Como acabar com o Cheiro de mofo no A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
Julio Borba
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Quinta-feira 13 2003f Novembro 2003 07:38:02 AM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Julio Borba »

leonardo escreveu:Viu, os corsas descritos aqui são todos acima de 98?
Pois em 98, todo o sistema de ar condicionado sofreu modificação, inclusive eu que tenho a Silver 96 não posso colocar um pós 98, mas vocês podem adaptar um antes 98 adaptando a linha de circulação de Gas para o Compressor antigo....
Não é porque eu tenho viu :D , mas o Compressor do 94 até 98 é considerado um dos melhores compressores da linha GM.... Oque matava nesses anos era a posição do trocador de calor que ficava muito proximo da caixa que distribui o ar, e ainda ela ficava o tempo todo ligado, assim o AC tinha que esfriar muito mais para vencer o calor do módulo....
Pós 98 foi mudado a posição do trocador de calor para mais longe da caixa principal e ainda ficou na posição vertical... Isso resolveu o problema? NÃO!!! Então eles colocaram uma valvula que controla o bloqueio da agua do motor para o trocador quando ele estiver na posição FRIO.... Eles mudaram também o projeto interno do compressor que está se tornando uma dor de cabeça incrível para os donos de corsa pos 98, oque está acontecendo é a quebra do selo, rolamentos com excesso de carga, eixo empenado causando as vezes a Perda total do compressor.... Esse Compressor não existe em paralelo, só usado e com valor elevado (E ainda você corre o risco de comprar um danificado)....Na autorizada custa em média R$3.000....
Esse problema do compressor faz que ele perca o rendimento depois de um tempo (O técnico da loja que eu fui disse que sua total eficiência só é vista no 1 ano de uso do carro, nem do sistema de ar....). Essa falta de eficiência faz que a valvula de pressurização fica biruta e liga o Segundo estágio, com isso o Vaporador gela e começa a escorrer muita agua dele......
Essa agua que escorre é a Infeliz que fede... Ela fica empoçada e ao ligar depois de um tempo ela joga esse cheiro AGRADÁVEL....uahauahua
Por isso o técnico pediu para ligar o ar quente com captação de ar externo e depois a higienização, pois assim você consegue evaporar toda essa agua.........
Poxa Leonardo!!!
Até q um dia... uma resposta para o fedor... hehehehehehe
Abraços.


Avatar do usuário
arthurmoraes
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Terça-feira 12 2005f Abril 2005 02:12:12 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por arthurmoraes »

Cara.. o meu corsa eh 98 com ar condicionado... sera que tem esse mesmo problema ai? pq vc disse q em 98 todo o sistema foi mudado... e depois disse q o compressor de 94 a 98 eh um dos melhores q a GM produziu... entao fikei na duvida... hehehehe...

O meu 98, tem esse compressor ou nao?

Abraços!
Arthur Moraes


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

arthurmoraes escreveu:Cara.. o meu corsa eh 98 com ar condicionado... sera que tem esse mesmo problema ai? pq vc disse q em 98 todo o sistema foi mudado... e depois disse q o compressor de 94 a 98 eh um dos melhores q a GM produziu... entao fikei na duvida... hehehehe...
O meu 98, tem esse compressor ou nao?
Abraços!
Sobre o ano 98 eu tenho duvida.....
Pois já vi 98 com sistema antigo, e 98 com sistema novo.....
Tem que ver se já existe a valvula controlada por vácuo para fechamento do trocador de calor..... O Relê dela fica fixado na torre do amortecedor do lado do motorista dianteiro.... Abrindo o Capô se for mod novo ela vai estar lá.....


Avatar do usuário
arthurmoraes
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Terça-feira 12 2005f Abril 2005 02:12:12 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por arthurmoraes »

Eh o seguinte... quando eu fui comprar o carro, o ar condicionado nao estava gelando la estas coisas nao, e ele me falou que era por causa desse tal de rele ai.. sera que ele ta falando serio? sera que o rele modificaria toda a temperatura?
e outra.... sera que com isso, ja da pra vc saber se o meu ar eh do bom ou do ruim? eheheh

abracos!
Arthur Moraes


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

arthurmoraes escreveu:Eh o seguinte... quando eu fui comprar o carro, o ar condicionado nao estava gelando la estas coisas nao, e ele me falou que era por causa desse tal de rele ai.. sera que ele ta falando serio? sera que o rele modificaria toda a temperatura?
e outra.... sera que com isso, ja da pra vc saber se o meu ar eh do bom ou do ruim? eheheh
abracos!
hehehehe... Na verdade os dois tem seus pontos bons e ruins....
Com a informação do relê já dá para saber qual módulo é o seu e suspeitar de qual modelo de compressor é....
Sobre o relê..... Esse que eu comentei é para abertura e fechamento da passagem de agua do motor para o trocador de calor do AR QUENTE....
Nos antes de 98 não existia essa valvula......Logo era um desafio a redução de temperatura, pois o módulo fica quente.....Tá aí o porque o compressor antigo é tão dimensionado no selo e no eixo.....
Já no mod novo, isso não é problema..... Pois existe uma valvula que controla a passendo de agua somente quando você pedir ar quente.....
Logo, foi aliviado o compressor para reduzir as perdas do motor.....


Skyway
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 15 2004f Setembro 2004 08:58:19 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Skyway »

hehehehehheheh, o meu não tem esse problemas de cheirinho nãum...hehehhe
Graças a deus!


eddy eddy
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 10 2006f Setembro 2006 10:55:58 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eddy eddy »

[quote="leonardo"]Viu, os corsas descritos aqui são todos acima de 98?
Pois em 98, todo o sistema de ar condicionado sofreu modificação, inclusive eu que tenho a Silver 96 não posso colocar um pós 98, mas vocês podem adaptar um antes 98 adaptando a linha de circulação de Gas para o Compressor antigo....
Não é porque eu tenho viu :D , mas o Compressor do 94 até 98 é considerado um dos melhores compressores da linha GM.... Oque matava nesses anos era a posição do trocador de calor que ficava muito proximo da caixa que distribui o ar, e ainda ela ficava o tempo todo ligado, assim o AC tinha que esfriar muito mais para vencer o calor do módulo....
Pós 98 foi mudado a posição do trocador de calor para mais longe da caixa principal e ainda ficou na posição vertical... Isso resolveu o problema? NÃO!!! Então eles colocaram uma valvula que controla o bloqueio da agua do motor para o trocador quando ele estiver na posição FRIO.... Eles mudaram também o projeto interno do compressor que está se tornando uma dor de cabeça incrível para os donos de corsa pos 98, oque está acontecendo é a quebra do selo, rolamentos com excesso de carga, eixo empenado causando as vezes a Perda total do compressor.... Esse Compressor não existe em paralelo, só usado e com valor elevado (E ainda você corre o risco de comprar um danificado)....Na autorizada custa em média R$3.000....
Esse problema do compressor faz que ele perca o rendimento depois de um tempo (O técnico da loja que eu fui disse que sua total eficiência só é vista no 1 ano de uso do carro, nem do sistema de ar....). Essa falta de eficiência faz que a valvula de pressurização fica biruta e liga o Segundo estágio, com isso o Vaporador gela e começa a escorrer muita agua dele......
Essa agua que escorre é a Infeliz que fede... Ela fica empoçada e ao ligar depois de um tempo ela joga esse cheiro AGRADÁVEL....uahauahua
Por isso o técnico pediu para ligar o ar quente com captação de ar externo e depois a higienização, pois assim você consegue evaporar toda essa agua.........[/quote]


poderia fixar esse post ou colocar em algum local como material de referência. Tava procurando e não achava explicação pro fedor :lol:


alexnovo
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Terça-feira 25 2007f Setembro 2007 01:58:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexnovo »

alguém pode me ajudar com o mau cheiro que sei do ventilador e do ar cond. Já fiz higienização e não adiantou.
Alex
corsa sedan 2003 1.0 modelo novo completo+GNV


HARLEY MANSKE
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 11 2008f Junho 2008 03:23:05 PM
Localização: Jaraguá do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por HARLEY MANSKE »

Cara, tenho o mesmo problema também, meu corsa é do modelo novo, e faz a mesma coisa... uma katinga danada quando liga a encrenca, depois de um tempinho passa.... quando o dia é muito úmido, até com o ar e o ventilador desligado ele dá umas fedidas. Já fiz 2 higienizações seguidas com troca de filtro e tudo mais, gastei uma grana alta nisso e continuou a mesma coisa...


alexnovo
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Terça-feira 25 2007f Setembro 2007 01:58:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexnovo »

parece que este problema é só no modelo novo, li em algum lugar que é um erro de projeto que dificulta a saida da água e umidade. Ainda vou tentar achar o dreno da água que se forma quando o ar cond está ligado p/ ver se ele está entupido. As vezes acho que sai pouca água quando o ar cond está ligado. Não sei o q fazer?!?!?!
abç
alex
corsa sedan 2003 1.0 modelo novo completo+GNV


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”