[DÚVIDA] - Carro está fervendo. O que fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
tiagochaz
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 09 2011f Dezembro 2011 10:54:59 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Carro está fervendo. O que fazer?

Mensagem por tiagochaz »

Olá galera sou novo no forum!
E agora faço parte da familia corsa clube!


Vamos lá =]
Comprei meu carrinho wind 2p 1996!
Ele tá uma beleza, só fiz um aliamento, troquei o oleo e dei uns banhos nele...
mas infelizmente agora ele está esquentando muito sem motivos.
Hoje andei com ele uns 30 minutos sem transito e a temperatura subiu muito!
E o engraçado é que ONTEM eu tinha colocado agua no radiador... acho que até passou um pouco da marca.

Outra coisa... é que não tenho certeza se aquele ventilador tá ligando...
Hoje quando parei o carro aqui em casa mesmo... ele tava fervendo... ae tirei a tampa devagar ... e ele foi esfriando, e ele tinha "cuspido" a agua toda...

O que devo fazer? por favor me expliquem com Detalhes...
e não tenho muito dinheiro pra gastar agora =/ compre 4 pneus novos
e adquiri o carro a 2 semanas ><

me ajudem por favor!

E obrigado a todos.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

desde a tampa até algo muito serio....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sinceramente... não tem muito o que fazer no seu caso.

O jeito é revisar o arrefecimento:
- Precisa ver se a válvula termostática está funcionado, se não, trocar.
- Verificar se o eletro-ventilador está armando corretamente, se não, arrumar o problema, que pode ser tanto o sensor que ativa ele quanto problema no motor elétrico do mesmo.
- Eliminar vazamentos, pois o sistema é fechado e pressurizado, se baixa água é porque vaza, se vaza ele não trabalha direito. Como você disse que completou, vaza.
- Limpar o sistema com equipamento adequado, só deixar escorrer a água fora e completar com mangueira não limpa nada, porque fica água presa dentro das galerias do bloco do motor, além disso se seu carro tem ar quente a água que esquenta o ar é a mesma que resfria o carro, ou seja, tem que limpar direito.

A má notícia, não adianta trocar válvula sem limpar o sistema. Não adianta limpar se tem vazamentos, e não adianta tirar o vazamento sem verificar o resto. O que vai te obrigar a fazer tudo de uma vez.

JAMAIS coloque mais água do o nível máximo. O sistema precisa de espaço, com o aquecimento a água se espande.

O primeiro risco de fazer sozinho é deixar bolhas de ar vão provocar problemas muito graves.
O segundo risco de fazer sozinho é que o vazamento de água pode ser pra dentro do motor, se for o caso, a olho em casa não dá pra identificar e todo trabalho não vai resolver em nada o problema.

____________________________________________

O mais duro é que corre o risco de fazer tudo isso e estar com a junta do cabeçote queimada,
portanto, veja se o óleo do carro tem espuma, se está esbranquiçado ou se tem gotículas de água na vareta. Se for o caso, lamento, mas vai mais grana ainda pra fazer esse motor.

Não suma! Pergunte e nos mantenha informados!


tiagochaz
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 09 2011f Dezembro 2011 10:54:59 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tiagochaz »

Olá obrigado pelas dicas...

eu percebi algo... eu deixei o carro ligado para verificar se o ventilador ligava...
depois de uns 15 a 20 minutos com o carro ligado... a temperatura chegou a 97º e não ligou nd!
E eu percebi a agua fervendo dentro da bomba de agua.


Ok vamos para a facada... QUANTO fica mais ou menos no PIOR dos casos o concerto?

obrigado.


straderoo
:: Champ ::
Mensagens: 449
Registrado em: Segunda-feira 15 2009f Junho 2009 09:43:54 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por straderoo »

Amigo não adianta falar preço se não sabe o que está acontecendo, pode ser termostática travada, que não é caro mais precisa soltar a correia dentada para chegar nela, então da uma mão de obra mais cara.

Pode ser radiador entupido, até mesmo a tampa com a válvula estragada.

Eu aconselho levar no mecânico e passar no scanner para ver com que temperatura a ventoinha arma o 1º estágio, tem que passar pelo scanner justamente par ver qual informação está chegando na central e não no painel.

Depois disso deve conferir as estanquidade do sistema, é tipo de uma bomba que é colocada na boca do reservatório e mede se está com fuga de pressão.

Dai é indo por eliminação mesmo, mais é complicado falar assim a distancia. Pode ser até junta, então o melhor é levar mesmo no mecânico de confiança e com ferramentas especificas. E evitar andar com o carro sem antes saber com certeza o que está acontecendo.
Para conhecer o Camaleão, click no link: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não tem como dizer... depende qual é o problema. Aí vai ter que ver qual peça vai precisar.
A mão de obra é pior ainda, o preço muda de região pra região, e até mesmo dentro da mesma
cidade dá pra achar muita variação.

No chute assim... válvula termostática de 30~50 reais... provávelmente tem mangueira entupida, pode ir de 20~60 dependendo qual for e se for só uma... mão de obra vai sair uma bela facada, talvez uns 180, depende também do tamanho do problema... limpeza custa em média 50... tampa do reservatório uns 20... chega fácil nos 400 a não ser que realmente seja algo MUITO simples,e te digo, muito difícil.

O sensor do eletro-ventilador deve variar na faixa dos 30. O reparo do motor não tenho nem idéia.

Se for retífica não se preocupe, devolva o carro, faz pouco que está com ele mesmo.


tiagochaz
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 09 2011f Dezembro 2011 10:54:59 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tiagochaz »

Descobri o problema... aff

acreditem... a hélice do ventilador tá quebrada... so tem DUAS... e ainda ta MTO TRAVADA nem mexe... so se fizer muita força.

tem q trocar ><
e ve se resolve o problema.


tiagochaz
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 09 2011f Dezembro 2011 10:54:59 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tiagochaz »

alguem sabe me dizer se a ventoinha universal serve para meu radiador?

corsa wind 96

olhem http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ilador-_JM


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Só por ser adaptável deve ser ruim.

Uma ventuinha tem CFM uma espécie de medida do fluxo de ar. Ela é calculada de acordo pra cada tamanho de radiador. Uma mínima inclinação nas pás alteram isso. Cada carro usa um tipo ideal pro seu radiador.

Procure a do Corsa mesmo. Dependendo do que houve o motor pode ser arrumado e só trocar ali a frente com as pás que pode facilmente ser encontrado em ferro velho.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”