[DÚVIDA] - Motor esquentando muito. O q fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao da pra levar ao pe da letra a serigrafia do painel, ja notou o qnt marca errado a velocidade....
corsa B o normal é ficar bem no meinho....
os corsas mais novos ficam em 1/4
se tiver com o scaner ligado e o sensor ok tem como ver a temperatura exata do liquido
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Então Sousaman, vc pediu para não prolongarmos o tópico e decidi enviar uma imagem do painel para esclarecer. Juro que encerro aqui.
Quanto a medida exata, creio não ser necessária ter nem no velocímetro do painel nem no medidor de temperatura, pois para condutores de veículos como nós medidas em proporções para menos é o ideal por coeficiente de segurança de uma forma geral. É válida a informação de painel sendo normal no corsa B o ponteiro travar nos 91° em percurso de estrada velocidade de cruzeiro 90-110 km/h e variar dos 95 aos 99° quando parados em engarrafamentos, aquele anda e pára nas horas de rush e etc. Onde o sistema de arrefecimento se encarrega de manter o equilíbrio térmico de funcionamento do motor. Ponteiro passou dos 100°, certamente terá problemas a não ser que exigiu demais do carro momentaneamente. Cessado este momento o range de temperatura volta a normalidade. Abraços


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é o q vale da indicacao pra nao deixar passar mesmo, no B do centro e dos novos de 1/4
e nem todos os paineis tem indicado valores
em varias postagens espalhadas ja foi mostrado como o ponteiro fica nos 2 modelos em condicoes normais....

agora se em uso extremo do carro passa do ponto certo, tem coisa errada, ao usar assim a agua aquece e a valvula termostatica deve ficar aberta, a alta rotacao do motor faz a bomba trabalhar mais tmb, circulando mais agua, e se isso nao da conta, a ventilacao forcada deve ser mais acionada...sem contar q nessas condicoes o fluxo de ar sera maior e ja contribui um pouco pra manter a temperatura....

tanto é q qnd meu carro era original o ponteiro sempre ficava em um lugar, hj com turbo e usando pra valer o ponteiro nao passa nada do lugar onde ficava originalmente...mesmo sem o uso de pressao, a turbina se torna um gerador de calor no cofre, e a ventilacao forcada é mais solicitada mesmo em uso civil....mas de forma alguma a temperatura deve passar do ponto normal de trabalho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Condição extrema quer dizer, vc pegar uma serra bem íngrime, baixa velocidade (baixo fluxo de ar nas colméias do radiador), carga sobre motor elevada, viajando com sua família,bagagens. Não necessariamente é atolar o pé. Realmente confundem condição extrema a rodar enfiado, mas não necessariamente é isso.
As marcações de relogio de temperatura são idênticas dos sem marcação para com marcação. A diferença é que num modelo não tem os números e noutro tem.
Então convencione: traçinho de 1/4 = 90° como vemos nos que tem marcação numerada
1/2 = 95°
3/4 = 100°
1/1 = inteiro, que é lá na faixinha vermelha por volta de 105°. Nesse traço não temos números em nenhum modelo. Simples assim.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a vantagem q agua com aditivo e hermeticamente fechada nao abre ebulicao aos 105C, mas pena q ja mandou pro vinagre junta e até cabecote...

mas mesmo nessas condicoes de uso, a ventilacao forcada tem q ser muito mais solicitada até tempo integral e dar conta de manter a temperatura dentro dos limites, mas como todos os sensores sao ligados a central, precisa ter um dispositivo q corte o funcionamento do motor, qnd aquece alem do normal, pq é facil reproduzir essas condicoes de uso, e muito facil ferver tudo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


leojmedeiros
:: Millennium ::
Mensagens: 110
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Fevereiro 2011 09:25:42 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leojmedeiros »

Bruno Estrela escreveu:Galera.

Estou com um problema no meu corsa wagon, ele fica o tempo todo enquentando a temperatura do motor.

Eu saio com ele e a temperatura vai toda hora no 100 e a ventuinha só liga quando esta no 100.

Quando eu viajo ele não esquenta mais quando pega um transito fica toda hora aquecendo indo 100 para o vermelho.

Se puderem me ajudar agradeço.

Obrigado...
Na minha Wagon tambem tava com um problema parecido no transito o ponteiro ia quase no vermelhor mas quando ja com o transito livre sempre ficava nos 100º (no meio do marcador)
meu problema foi resolvido trocando Valvula termostatica e sensor de temperatura e uma das mangueiras.....

abraco...


Bruno Estrela
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 16 2011f Outubro 2011 05:28:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Estrela »

Galera o problema do meu carro esta no radiador que estava sujo.

Levei em outro mecanico e ele desmontou e limpou e voltou tudo a funcionar normal e não chega nem no 100 mais, então quem tiver esse problema da uma olhada.

Como eu comprei o carro faz pouco tempo não ia imaginar por fora ele esta normal mais quando ele desmontou esta uma sujeira só.

Abraço


daniel da cunha
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Sábado 26 2011f Novembro 2011 12:16:02 PM
Localização: Maricá - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daniel da cunha »

ja postei em outro forum mas amigos veja na foto do nosso amigo 100 graus é muito perto do limite isso é um risco


leojmedeiros
:: Millennium ::
Mensagens: 110
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Fevereiro 2011 09:25:42 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leojmedeiros »

daniel da cunha escreveu:trabalhao aos 100 graus é um risco
Velinho 100 graus é o ponto para acionar a ventoinha se vc ler nos posts a cima/ou anteriores o Sem Controle e outros ja disseram a mesma coisa q eu!

ou seja 100 é o normal!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”