[DÚVIDA] - Pq a ventoinha só funciona com ignição ligada?

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CJ
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Mensagem por CJ »

É isso mesmo! Ela desliga quando desligamos a chave. Na verdade, num raciocínio rápido, parece meio desnecessário esfriar um motor que vai ficar parado e tende a esfriar naturalmente quando desligado.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

CJ, mas acontece que mesmo parado, o motor ainda produz calor. Repare quando vc chega em casa e desliga o motor com a prestes a disparar. Depois de uns 5 min. dê a partida novamente no motor e repare que a(s) ventoinha(s) vai(ão) disparar na velocidade alta por uns 5 seg. e depois volta a girar na velocidade baixa. E o ponteiro da temperatura chega próximo a metade da escala.

Então, é válido o funcionamento da(s) ventoinha(s) mesmo com o motor parado.

[OFF]Desculpe-me carregar o texto, colocando as palavras no singular e plural, pois até onde conheço, os Corsa/Classic com AC possuem 2 ventoinhas, enquanto o modelo sem AC possui somente uma.
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awaked
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Mensagem por awaked »

No link que postei acima eu havia colocado a referência no manual.
Outra razão pra ligar a ventoinha é resfriar a parte de cima onde vão os bicos. Evita que o combustível seque na ponta dos bicos e entupa o sistema. Aliás esse foi um dos problemas por anos da injeção direta, já contornado.


Thiagaobraga007
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Mensagem por Thiagaobraga007 »

Tenho corsa classic 2008 sem ar condicionado.
E o seguinte a ventoinha pode funciona sem a chave no contato sim.
quando tiver super aquecimento do carro tipo temperatura passar do meio ai mesmo si o carro tiver desligado ela arma acabei aprendendo isso no dia que quase perdi os meus dedos srrsr carro tava desligado ela armou com minha mao dentro da helici pois carro tava muito quente tomen cuidado com isso.
nao cometa mesmo erro carro tiver muito quente mesmo desligado a chave da igniçao nao coloquem a mao proximo ventoinha nao pois ela pode armar em casos de alta temperatura.
a gm fez isso em alguns carros para nao ter problema de acabar a bateria pois eu tinha vectra deu problema no rele ele travou o e a ventoinha ficou armada quando fui sair com carro acabou minha bateria. resumindo acabei em cima de um reboque pois nao dou tranco nos meus carros para nao estragar o motor.


CJ
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Mensagem por CJ »

Valeu pelo aviso, mas sou fã de São Tomé! :D


awaked
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Mensagem por awaked »

CJ, caramba, mais do que manual do próprio carro e etiqueta no cofre?
Vou filmar quando acontecer. Mas é bem difícil.


Thiagaobraga007
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Mensagem por Thiagaobraga007 »

Temperatura tem que passar do meio e fica bem no meio da direita ou ate vermelho ai ela liga sem a chave na igniçao.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

awaked escreveu:CJ, caramba, mais do que manual do próprio carro e etiqueta no cofre?
Vou filmar quando acontecer. Mas é bem difícil.
Bem difícil não, totalmente difícil. No meu carro, o ponteiro sequer ameaçou chegar perto da marca central. Sempre fica uns 2mm à esquerda da marca.
Thiagaobraga007 escreveu:Temperatura tem que passar do meio e fica bem no meio da direita ou ate vermelho ai ela liga sem a chave na igniçao.
Mas aí o motor vai estar caindo no chão de tão quente... :lol:
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awaked
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Mensagem por awaked »

É que depende do Corsa, uns marcam a temperatura mais alta, os mais antigos parece.
Os mais novos difícil passar de 1/4.

Mas é só variação do painel.


CJ
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Mensagem por CJ »

kkkkkkkkkkkk... então tem que pegar fogo no carro para a ventoinha ligar.... rs... já imagino a cena, os bombeiros acabam de apagar o fogo do carro e a ventoinha aciona para esfriar... ahahaha


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