[DÚVIDA] - Compressor Zexel para o Sanden SD7B10 - Vai gelar ou Tapear?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Brunnoap
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Mensagem por Brunnoap »

Galara,

Encontrei um lugar chamado Netair que diz ter um compressor importado da marca Xangai, me falou que é encaixe perfeito no sistema zexel do corsa sem adaptações e o custo é de 690,00 mais frete. alguem já ouviu falar sobre esse compressor? no meu carro o compressor parece está em curto, levei em uma oficina e o mecânico disse que era a bobina, será que pode ser apenas isso? eu comprei o carro a 6 meses e já apresentava esse problema no Ar.

Abraços.


CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Brunnoap,

Provavelmente deva ser bobina magnética do compressor ou defeito na parte elétrica de acionamento do ar, chamada de comando. Existem diversos micro-switch acoplados ao botões de acionamento que quando queimam, o ar para de ser acionado eletricamente. Cuidado com mecânicos que condenam o comando todo apenas por causa de 1 pecinha de 2 reais, muito cuidado.

Sobre essa marca que você falou, ao que tudo indica, trata-se de uma marca "genérica", fabricada unicamente para ocupar o posto deixado pela ausência da fabricante japonesa, agora sob patente da Valeo.

Se puder colocar umas fotos desses compressor, além do link de compra do mesmo, seria de bom grado para grande parte dos corseiros, pois na hora do sufoco fica tudo mais dificl sem uma indicação legal.

Abraços


Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Carlos,

Como não sou especialista em ar, mas, lendo seu tópico e, novamente falando sobre A/C, Já encontrei desde quem detestasse a quem aclamasse a Zexel. Como disse em outro tóico, meu carro é um Classic 07/08, e a cerca de 1 ano atras, meu compressor deu pau. Comprovadamente. Primeiro senti o carro muito mais pesado que o normal e depois escutei batidas. Logo na hora, pensei até que fosse o motor, mas, como só fez barulho com o ar ligado, hipótese descartada. levei a duas lojas de refrigeração e ambos disseram que este compressor que uso é descartável, que não aceita nem retífica.

Acabei trocando o compressor por outro delphi original, exatamente igual ao que saiu. Troquei o compressor e o filtro secador, além da carga de gás e óleo e limpeza do sistema. Gastei na época R$1.400,00 entre peças e mão de obra. Ficou bom e tals. Está lá até hj sem problemas neste sentido. Entretanto, eu não sou caso isolado. Pude perceber, conversando com outras pessoas, que carros fabricados em alguns anos, e no caso do Classic, do mesmo ano do meu, tendem a apresentar problemas precoces por conta do tipo de sistema que colocam. Seria legal também, de repente, fazer um comparativo sobre qual sistema tem mais eficiencia e maior vida útil em condições normais.

Penso que, é melhor trocar uma peça cara, mas que tenha vida útil longa, do que optar por outra mais barata, mas que exija menos tempo para trocas.

Logo, qual seria o melhor sistema de A/C em custo benefício? Mesmo sendo mais caros, os antigos Zexel ou os novos delphi?

Abraço!


CarlosGCT
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Mensagem por CarlosGCT »

Eric,
Como vai?

Em primeiro lugar, em discordo absolutamente dos comentários destes reparadores acerca da vida útil dos compressores fabricados pela Delphi, pois se assim o fosse, a Delphi estaria enfrentando processos judiciais no mundo todo, em virtude de lançar no mercado um compressor com defeito de fábrica, o que evidentemente não procede, uma vez que são testados ao máximo antes de serem lançados no mercado. O que existe de fato são profissionais desqualificados, desonestos e ignorantes, que nem sabem a origem e local de fabricação de um determinado produto, quanto mais a sua durabilidade e aceitação de mercado pelas grandes fabricantes!

A despeito da comparação entre os dois sistemas, creio ser impossível traçar um perfil de custo x benefício entre ambos, uma porque já não existem muitas das peças de reposição para os sistemas dotados de compressores Zexel, condensador Valeo, evaporador Valeo etc. Outra, porque a principal diferença entre os dois sistemas reside no fato de um sistema ser muito mais moderno do que o outro. Como exemplo, podemos citar que o atual sistema Delphi utiliza compressores de fluxo variável, em contrapartida ao antigo Zexel que utilizava cilindrada fixa de 150cc, por isso esses sistemas dispensam o uso de um sensor anti-congelamento que vinha acoplado a carcaça do evaporador, fazendo com que o compressor armasse e desarmasse mediante a temperatura constatada por ele. Fora as questões de cunho técnico, existem as questões de ordem econômica, pois os materiais empregados hoje em dia são diferentes dos usados a 10 anos atrás, uma vez que essa alteração foi necessária para poder controlar as emissões de poluentes na atmosfera, uma destas alterações está no uso do Lip-Seal, ao invés do antigo retentor, e uma série de outras situações que desencorajam uma comparação nua entre eles.

É importante dizer que ambos os sistemas são projetados para alcançar um objetivo final que é levar conforto nas situações aonde ele deva ser exigido, ou seja, se num dia de calor o seu sistema esta ineficiente existe um defeito, ou ainda, um mau uso do sistema pelo seu proprietário. Veja, quando falamos de veículos usados, estamos lidando com veículos que na maioria dos casos tiveram suas peças mexidas e com alterações de projeto pelo uso de peças paralelas em substituição as originais. Tudo isso precisa ser visto e analisado, antes de cair nas mãos dessas oficinas de "sabichões de plantão", que não entendem de nada, mas que adoram dar pitaco nos carros dos outros.


rafamss
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Mensagem por rafamss »

Olá pessoal, sou novo aqui no clube e gostaria de compartilhar uma angústia que tenho passado com o ar condicionado da minha wagon.

De uma hora pra outra o ar-condicionado começou a fazer um barulho quando ligado, tipo algo arranhando ferro. Porém com o carro em movimento o ar condicionado funcionava aparentemente bem. Quando parado ele não funcionava direito.

Sendo assim procurei várias assisntências, aqui em São Bernardo do Campo, em São Paulo e em outras regiões, todos me disseram que a marca Zexel não dá manutenção, por ser um compressor de pastilhas. Porém vi toda a explicação de vocês e percebo que esses "técnicos" das oficinas não entendem nada.

Já fiz uma carga no sistema, porém não mudou nada. Um outro técnico falou que poderíamos trocar o óleo do sistema e dar uma nova carga que poderia funcionar, mas ai ele colocou um aparelho para medir se o ar-condicionado estava bom ainda. Ele me informou que com o carro parado, o medidor deveria apresentar entre 7º e 10º, porém estava mostrando 19º e 21º, somente quando acelerava baixava um pouco para 15º e 16º mais ou menos.

Com esse relato que forneci, é possível identificar se o compressor precisa ser mesmo trocado ? Outro ponto é que um desses técnicos "queimou ou desativou" a velocidade 1 do ar condicionado e ventilador do carro.

Por favor amigos, preciso da ajuda de vocês para saber o que preciso fazer. Não quero gastar mais de 1000 em algo que não seja bom ou pior gastar esse dinheiro todo se não for necessário.


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

rafamss escreveu:Olá pessoal, sou novo aqui no clube e gostaria de compartilhar uma angústia que tenho passado com o ar condicionado da minha wagon.

De uma hora pra outra o ar-condicionado começou a fazer um barulho quando ligado, tipo algo arranhando ferro. Porém com o carro em movimento o ar condicionado funcionava aparentemente bem. Quando parado ele não funcionava direito.

Sendo assim procurei várias assisntências, aqui em São Bernardo do Campo, em São Paulo e em outras regiões, todos me disseram que a marca Zexel não dá manutenção, por ser um compressor de pastilhas. Porém vi toda a explicação de vocês e percebo que esses "técnicos" das oficinas não entendem nada.

Já fiz uma carga no sistema, porém não mudou nada. Um outro técnico falou que poderíamos trocar o óleo do sistema e dar uma nova carga que poderia funcionar, mas ai ele colocou um aparelho para medir se o ar-condicionado estava bom ainda. Ele me informou que com o carro parado, o medidor deveria apresentar entre 7º e 10º, porém estava mostrando 19º e 21º, somente quando acelerava baixava um pouco para 15º e 16º mais ou menos.

Com esse relato que forneci, é possível identificar se o compressor precisa ser mesmo trocado ? Outro ponto é que um desses técnicos "queimou ou desativou" a velocidade 1 do ar condicionado e ventilador do carro.

Por favor amigos, preciso da ajuda de vocês para saber o que preciso fazer. Não quero gastar mais de 1000 em algo que não seja bom ou pior gastar esse dinheiro todo se não for necessário.
rafamss, leve sua Wagon na Friocenter (Avenida Nazaré 1853- Ipiranga) e veja o diagnóstico que eles te darão, pois quando o pressostato do meu Sedan queimou troquei lá e pelo que pude perceber o pessoal lá trabalha bem, se for lá procure pelo Rogério.


rafamss
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Mensagem por rafamss »

nunesclj, muito obrigado pela dica, levarei lá e aviso sobre o que constatarem.

Obrigado.


Tom78
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Mensagem por Tom78 »

estou a pouco tempo com meu classic 2011 e estou conseguindo 16°C no difusor central... ainda estou fazendo testes... meu antigo peugeot geleva bem mais, mas nunca coloquei o termômetro...

mas por aí se comenta sempre abaixo de 10°C no difusor...


thiago_aprigio
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Mensagem por thiago_aprigio »

e aí, alguem que tenha feito a sustituição e tenha resultados para compartilhar?

meu sedan wind milenium 1.0 01/02 deu pau no ar. era ruim, sentia o carro muito pesado e o ar não gelava direito, principalmente com o carro parado (era melhor desligar e abrir a janela).
agora, se eu ligo o ar com o carro em marcha lenta, o carro morre. se ligo com o carro andando, ele pesa de uma forma q parece q eu to pisando no freio, além de fazer um barulho alto vindo da região do compressor. tenho pra mim que ta travando o compressor...

pelo ano do meu carro, creio que o compressor seja esse zexel, então terei que trocar também...


thiago_aprigio
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Mensagem por thiago_aprigio »

Ninguém???


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