

Compressor instalado no carro, é um harrison para o corsa , foi preciso somente um suporte traseiro no compressor para instala-lo e claro adaptar as mangueiras, troca do filtro secador, limpeza do sistema e carga de gas,...

Ele mediu com aquele termometro digital na saida do ar e ficou em +ou - 7 graus , sai com o carro andei 40km com o ar e gelou bem até agora gostei do resultado vamo ver no calor mais forte para ver ... a facada ficou em R$1400,00


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”