[SOLUÇÃO] - Vazamento de água no motor. O que fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
Kssincorsas
:: Piquet ::
Mensagens: 376
Registrado em: Terça-feira 08 2011f Novembro 2011 03:48:13 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - Vazamento de água no motor. O que fazer?

Mensagem por Kssincorsas »

E ai pessoal, to com uma duvida e antes de levar na oficina gostaria de ver se alguem pode me ajudar. É o seguinte meu corsa c ta com um vazamento de água proximo a correia dentada, e segundo um mecânico que eu levei o carro esse problema ocorre muito em corsa celta/prisma e tals... Então gostaria de saber se realmente isso é verdade e onde é esse vazamento, é na mangueira que vai do reservatório pro motor?

Abraços!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26803
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bomba d'agua
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Proximo a correia pode ser bomba d'agua
Mangueira do reservatorio tem a de retorno ligada direta ao radiador e a outra ligada ao tubo de distribuição atras do motor q leva água do bloco ao radiador, ar quente e ao reservatorio, não fica proximo da correia. O q fica mais proximo é a mangueira d'agua do coletor de admissão fica em cima atras da polia da correia dentada.


Avatar do usuário
Kssincorsas
:: Piquet ::
Mensagens: 376
Registrado em: Terça-feira 08 2011f Novembro 2011 03:48:13 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Kssincorsas »

É Rogermansur, creio que seja a mangueira d´agua do coletor, pois fica proximo a polia da correia, e vaza bastante, pricipalmente quando o carro está parado. Essa mangueira recebe pressão da bomba d´agua?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Todo o sistema recebe pressão da bomba.
Mas veja... o problema comum nos Corsas e Celtas é realmente a bomba. E ela está ali, junto da correia. Aliás, é a correia que aciona ela.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Kssincorsas,
Na verdade a bomba d'agua só faz a circulação da água, tanto é q vc pode abrir a tampa do reservatorio normalmente com o carro funcionando frio, o aumento da pressão vez com o aumento da temperatura chegando proximo a 1 bar com o sistema pressurizado e depois disso é feito o alivio pela valvula da tampa do reservatório para manter a prassão equilibrada
Então essa mangueira recebe a pressão de trabalho do sistema perto de 1 bar com o motor na temperatura de trabalho.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Isso acontece porque a válvula termostática está fechada com motor frio, no início, com motor frio e a bomba girando a pressão entre a bomba e a válvula é muito alta. Depois quando ela abre, tudo se equilibra.

Só um detalhe. Com aditivo que evita o liquido entrar em ebulição a pressão fica até menor que 1 bar. Tem carro que não chega nem 0,5 bar com aditivo. Só na água ferve tudo e passa do 1 bar. Por isso é importante o uso do aditivo de arrefecimento de boa qualidade.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

awaked,
É o principio da panela de pressão maior temperatura igual a maior pressão
Em veiculos sem a valvula termostática vc tambem consegue ficar com o carro funcionando sem a tampa do reservatório p muito mais tempo ainda pois demora p esquentar e não tem pressão.


Avatar do usuário
Kssincorsas
:: Piquet ::
Mensagens: 376
Registrado em: Terça-feira 08 2011f Novembro 2011 03:48:13 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Kssincorsas »

Pois então awaked, o vazamento é bem ali mesmo, proximo a correia, tanto que vejo a água pingando bem no rumo da tampa da correia.
Então RogerMansur, pelo que tudo indica o mais provavel é que seja a bomba d´agua ou a mangueira d´agua do coletor. Agora pensa, a mangueira do ar quente tava com vazamento no joelho e só vende a mangueira completa dai troquei a bendita achando que era a culpada de todo vazamento e depois que vi esse outro, porque o carro fica com a patroa e ai no fim de semana percebi que a temperatura aumentou muito, fui ver o reservatório e nada de água, totalmente seco, coloquei água e ai sim pude ver o local do vazamento.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Tem q ver certinho p não trocar peça sem necessidade, quando a bomba d'agua esta ruim e vazando normalmente tem um barulho nela tbem facil de se observar, e pode ser tambem q a água está escorrendo da mangueira lá em cima descendo pelo bloco e pingando em baixo perto da bomba bom seria desmontar a capa da correia para ter certeza.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”