[DÚVIDA] - Pq o A/C não gela com sol quente?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
cypher
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Domingo 28 2008f Dezembro 2008 10:52:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Pq o A/C não gela com sol quente?

Mensagem por cypher »

Caros amigos..

Meu corsinha 00/01 não esta gelando qnd o tempo esta muito quente, de inicio até pensei q era pq nunca coloquei gas e uso pouco, 1.0 com gnv e ar ligado eh meio complicado, mas um dia desses liguei ele a noite e gelou mt bem, sem nenhum problema, estive percebendo q a ventoinha do ar ñ esta armando qnd liga e o segundo estagio da ventoinha do radiador so arma qnd esta mt quente, por volta dos 100°C e um amigo eletricista disse q ela tem q armar assim q o ar eh acionado.

Tem algum rele q comanda essa ventoinha ou alguma coisa q possa fazer pra testar se ela esta realmente morta?? Pensei em tentar ligar ela direto, mas preferi postar aki primeiro pra ver se tem como testar de outra forma.

Desde já agradeço a vcs.
abç...


Avatar do usuário
daniel_izaias
:: Moderador ::
Mensagens: 4041
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 09:08:13 AM
Localização: Pinhais - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por daniel_izaias »

O seu amigo eletricista não soube lhe informar isso ???

Pergunta pra ele ... com certeza saberá te dizer ...

Mas ainda sim ... acredito que um bela revisão no seu sistema de AC cairia muito bem ... pois pode ser falta de gás mesmo ...
E-MAIL: daniel_izaias@hotmail.com - WhatsApp: (+55 41) 99908-7019


cypher
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Domingo 28 2008f Dezembro 2008 10:52:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cypher »

Ele ñ trabalhar com ar e ñ cheguei a perguntar pq hj q percebi q a outra ventoinha ñ esta armando. Sem duvidas eh bom dar uma boa geral sim, mas vou pintar o carro agora, troquei radiador, cx d direção, suspensão..... o ar vai ter q esperar ate janeiro, mas keria ver se tinha como eu fazer alguma coisa..


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Tem uns tópicos aqui da turma do RJ reclamando da ineficência do A/C no verão, inclusive com testes, acertos e desacertos.

Dá uma olhada nos tópicos, vai encontrar muita informação.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


cypher
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Domingo 28 2008f Dezembro 2008 10:52:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cypher »

Vou dar uma lida com calma pra ver se tenho alguma ajuda nos topicos, mas meu ar ficava tranquilo no verão, ñ tem como comparar com um vectra, mas ficava fresquinho qnd estava parado e andando gelava bem.

abç..


Avatar do usuário
Premium
:: Champ ::
Mensagens: 412
Registrado em: Sábado 07 2009f Março 2009 01:57:17 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Premium »

Meus amigos, vim passar uma grande dica sobre ar condicionado e citar problemas que identifiquei em diversas firmas de NOME aqui do Rio.
Problema: Corsa Milenium 1.0 MPFI 2002 (da minha esposa) com ar cond. ruim.

Fui na FrioLine (Estr. Intendente Magalhães) porque a recomendaram como uma excelente firma[...]. Putz. Nunca deixem mexer no carro antes de combinar tudo nos mínimos detalhes sobre o serviço. Fatos:
1. Evaporador furado, foi trocado por um que não tenho nem ideia de qual é a marca, sem falar que arranharam um pouco do painel do carro dela;
2. Compressor ZEXEL maldito (argentino) ferrado. Foi adaptado com um suporte de fixação original (não me perguntem de onde eles tiraram aquele suporte mas pelo código era realmente original) um compressor Delphi CVC usados nos Classic/Celta a partir de 2003. O compressor aparentava excelente estado mas não vi embalagem, etiqueta colada nele nem coisa nenhuma. Vi infinitas fotos do compressor na net para ter certeza de que se tratava de um Delphi CVC mesmo (como eles ficam usando aquele desengraxante para limpar peças retiradas dos carros fiquei preocupado);
3. Limpeza, carga e[...]. Melhorou, mas continuou fraco e não param de me enrolar dizendo que é assim mesmo.

Galera, trabalho com navio, já tive ar condicionado de navio sob minha responsabilidade, arrumei na net um material super maneiro que fala tudo sobre ar cond automotivo (material do SENAI-SC). Segue abaixo o link do material:

http://marioloureiro.net/ensino/manuais ... doAuto.pdf

Posso dizer o seguinte:
1. Trocar componentes, sendo eles originais ou de procedência porreta (compressor / evaporador / expansora / condensador / filtro secador) quando for aplicável, testando antes de dizer que está condenado com pressão de ar dentro de uma banheira pra ver se está borbulhando mesmo;
2. Limpeza do sistema com R-141B (melhor produto para limpeza) usando como propelente para empurrá-lo pelo sistema o Freon R-22 ou Nitrogênio;
3. Fazer vácuo com bomba de vácuo específica, E NÃO COMPRESSOR DE GELADEIRA, medindo o vácuo que tem que se manter entre 25 e 30 mmHG (milímetros de mercúrio) por um período de 20 a 30 minutos;
4. Mantendo-se o vácuo, dar carga de gás R-134A da marca DuPont, NÃO ESSES GASES GENÉRICOS REFITADOS, no caso do Corsa B com 600 gramas de gás e 700 gramas para Corsa C, PESADOS NA AMPOLA, e não ir dando carga de gás até dizer que tá ok e adicionado óleo de 140 a 300 ml (NÃO SEI O VALOR ESPECÍFICO PARA OS CORSA). A marca melhor de óleo estou pesquisando ainda;
5. Medindo as pressões que devem ficar de 16 a 43 PSI na aspiração e de 160 a 250 PSI na descarga, acionando o eletroventilador entre 220 e 250 psi;
6. Algumas medidas para vocês terem ideia (refrigeração máxima / ventilação mínima / recirculação fechada / medição nas boquilhas centrais com termômetro de bulbo seco):
Meu carro: Corsa Premium 2008 nunca mexido em ar cond - 5°C;
Celta 2009 nunca mexido da amiga dela - 6°C;
Corsa Milenium 2002 by FrioLine - 14°C.
Parece que é baixo mas bota o carro na Av. Presidente vargas com 35°C às 12:00h, não são 43°C do verão ainda não, e verão que é muita diferença.

Galera, VAMOS AOS FINALMENTE:
1. FrioLine: não cumpre nada disso de procedimento de limpeza / vácuo / carga (só apenas ir jogando gás pra dentro e motinorando as pressões). Vácuo com compressor de geladeira. Carga usam gás genérico;
2. Refricentro Av. Brasil e Recreio: limpam com R-141B mas jogam ar como propelente. O mesmo acaba empurrando um pouco de umidade pra dentro do sistema. Vácuo ok. Carga usam gás genérico;
3. Bariloche São Cristóvão: CENSURADO total !!!
4. Veluplast São Cristóvão: excelente atendimento mas não deram mais detalhes dos produtos que usam !!!

Enfim, depois de andar 7 firmas no Rio, algumas das tidas como referência, estou combinando com um camarada de uma firma que fez a revisão do ar cond do navio que um amigo meu estava e ele e o primo tem todo o material previsto para o serviço. Marquei para o dia 03/DEZ. Depois posto mais resultados, ok???
Galera, registrem os parâmetros acima. Isso é o correto. Ar condicionado é muito simples mas muito rígido nos parâmetros a serem cumpridos. É SÓ ISSO. O problema é que as firmas querem fazer de qualquer jeito pra prender a gente nelas.


adaflon
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Terça-feira 29 2011f Março 2011 09:10:52 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por adaflon »

Premium, Amigo gostaria de saber como ficou o ar-condicionado do seu carro pois vi que vc foi em varias firmas e nenhumas deles resolveu e por isso gostaria de saber como ficou o ar depois de ter ido no camarada que mexia em navios.

Aguardo a resposta ok


Avatar do usuário
Premium
:: Champ ::
Mensagens: 412
Registrado em: Sábado 07 2009f Março 2009 01:57:17 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Premium »

adaflon escreveu:Premium, Amigo gostaria de saber como ficou o ar-condicionado do seu carro pois vi que vc foi em varias firmas e nenhumas deles resolveu e por isso gostaria de saber como ficou o ar depois de ter ido no camarada que mexia em navios.

Aguardo a resposta ok
O problema que tivemos foi no carro da minha esposa e já trocamos ele. Mas respondi pra vc por MP.


Miranda_sjc
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 04 2011f Fevereiro 2011 09:14:46 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Miranda_sjc »

Premium, parabens pelo topico.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Premium, se eu tivesse material para mexer no ar condicionado do meu carro, com certeza absoluta, eu mesmo mexeria. Não tem capricho melhor em todos os sentidos, o próprio dono mexer. Cara, tá cheio de mexânicos amadores no mercado, pegos nos seus 16 anos sem muita visão de vida, jogados numa oficina pelos parentes preocupados no seu futuro. Tem alguns que engrenam na vida e se transformam em excelentes profissionais. Profissional para mim é encarar cada serviço como se fosse o primeiro. E não fazer as coisas nas coxas, do tipo, já de saco cheio da carga de trabalho da oficina, vindo de noitada com cara cheia da ressaca. O que já vi de mexânicos assim...

Eu já faço várias manutenções em casa mesmo. Vou para casa do meu pai e no quintal mexo no carro. Moro em AP e não vejo a hora de trocar por uma casa com aquela garagem esquematizada.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”