L U C I A N O, não podemos esquecer que nem todos no Brasil tem disponibilidade ao aditivo ACDelco ou tem a sorte de pegar um carro com o sistema 100% cuidado. Parabéns por cuidar do sistema.
Quando o sistema está "ferrado", enferrujou, posso usar um aditivo base etilenoglicol, aditivo de polimero e água desmineralizada trocando no máximo em 1 ano. É o que faço aqui com o Lepo que vai completar 20 anos, 106.000 kms e tem um sistema que foi negligenciado pelos donos anteriores.
Abraços.
[DÚVIDA] - Qual Aditivo para radiador devo usar?
- Adrianno Sakamoto
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Tenho o carro desde o início de 2010 ,modelo 1.4,ano 1995 e nunca limpei o sistema de arrefecimento,pois o mesmo só usa água até então. Fica a questão: O que fazer? Manter só água ou colocar água destilada mais o líquido especifico pelo fabricante? Precisa usar algum produto para limpar todo o sistema?
Agora essa de que vai "destruir" o motor será verdade? Ou já que se tiver de dar defeito porque acredito que as peças realmente iriam pro saco em algum momento inoportuno,é melhor ser premeditado do que ficar com o sistema só com água ao contrário do que realmente o veículo foi concebido. Me ajudem !!!
Agora essa de que vai "destruir" o motor será verdade? Ou já que se tiver de dar defeito porque acredito que as peças realmente iriam pro saco em algum momento inoportuno,é melhor ser premeditado do que ficar com o sistema só com água ao contrário do que realmente o veículo foi concebido. Me ajudem !!!
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Mr.Ventura, A suas últimas colocações estão corretas. O aditivo é ANTI corrosivo, se abrir o bico depois de iniciar o uso é porque já estava ferrado mesmo. Normalmente o que acontece é que limpando o sistema acaba soltando limalhas e mostrando vazamentos que estavam tampados por sujeira.
Acompanhe o canal ADG0068 no Youtube. Apesar de algumas ressalvas ele mostra bem o estado que fica o motor por rodar sem aditivo, juntas podres, canos podres... enfim. Só água é complicado.
Sobre água destilada ou desmineralizada... não precisa exagerar. Os aditivos bons de hoje em dia são feitos para misturar com água POTÁVEL (está no rótulo). Significa que é água da torneira. Só aditivos meia boca ou ruins recomendam águas especiais pra tentar fazer o que o "aditivo" por si não consegue.
Acompanhe o canal ADG0068 no Youtube. Apesar de algumas ressalvas ele mostra bem o estado que fica o motor por rodar sem aditivo, juntas podres, canos podres... enfim. Só água é complicado.
Sobre água destilada ou desmineralizada... não precisa exagerar. Os aditivos bons de hoje em dia são feitos para misturar com água POTÁVEL (está no rótulo). Significa que é água da torneira. Só aditivos meia boca ou ruins recomendam águas especiais pra tentar fazer o que o "aditivo" por si não consegue.
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Acabei de ver no canal do ADG informações sobre o sistema de arrefecimento. Temos que levar em consideração a opinião de quem realmente tem conhecimento do assunto e não acha que sabe... Pois então, quem pode me indicar o produto para limpar o sistema de arrefecimento e qual aditivo colocar após essa limpeza caprichada? Não quero o meu carro sendo corroído por ferrugem! Mais uma vez obrigado aqueles que andam colaborando aqui no site.
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A limpeza é com água, sem produtos.
Tem que limpar, ligar o motor até a válvula termostática abrir (acionar ventoinha), desligar... limpar de novo... ligar o motor até acionar a ventoinha... é trabalhoso... até repetir e a água sair limpa, se não repetir ligando o motor a água suja ficará presa no bloco. Pode fazer em casa, instruções: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=58904
Aditivos prefira Paraflu, AC Delco, Delphi... evite marcas desconhecidas e Radiex porque anda dando muita polêmica: https://www.youtube.com/watch?v=SbC1YYp62VE
Aditivo deve ser mineral e a base de monoetilenoglicol.
Se comprar o concentrado deve usar 50% de agua e 50% de aditivo. Se comprar pronto para uso não vai água só aditivo. A capacidade do reservatório é de 5,9 litros. Ou seja, precisará de 3 litros de aditivo concentrado.
Tem que limpar, ligar o motor até a válvula termostática abrir (acionar ventoinha), desligar... limpar de novo... ligar o motor até acionar a ventoinha... é trabalhoso... até repetir e a água sair limpa, se não repetir ligando o motor a água suja ficará presa no bloco. Pode fazer em casa, instruções: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=58904
Aditivos prefira Paraflu, AC Delco, Delphi... evite marcas desconhecidas e Radiex porque anda dando muita polêmica: https://www.youtube.com/watch?v=SbC1YYp62VE
Aditivo deve ser mineral e a base de monoetilenoglicol.
Se comprar o concentrado deve usar 50% de agua e 50% de aditivo. Se comprar pronto para uso não vai água só aditivo. A capacidade do reservatório é de 5,9 litros. Ou seja, precisará de 3 litros de aditivo concentrado.
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Obrigado awaked pela ajuda! Entrei no link citado por vc e vi como fazer a troca da água suja pela limpa. E aproveitei para postar como fazer a máquina caseira que facilita todo o processo. Uma coisa que achei interessante foi a "puxada de orelha" de um colega com relação aos depósitos de sujeira que ficam na base do radiador. Ele completou dizendo que seria ideal retirar a mangueira que fica na parte inferior do radiador para "lavar melhor" o radiador na prevenção de alguma sujeira persistir em não sair no processo usado normalmente.
- L U C I A N O
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Com esse teste, ''bato o martelo'' definitivamente na falta de qualidade do aditivo Radiex.Adrianno Sakamoto escreveu:Pessoal não quero defender a Radiex, mas é um equivoco dizer que ele é ruim... só não foi testado no Inmetro por não seguir as mesmas especificações que a entidade colocou.
Esse mesmo Alexandre teve que fazer um vídeo explicando sobre esse equivoco.
Agora aditivo bom é aquele indicado pela fabricante, no caso da GM a 93 201 700 ou 93 286 309. E as trocas tem que ser feitas de 6 meses a 1 ano dependendo do aditivo. Assim como não existe óleo longa vida também não existe aditivo que dure muito tempo.
Abraços.
https://www.youtube.com/watch?v=SbC1YYp62VE
Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
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- José Leal
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Querem bater o martelo mesmo? Leiam: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Vi também esse teste. Isso prova e muito a qualidade nula desse tal Radiex. É confiar no mecânico e no produto,caso contrario é adquirir esse termodensímetro que aparece no vídeo.
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Na realidade pode até ser que o Radiex evite corrosão. Mas aí alguém que usa teria que ser honesto e colocar num copo o Radiex diluído com uma palha de aço e esperar.
Quanto as temperaturas... bom... só por isso já não usaria... kkk. Inverno aqui é rigoroso e o aumento do ponto de ebulição é muito útil em caso de problemas.
Quanto as temperaturas... bom... só por isso já não usaria... kkk. Inverno aqui é rigoroso e o aumento do ponto de ebulição é muito útil em caso de problemas.
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