Em alguns carros quando o motor é ligado vejo a água circulando do radiador para o reservatório de expansão através da mangueira. No meu corsa não vejo a água circular. Mesmo com o reservatório aberto, ligo o carro, espero esquentar e vejo a água subir e ser cuspida pra fora do reservatório, mas não vejo a mangueira que sai do radiador levar água até ele. Isso é normal no corsa? Alguma coisa poderia estar travando a circulação da água?
Agradeço a ajuda se possível.
Claudio
[DÚVIDA] - circulação da agua do radiador
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Tem uma válvula chamada termostática que segura o fluxo pra ajudar o motor a esquentar mais rápido. Ela pode estar travada fechada, ou mesmo entupimento como já foi bem colocado.
Coisa pra um mecânico resolver.
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A água foi trocada junto com aditivo tem uns 3 meses quando troquei uma mangueira. Agora tenho um pequeno vazamento no radiador, toda semana tenho que repor água e o carro esquenta, chega perto dos 100°. Vou trocar o radiador e ver como fica. Queria tirar esta dúvida sobre a circulação da água que achei estranho, vou pedir pro mecânico verificar essa válvula termostática.
Obrigado
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Não necessariamente. A válvula normalmente enferruja e trava, mas a própria ferrugem deixa passagem, bem pouca mas deixa. Fora que é necessário verificar se não tem entupimentos na mangueira.
Pra falar bem a verdade pode ser até a bomba de água ruim. Por isso avalie com calma e peça pro mecânico verificar tudo.
Pra falar bem a verdade pode ser até a bomba de água ruim. Por isso avalie com calma e peça pro mecânico verificar tudo.
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claudio123,
Essa mangueira q vc citou é a mangueira do retorno, vc só vai ver a água passar p aí se aumentar demais a pressão no sistema, principalmente se tivesse com algum problema de válvula.
Válvula termostática travada não é senão seu carro estária fervendo e a ventoinha não seria acionada, pois com essa válvula travada a água quente do bloco não seria trocada com a água fria do radiador p isso a ventoinha não iria armar.
É fácil vc tirar a sua dúvida a respeito de um possível entupimento na mangueira do retorno
Faça esse teste com o carro frio
Vc vai soltar a mangueira do retorno no encaixe do reservatório, depois vai tirar a tampa do reservatório e assoprar o bocal do reservatório, tapando com o dedo o encaixe de onde vc retirou a mangueira
O q deve acontecer e vc ver a água saindo pela ponta da mangueira de retorno sem q precise assoprar com muita força
Dessa maneira elimina a dúvida quanto a entupimentos.
Essa mangueira q vc citou é a mangueira do retorno, vc só vai ver a água passar p aí se aumentar demais a pressão no sistema, principalmente se tivesse com algum problema de válvula.
Válvula termostática travada não é senão seu carro estária fervendo e a ventoinha não seria acionada, pois com essa válvula travada a água quente do bloco não seria trocada com a água fria do radiador p isso a ventoinha não iria armar.
É fácil vc tirar a sua dúvida a respeito de um possível entupimento na mangueira do retorno
Faça esse teste com o carro frio
Vc vai soltar a mangueira do retorno no encaixe do reservatório, depois vai tirar a tampa do reservatório e assoprar o bocal do reservatório, tapando com o dedo o encaixe de onde vc retirou a mangueira
O q deve acontecer e vc ver a água saindo pela ponta da mangueira de retorno sem q precise assoprar com muita força
Dessa maneira elimina a dúvida quanto a entupimentos.
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Amigos,
Levei a uma oficina de radiadores e fiz a troca do mesmo pois estava com vazamento. Verificaram que havia circulação da água mas que estava fraca, inspecionaram as mangueiras estavam ok, tiraram a válvula termostática que estava com bastante ferrugem, fizeram a troca e a circulação passou a ficar normal.
Fizeram também a troca do plug eletrônico e a ventoinha passou a armar com 92°, antes armava com 95°.
Acho que agora está tudo ok.
Um abraço a todos..
Levei a uma oficina de radiadores e fiz a troca do mesmo pois estava com vazamento. Verificaram que havia circulação da água mas que estava fraca, inspecionaram as mangueiras estavam ok, tiraram a válvula termostática que estava com bastante ferrugem, fizeram a troca e a circulação passou a ficar normal.
Fizeram também a troca do plug eletrônico e a ventoinha passou a armar com 92°, antes armava com 95°.
Acho que agora está tudo ok.
Um abraço a todos..
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Amigos,
Levei a uma oficina de radiadores e fiz a troca do mesmo pois estava com vazamento. Verificaram que havia circulação da água mas que estava fraca, inspecionaram as mangueiras estavam ok, tiraram a válvula termostática que estava com bastante ferrugem, fizeram a troca e a circulação passou a ficar normal.
Fizeram também a troca do plug eletrônico e a ventoinha passou a armar com 92°, antes armava com 95°.
Acho que agora está tudo ok.
Um abraço a todos..
Levei a uma oficina de radiadores e fiz a troca do mesmo pois estava com vazamento. Verificaram que havia circulação da água mas que estava fraca, inspecionaram as mangueiras estavam ok, tiraram a válvula termostática que estava com bastante ferrugem, fizeram a troca e a circulação passou a ficar normal.
Fizeram também a troca do plug eletrônico e a ventoinha passou a armar com 92°, antes armava com 95°.
Acho que agora está tudo ok.
Um abraço a todos..
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