[DÚVIDA] - Adaptação de compressor Sanden

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Walter Ahualli
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 11 2013f Março 2013 10:12:53 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Adaptação de compressor Sanden

Mensagem por Walter Ahualli »

Preciso saber qual o melhor jeito de resolver o problema da adaptação do compressor Sanden no lugar do Zecel que era o original do meu carro.
Acontece que a adaptação foi bem feita, mas a peça que conecta o compressor às mangueiras do condensador não aguenta a vibração e em pouco tempo ela apresenta vazamento e o Ar Cond. para de funcionar. Pra agravar a situação, a única empresa que fabrica e fornece (Royce) as peças de reposição para este kit diz que a peça não aguenta mesmo. A solução é de se procurar um jeito de mudar a mangueira da Direção Hidráulica para esta adaptação dar certo. Honestamente não gosto de ficar mexendo com muita coisa e tirando a originalidade do carro. Se eu seguisse esta dica dos técnicos eu ficaria com duas adaptações, na DH e no Ar Cond. Será que alguém de vocês passou por isso e conseguiu um jeito de resolver este problema? Vi o relato desta adaptação para o compressor Harrison, mas agora eu já estou com o Sanden e ele é novo, funciona bem.
Walter Ahualli


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Então amigo eu cheguei a relatar sobre essas adaptações em um post. Se não for bem feita dá nisso mesmo. Vc já retornou aonde foi feita essa instalação do compressor sanden? Eles tem que lhe dar essa assistência. É aquela velha história, na venda tudo é possível, fácil, vc ve o resultado e sai feliz, depois de um tempinho vem os problemas da adaptação... aí que vc fica p da vida.
Uma sugestão seria vc ir em um local que mexa em ar condicionado onde o mecânico seja um cara safo, criativo onde vc perceba que tenha peças de tubulação de vários carros e tal.
Te digo isso pois no meu carro adaptei um compressor harison V5 dessa xingling Royce e não Delphi (que seria a marca original da harison). Logo tinha reparado numa conexão que eles colocaram no compressor, adaptando para que conecte a tubulação que o negócio não era robusto. Não deu outra , ocorreu vazamento e tudo qnto era mecânico me perguntava ; esse seu compressor foi adaptado e essa conexão aí é terrível...
Sabe o que eu fiz, segui um conselho em um desses mecânicos que me deu uma ideia, ele disse que tinha uma conexão do ar do Vectra que cairia como uma luva, ou seja, original e deixei que ele mexesse pra mim. Gastei mais um graninha de leve mais ficou zero km e perfeita , vazamento por ali nunca mais.
Por isso te sugiro levar em um mecânico com essas característica de ser safo, ferramenteiro, criativo que usa de sua experiência para dar soluções inteligentes. É difícil encontrar sim , mas acha. Te passei minha experiência no compressor harison V5 Royce que adaptei, mas isso não quer dizer que será a mesma solução para seu caso. Só analisando in locco por um mecânico safo para te ajudar.[/url]


CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

Amigo Walter,

Primeiro eu queria me dissesse o motivo da substituição do seu compressor original Zexel (tecnologia japonesa com montagem nos USA), para o compressor da SANDEN BEHR? Foi constatado que possuía avaria irreversível? Em caso positivo, que avaria foi essa?

Pegando a vertente da necessidade da efetiva da troca do compressor, a indicação seria a substituição por outro da mesma espécie, pois existe uma série de parâmetros originais de fábrica que nas adaptações não são cumpridos na totalidade - fonte (APOSTILAS SEBRAE-SC).

Outra, por mais que seja dificílimo de se encontrar o compressor da marca ZEXEL, ainda existem empresas de renome e de total confiabilidade que comercializam o ZEXEL para corsas antigos, fornecendo nota fiscal e garantia. O único inconveniente é que esse compressor está custando muito caro nos dias atuais. Também se encontra com certa facilidade peças de reposição para ele, ex: bobina magnética recondicionada.

No seu caso, como você partiu para essa adaptação em virtude ainda desconhecida para mim, eu posso te dizer que existem algumas empresas que possuem um kit especifico para esse fim. Quando eles vendem o SANDEN 7b10, eles já costumar oferecer esse kit para uma adaptação no seu carro, não sem em detalhes como é essa adaptação, poque no meu caso optei por manter a originalidade do meu corsa 99 fazendo o reparo do meu compressor ZEXEL ORIGINAL.

O que eu sei é que facilmente se encontram esses kits na internet, inclusive tem uma empresa bem pertinho aqui da minha casa que vende esse conjunto - COMPRESSOR E KIT PARA ADAPTAÇÃO, mas não posso te dizer sobre a qualidade, garantia do serviço, já que não precisei recorrer a adaptações nesse primeiro momento.

Um abraço,
Carlos.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Carlos, atravessando a resposta, acredito que ele tenha trocado o compressor, por uma "deficiência" no funcionamento quando em engarrafamentos. Parece que esse compressor Zexel não consegue gelar bem o carro quando em marcha-lenta. Se bem que uma única vez peguei engarrafamento com meu carro e a cabine começou a esquentar demais. Mas a temperatura externa, via TID estava batendo os 45°C (calor do asfalto, do motor, dos gases do escape do carro da frente e sol incidindo direto sobre o painel).
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


CarlosGCT
:: Millennium ::
Mensagens: 152
Registrado em: Quinta-feira 17 2013f Janeiro 2013 09:19:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CarlosGCT »

O que acontece é que existem relatos de funcionamento normal do compressor, mas também existem relatos de funcionamento irregular, o que no meu modo de ver aponta algum problema que afeta o funcionamento normal do ar condicionado de fábrica, senão não teríamos depoimentos de corseiros que utilizam o ZEXEL a mais de 10 anos sem nenhuma anormalidade.

Eu mesmo peguei o meu a pouco tempo e já estou conseguindo uma média de 6.5 graus positivos de refrigeração do ar expelido nos difusores, fiz essas medições através de um termo-higrômetro digital.

Seria bacana que tivéssemos depoimentos de pessoas que conseguiram resolver essa peculiaridade desse defeito neste compressor, porque dessa forma teríamos material em mãos para debater com os mecânicos da área. Fica a dica aí pro pessoal!

abraços.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”