[DÚVIDA] - Sensor temperatura marcando errado?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
rBvix
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Quarta-feira 14 2011f Setembro 2011 08:05:37 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Sensor temperatura marcando errado?

Mensagem por rBvix »

Viajando ontem notei que o ponteiro do sensor tava no frio, isso com mais de meia hora rodando na BR, ai segui viajem, dps d uns 15min observei tava em 1/4, dps de uns 10min tava no frio denovo... Mto confuso.

Alguem tem ideia do q e isso?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

rBvix, variação demais pode ser tanto o sensor quanto a válvula termostática.


rBvix
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Quarta-feira 14 2011f Setembro 2011 08:05:37 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rBvix »

awaked escreveu:rBvix, variação demais pode ser tanto o sensor quanto a válvula termostática.
Tem algum teste "caseiro" q de alguma direção?

Ah sim, ontem tb dando umas voltas na estrada de chao dps q parei e desliguei o carro a ventoinha ficou ligada por um tempo, n dei ganta importancia mas um amigo me falou q isso nos chevrolet n eh normal... :S


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

É sempre tem um amigo pra dizer essas coisas... não tem nada de normal ou anormal.
Motor quente demais, desliga arma a ventoinha, já tive outros GM (usado e 0km), tanto meu quanto na minha família em Geral e na maioria das vezes ao desligar a chave a ventoinha desliga junto, mas há dias quentes demais que mesmo desligando a chave ela fica armada por um bom tempo. Imagine na sua cidade que deve ser bem mais quente do que aqui.

Não tem cara, vai ter que scanear o carro pra verificar qual a leitura que o sensor de temperatura informa. Não erro, tem mecânico que só sabe ler erro. Tem que ler o valor informado, por exemplo saiba que o motor trabalha entre 90 e 95 graus arredondando. Se o sensor indica lá 140 graus ou - 20 graus tem problemas.

Se o sensor está OK, tem que ver a termostática e limpar o arrefecimento.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

mas há dias quentes demais que mesmo desligando a chave ela fica armada por um bom tempo.
awaked, isso p mim é novidade nunca observei este fato, sempre imaginei q a ventuinha desligava junto com a ignição não tava ligado q a temperatura externa pode influenciar no funcionamento da ventuinha, pensava q só a ventuinha do ar condicionado fosse assim.


CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

Eu vejo a ventoinha permanecer ligada depois de desligada a ignição nos carros da Fiat, no meu corsa ela desliga junto com a chave. E no caso da válvula termostática, pode até ser que esteja com defeito também, mas não acredito que seja a razão do problema dele, talvez o sensor, talvez o painel, tem que verificar.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

RogerMansur escreveu: awaked, isso p mim é novidade nunca observei este fato, sempre imaginei q a ventuinha desligava junto com a ignição não tava ligado q a temperatura externa pode influenciar no funcionamento da ventuinha, pensava q só a ventuinha do ar condicionado fosse assim.
Não é que ela fica ligada pela temperatura externa. Pelo menos acho que não tem essa instrução na central. Mas que em dias BEM quentes ela fica armada fica. Talvez porque o próprio motor acaba ficando mais tempo com a temperatura elevada.

Reparei que é assim, segundos antes de desligar o carro arma a ventoinha, ao desligar o carro ela se desliga, uns 10 segundos depois, mesmo com a chave já fora do contato ela arma novamente. Isso tanto no Corsa, quanto Astra e Vectra que já tivemos. É raro, mas acontece vez ou outra.


Ruy Fabiano
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 01 2012f Novembro 2012 03:45:48 AM
Localização: Matias Barbosa - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ruy Fabiano »

Olá, sou novo aqui...
Meu corsa também está apresentando a mesma coisa... Ando com ele por tempos e dias quentes ou frios.
a temperatura fica sempre no "azul" e as vezes sobe até 1/4 e depois desce..
o modelo do carro é o novo corsa, ano 2002..
conversei com o "mecânico" ele disse que é normal, e até algumas pessoas preferem andar com a valvula termostática aberta direto.. que é melhor, que só é bom ela funcionando e fazendo o controle de temperatura em países mais frios "fui embora pra não brigar com ele ¬¬"
mas, estou providênciando a troca da valvula e do sensor de temperatura. Espero que funcione ;)
Abraços !


mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Bom, tive 3 Corsas, e nos 3 eu nunca vi a ventoinha funcionar depois de desligar o carro, mesmo com ela armada, ao desligar o veículo ela desarmava...

Agora em rodovia é difícil dar um diagnóstico, por que o Corsa esfria muito rápido, e ao parar tipo, em trânsito ela sobe, mas se andar rápido por pouco tempo ela já baixa a temperatura...
NEW!! Aqui
Imagem


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Isso consta no manual e na etiqueta do motor.

Manual Classic 2005:
Imagem

Manual Classic 2013:
Imagem

Foto da etiqueta no Corsa C, tem no manual mas é chover no molhado:
Imagem

E acontece, sempre vi isso nos GM que passaram aqui em casa. Nos VW é garantido, está quente e desligou ela arma, quase sempre. Nos GM não é tão frequente.

No manual do EFI não consta essa informação, talvez os primeiros não acontecia, teria que pesquisar sobre isso.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”