[DÚVIDA] - Corsa aquecendo demais depois da troca da bomba d

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Lealvs
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 24 2011f Março 2011 08:29:40 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Corsa aquecendo demais depois da troca da bomba d

Mensagem por Lealvs »

Ola pessoal,

Sei que ja tem bastante tópicos com relatos um pouco parecidos com o meu, mas esse esta me custando uma grana e muita dor de cabeça.

vamos la:

meu corsa estava com um barulho metalico que a cada dia aumentava mais, eu jurava que eram os rolamentos do alternador, entao levei no mecanico.
Foi diagnosticado defeito na bomba d'agua que estava indo pro saco. pois bem autorizei a troca e realmente o carro ficou lisinho, so com o barulho do motor.
agora vem o drama, 4 dias depois da troca da bomba, num dia frio aqui no sul, o ponteiro de temperatura começou a subir e passou dos 100 graus, chegando no vermelho, parei e esperei esfriar.
desci uma lomba a 90 hm/h e ponteiro chegou no vermelho de novo, parei desliguei e guinchei o carro.
antes do ocorrido, a temp. do corsa ficava cravado nos 90 graus, e quando chegava nos 100, armava a ventoinha que controlava tranquilamente. agora, a ventoinha so arma depois dos 100, quase no vermelho e a temperatura nao desce.
levei no mecanico e ele me disse que a valvula termostatica travou fechada, solicitei a troca e nao mudou nada, o carro esta ha 2 dias no mecanico e ele nao encontrou o defeito.
a temperatura passa dos 100 e liga a ventoinha que nao refrigera, não ha vazamentos de agua, oleo misturado e ar.
e o pior que o mecanico agora acha que o problema é radiador e junta do cabeçote.

sempre usei agua com aditivo, essa é a primeira vez que tive problemas com arrefecimento com esse carro, o que pode ser?

esqueci de mencionar, meu carro é um corsa GL 1.6 ano 96.

se alguem passou por isso e quiser me dar uma ajuda agradeço muito hehe
abraço a todos


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Rapaz, nossos motores 1.6 são mestres em dar isso.
Tive um problema de queima de junta a pouco tempo e acabei trocando todo o sistema porque algumas peças estavam mesmo ruins e outras já em pouco tempo iriam mesmo pro saco, e mesmo assim ele só arma em 100, 102, e a solução que encontrei foi colocar um cebolão no radiador pra armar igual a carro carburado.
Uma coisa simples, mas é uma possibilidade, veja se por acaso a sua ventuinha não tá girando pro radiador, porque pode ser que tenham desplugado e invertido a ligação sem querer, já vi vários carros assim, que não iam esfriar nunca, e foi só colocar certo e pronto.
Agora você falou da possibilidade de queima de junta, é um sintoma clássico disso é o carro aquecer mesmo. Se foi isso, basta trocar a junta, dando um passe no cabeçote e fica filé.
Quanto ao radiador, pra saber se ele não tá pasando água por alguma parte, depois que o carro esquentar, desliga e apalpa várias partes dele, se estiver todo quente, a água tá circulando legal, mas se tiver alguma parte fria, realmente ele tá entupido.
No mais aguarde mais opiniões do pessoal, ok?
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


Lealvs
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 24 2011f Março 2011 08:29:40 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lealvs »

peguei o carro hoje, o mecanico resolveu o problema de aquecimento trocando a valvula termostatica ( tinha uma MTE e ele colocou uma da GM que ja veio com cachimbo) e limpeza do sistema de arrefecimento.

rodei a noite inteira para testar, a temp. voltou ao normal com o ponteiro cravado nos 90 graus e acionando a ventoinha antes dos 100.

cheguei em casa abro o capo e escuto um chiado identico ao de uma panela de pressao saindo da tampa do reservatorio, dei um reaperto e o barulho baixou mas continuou.
isso é normal?
vou ficar de olho para ver se nao baixa no nivel .


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Lealvs, tem uma válvula na tampa. Parece estar com problema.
Quando rosquear a tampa tem que ficar firme, mas sem moer de apertar pra não estragar ela.


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

A tampa é barata, deve estar custando uns 15,00 reais. Troca logo e acabe com isso.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


Lealvs
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 24 2011f Março 2011 08:29:40 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lealvs »

Agora o chiado esta bem baixinho, so quando o carro esta desligado.
é normal sair um pouco de pressao pela tampa?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não, não pode sair pressão pela tampa. Vai perder água por evaporação.
Fora que o sistema é pressurizado se vaza pressão ele não chega na pressão ideal.


Lealvs
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 24 2011f Março 2011 08:29:40 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lealvs »

Comprei a tampa nova (R$17,00 na simpala porto alegre), quando sair do serviço vou testa-la.

valeu


soldiergantz
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 30 2008f Junho 2008 01:47:39 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por soldiergantz »

Lealvs escreveu:Comprei a tampa nova (R$17,00 na simpala porto alegre), quando sair do serviço vou testa-la.

valeu
Uma tampa original custa em torno de 17 reias aqui no rj,mas tb pode ser o reservatório!
O meu ta aquecendo tb,vou levar a um mecanico essa semana mas uma coisa curiosa aconteceu,andando na pista o carro marcava 95º parado ele vai a 100º arma a ventoinha no segundo estágio e retorna para o 95,andando na pista eu so virei o botão que trasmite o ar frio ou quente pra cabine do carro e deixei no quente sem ligar o aquecedor,o ponteiro cravou no 90 tanto parado como andando é normal isso ?


Lealvs
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 24 2011f Março 2011 08:29:40 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lealvs »

Fiz os testes com a tampa nova e nao teve mais o assobio caracteristico de pressao saindo.

o ponteiro quase nem passou dos 90, so na hora de manobrar ele na garagem que ligou a ventoinha, mas baixou muito rapido.

tudo que foi gasto para resolver problemas de aquecimento:

bomba d'agua R$110,00
Valvula termostatica R$ 70,00
Liquido de arrefecimento R$ 80,00
tampa do reservatório de expansao R$ 17,00
Serviço R$100,00

Ainda bem que nao foi a junta nem o radiador heheh

valeu gurizada


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”