[DÚVIDA] - Temperatura não muda mesmo girando o controle de temperatura

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
diego.lins
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Quinta-feira 13 2012f Dezembro 2012 08:25:24 PM
Localização: Cabo de Santo Agostinho - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Temperatura não muda mesmo girando o controle de

Mensagem por diego.lins »

Olá, pessoal Bom dia!
Primeiramente: meu carro é um Corsa Hatch 1.0 2003 (Nova Carroceria).
É o seguinte:
O controle de temperatura do meu carro gira, mas eu não consigo ver nenhuma mudança na temperatura do ambiente.

- Por exemplo, quando o ar condicionado está desligado e eu coloco o controle todo no sentido horário (todo no vermelho, ou seja, calor) eu sinto que sai um vento à temperatura normal, ou seja, não sai nenhum ar quente...

- Por outro lado, quando o ar condicionado está ligado, a sensação que tenho é que a temperatura é sempre a mesma, independente da posição em que o controle se encontra. Se está totalmente girado no sentido horário (vermelho, quente) ou girado no sentido anti-horário (azul, totalmente frio) a sensação térmica é sempre a mesma.

Outra coisa que pode ser importante no diagnóstico de vocês: o meu controle de temperatura não consegue chegar até o final do curso no sentido anti-horário (ou seja, no azul, no frio). Em outras palavras, ele não consegue ficar fixo no final do curso normal, voltando um pouco e ficando fixo antes do percurso total. Vejam imagem abaixo para entender melhor o que eu quero dizer:

Imagem

Entenderam?
É como se ele girasse em falso, e a temperatura permanecesse sempre a mesma. Como saber se o controle está fazendo a comutação correta?
Isso pode ser a causa do problema que não consigo "sentir o ar quente" ou sentir o "ar gelando mais"?

Segue a foto do painel central aberto:

Imagem

Como consertar esse defeito (se é que é um defeito)? Precisa comprar esse painel inteiro ou apenas comprando essas "alavancas brancas" em que encaixamos o botão?

OBS: As imagens NÃO são do meu carro, consegui-as em outros tópicos aqui no fórum.

Muito obrigado!!!


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

PARECE, problema com acionamento mesmo, a alavanca não deve estar funcionando.
As vezes, é difícil, só solta por trás o acionamento da válvula.

Em outras o problema é a própria válvula do ar quente que estragou. Pode nem ser nada no painel.


Um detalhe importante, sabe que o Ar quente é independente do A/C?
Não precisa ligar o A/C pra ter ar quente. Portanto, verifique se o pelo menos o ar quente funciona. Mas o motor do carro precisa estar quente também.


diego.lins
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Quinta-feira 13 2012f Dezembro 2012 08:25:24 PM
Localização: Cabo de Santo Agostinho - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diego.lins »

Sim, sei que o ar quente é independente do A/C.
O problema não é somente no ar quente. Como falei:

Não é só o ar quente que está aparentemente "ruim". Pra usar o ar quente o ar condicionado deve estar desligado, é o teste que eu fiz... Talvez seja pq o motor não estava tão quente quanto necessário... Vou verificar esse caso!

Outro "defeito" que eu sinto, é que quando o ar condicionado ESTÁ LIGADO, a temperatura é sempre a mesma, independente da posição do controle de temperatura estar no mínimo, meio ou máximo. (Se tiver totalmente no vermelho ou totalmente no azul a temperatura do ambiente fica sempre a mesma).

Já que a temperatura não muda, é bem provável que a alavanca esteja ruim, né? É possível que outro componente do ar esteja ruim?
Como posso saber se é a alavanca ou se é outro componente que está defeituoso?

Muito obrigado! :)


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

diego.lins, por parte...

O A/C de carro só tem 1 temperatura com 4 velocidades. Não existe controle de temperatura do A/C de carros simples como o Corsa.

Quando gira a posição da alavanca para o vermelho, pro ar ficar mais fraco, não acontece nada mais do que jogar ar quente junto com A/C. Em alguns carros tem um sistema protetor que não deixa fazer isso, adicionar ar quente ao funcionamento do A/C. Outros carros quando o A/C está ligado, ao movimentar a alavanca do ar quente promove o desligamento do A/C. Estou falando de carros comuns, com compressor comum, nosso caso aqui.

O que me leva a crer que, se o A/C está gelando corretamente e só não entra o ar quente. O problema está somente entre o botão e a válvula. Você instalou LED´s? Tirou o painel? Pode ter montado errado. Ou a válvula do ar quente travou, ou ainda o radiador do ar quente, que fica dentro do painel está entupido, acontece muito quando não se usa aditivo.

Então é isso.
Se você mesmo instalou os LED´s, seria bom começar retirando o painel e verificando as ligações.
Se não for vai precisar de um mecânico pra verificar a válvula e o entupimento no radiador do ar.


diego.lins
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Quinta-feira 13 2012f Dezembro 2012 08:25:24 PM
Localização: Cabo de Santo Agostinho - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diego.lins »

Não abri o painel central e nem mexi em nenhum LED, muito menos nas fiações.
Esse é um problema que possuo há um bom tempo.
Você falou que carros como o Corsa não tem controle de temperatura, apenas a entrada de ar quente para o ar ficar mais fraco. Pela sua explicação, no Corsa, quando giramos o botão no sentido horário, estamos apenas jogando ar quente + ar "gelado", regulando assim a temperatura.

Meu ar só gela bem a noite. Pela manhã e tarde ele demora muito pra "gelar" o carro, tipo uns 10 minutos. Já falei aqui que o botão de meu carro não vai até o final, pode ser que a temperatura não esteja sendo ideal por isso (já que como ele não vai até o final, o ar quente ainda é jogado)?

___

Outra coisa que não tem muito a ver com o tópico, mas já que estamos falando de A/C, vou comentar..:
Quando eu ligo o botão do A/C, o ventilador (que fica na frente do carro, atrás daquela espécie de grade frontal do meu carro) fica armando (ligando) e desarmando (desligando) constantemente. Ele não consegue ficar constantemente ligado. Levei numa oficina de ar de auto, e o rapaz me falou que COM CERTEZA era o COMPRESSOR.
Hoje, porém, com o carro "já quente", observei que o ventilador funciona sem interrupções.
Afinal, esse ventilador é pra funcionar sempre que ligamos o A/C ou não? Pois quando aperto o botão A/C (com o carro "frio"), esse ventilador fica ligando e desligando...
Será que o compressor tem alguma coisa a ver com isso?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

diego.lins escreveu:Não abri o painel central e nem mexi em nenhum LED, muito menos nas fiações.
Esse é um problema que possuo há um bom tempo.
Você falou que carros como o Corsa não tem controle de temperatura, apenas a entrada de ar quente para o ar ficar mais fraco. Pela sua explicação, no Corsa, quando giramos o botão no sentido horário, estamos apenas jogando ar quente + ar "gelado", regulando assim a temperatura.
Exatamente. Fica ar quente + ar gelado.
Se nunca abriu o painel fica mais difícil ser o botão. Mas não impossível pela falta de alinhamento correto pode ser só o comando com problema, o ruim é que só vende inteiro. No seu caso melhor procurar uma oficina especializada em A/C, eles tem mais prática com isso do que oficinas comuns e estragar o comando é muito fácil.

diego.lins escreveu:Meu ar só gela bem a noite. Pela manhã e tarde ele demora muito pra "gelar" o carro, tipo uns 10 minutos. Já falei aqui que o botão de meu carro não vai até o final, pode ser que a temperatura não esteja sendo ideal por isso (já que como ele não vai até o final, o ar quente ainda é jogado)?
Sim pode ser. Mas acho difícil, no meu carro pelo menos se coloco na mesma posição da sua foto é nítido que o ar já vem quente. No vermelho vem pelando.

___
diego.lins escreveu:Outra coisa que não tem muito a ver com o tópico, mas já que estamos falando de A/C, vou comentar..:
Quando eu ligo o botão do A/C, o ventilador (que fica na frente do carro, atrás daquela espécie de grade frontal do meu carro) fica armando (ligando) e desarmando (desligando) constantemente. Ele não consegue ficar constantemente ligado. Levei numa oficina de ar de auto, e o rapaz me falou que COM CERTEZA era o COMPRESSOR.
Hoje, porém, com o carro "já quente", observei que o ventilador funciona sem interrupções.
Afinal, esse ventilador é pra funcionar sempre que ligamos o A/C ou não? Pois quando aperto o botão A/C (com o carro "frio"), esse ventilador fica ligando e desligando...
Será que o compressor tem alguma coisa a ver com isso?
Com motor quente deveria ficar ligado direto mesmo. Não acredito que seja o compressor provocando isso. Pode ser que a temperatura esteja baixa como em dias frios ou um simples problema com o sensor de temperatura. Teria que verificar isso com scaner.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

diego.lins escreveu: Outra coisa que não tem muito a ver com o tópico, mas já que estamos falando de A/C, vou comentar..:
Quando eu ligo o botão do A/C, o ventilador (que fica na frente do carro, atrás daquela espécie de grade frontal do meu carro) fica armando (ligando) e desarmando (desligando) constantemente. Ele não consegue ficar constantemente ligado. Levei numa oficina de ar de auto, e o rapaz me falou que COM CERTEZA era o COMPRESSOR.
Hoje, porém, com o carro "já quente", observei que o ventilador funciona sem interrupções.
Afinal, esse ventilador é pra funcionar sempre que ligamos o A/C ou não? Pois quando aperto o botão A/C (com o carro "frio"), esse ventilador fica ligando e desligando...
Será que o compressor tem alguma coisa a ver com isso?
Aliás pode ser por isso que não gela direito.

Só veja uma coisa... estamos conversando sobre possibilidades.
De repente testa o compressor e ele tem defeito mesmo. Mas pela conjunto dos problemas não parece. Me parece várias coisas pequenas mesmo que foram ficando e agora está assim.


diego.lins
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Quinta-feira 13 2012f Dezembro 2012 08:25:24 PM
Localização: Cabo de Santo Agostinho - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diego.lins »

awaked escreveu:Exatamente. Fica ar quente + ar gelado.
Se nunca abriu o painel fica mais difícil ser o botão. Mas não impossível pela falta de alinhamento correto pode ser só o comando com problema, o ruim é que só vende inteiro. No seu caso melhor procurar uma oficina especializada em A/C, eles tem mais prática com isso do que oficinas comuns e estragar o comando é muito fácil.
O "comando" que você fala é aquela peça inteira (branca) da segunda foto lá em cima? Será que é caro numa autorizada?

awaked escreveu:Sim pode ser. Mas acho difícil, no meu carro pelo menos se coloco na mesma posição da sua foto é nítido que o ar já vem quente. No vermelho vem pelando.
Se o controle de temperatura do seu carro ficar igual ao meu, é bem nítido que a temperatura aumenta?

awaked escreveu:Com motor quente deveria ficar ligado direto mesmo. Não acredito que seja o compressor provocando isso. Pode ser que a temperatura esteja baixa como em dias frios ou um simples problema com o sensor de temperatura. Teria que verificar isso com scaner.
SE não me engano, parece que ele passou o scanner!

awaked escreveu:Aliás pode ser por isso que não gela direito.

Só veja uma coisa... estamos conversando sobre possibilidades.
De repente testa o compressor e ele tem defeito mesmo. Mas pela conjunto dos problemas não parece. Me parece várias coisas pequenas mesmo que foram ficando e agora está assim.
Como fazer o teste no compressor?

Muito obrigado!!


diego.lins
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Quinta-feira 13 2012f Dezembro 2012 08:25:24 PM
Localização: Cabo de Santo Agostinho - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diego.lins »

Afinal, ao ligar o botão do ar condicionado, o ventilador deve ser ligado imediatamente e permanecer ligado até que o botão do ar seja desligado?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

diego.lins escreveu:Afinal, ao ligar o botão do ar condicionado, o ventilador deve ser ligado imediatamente e permanecer ligado até que o botão do ar seja desligado?
Com motor quente sim.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”