[SOLUÇÃO] - Motor com água fervendo em pouco tempo? E agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

[SOLUÇÃO] - Motor com água fervendo em pouco tempo? E agora?

Mensagem por dudufuddellys »

Olá pessoal, tudo bem? É o seguinte, segunda-feira dia 30/04 voltando do trabalho, meu Corsa apresentou uma anomalia de repente!

Do nada, a temperatura subiu para 96ºc e a ventoinha do radiador disparou... Até aí tudo bem, pois aqui em Brasília, o clima anda meio estranho, quente e seco em um dia e em outro, chuva intensa. Só que eu fui reparando o ponteiro da temperatura subindo sem parar até chegar no 100ºc! Encostei o carro, desliguei, esperei um pouco para esfriar e afrouxei a tampa do reservatório com cuidado. Tinha água no reservatório. Continuei o meu caminho para casa, só que a temperatura novamente atingiu os 100ºc e nada de baixar a temperatura! Agora está chegando no vermelho, mesmo com a ventoinha disparando!

O que pode ser? Com o motor frio e ligo o carro e tiro a tampa do reservatório, a água circula normalmente, isso quer dizer que a bomba d'água está normal. A tampa do reservatório mantém a pressão.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

problemas na valvula termostatica é o mais provavel cara...leva pra um mecanico da sua confiança e pede pra ele checar! mas olha vi muuuuuiiiiitaaaaaa discussão sobre a temperatura do corsa, vi um engenheiro da chevrolet falando uma vez que a temperatura normal de operação do corsa é 95 a 100º mesmo, o primeiro estagio aciona com 95 e o segundo com 100º, o meu carro fica exatamente nessa faixa, não passa de 100 e não cai pra menos de 95 na cidade...na estrada o minimo é 76~80.....mas o seu ta chegando no vermelho então da uma olhada na valvula termostatica! quase certeza....da um toque quando resolver ok!?


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Xará,

O primeiro indício é a troca da válvula termostática.
Depois de trocar, não deixe nem o mecânico montar as capas da correia dentada.

Faça os testes e se não baixar, já troque a bomba dágua.

Depois faça novos testes novamente e poste aqui os resultados.

Pocilga,

Esse engenheiro da GM aí não tem Corsa.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Pois é Pocilga, o meu carro aciona a ventoinha em exatos 96ºc e em condições extremas (clima quente ou em congestionamentos) e não passava dos 98ºc. Era raro de chegar nos 100ºc. Depois disso a temperatura abaixava beirando os 93 e 94ºc quando parado em congestionamentos. Na estrada a temperatura depois de um certo tempo rodando com o carro, ficava cravado nos 90ºc.

Então galera, estou desconfiado que seja essas duas peças mesmo, bomba d'água e o termostato!
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Já que tu vai tirar olhar a bomba dágua, aproveita e pede pro mecânico conferir os selos do motor. Por serem de difícil visualização na parte traseira do motor geralmente esquecemos deles. Troquei os meus ha pouco temo e estavam horríveis de podre, eheheheh
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


nossiaki
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 04 2010f Maio 2010 05:00:38 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nossiaki »

Amigo, já pensou em mandar lavar o radiador?Pode estar impedindio circulaçao da agua.É ali que a água se resfria circulando.O meu corsa eu lavo todo ano.Abraços.


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

nossiaki escreveu:Amigo, já pensou em mandar lavar o radiador?Pode estar impedindio circulaçao da agua.É ali que a água se resfria circulando.O meu corsa eu lavo todo ano.Abraços.
Selos de motor não é, pois mês passado eu fiz a troca do gargalo da mangueira que sai da bomba d'água e entra no bloco do motor. Pelo elevador eu vi que todos os selos estavam bons. Mas vou verificar isso sim.

Vou verificar isso sobre o radiador tbm. Nossiaki, é você mesmo que lava o radiador do seu carro?
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Radiador sujo não faz tanta coisa, ainda mais do nada. Se começou depois de um passeio na lama ou algo assim até faria sentido.

Se não for a termostática veja a bomba d'água.
Se não for nenhuma das 2, pode ter queimado a junta.

Já fica de olho no óleo do carro pra ver se está normal.


CORSA - JUCA
:: Piquet ::
Mensagens: 359
Registrado em: Sábado 20 2010f Novembro 2010 11:29:06 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por CORSA - JUCA »

Provável que seja a dita valvula termostática, o meu também acontecia isso. Troquei a valvula, verifiquei as demais coisas ditas ai em cima, já que a bomba d'agua era nova e só felicidades.

vlw.
CORSA SUPER 4 PORTAS 97 - PRETO - Nego véio


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Awaked, junta não é, pois senão eu já teria visto sair fumaça branca pelo escape... E óleo tá normal.

Amanhã 05/05 em uma oficina vou saber a real e depois posto aqui o relato.

CORSA-JUCA, eu também estou crendo que seja essa bendita válvula termostática!
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”