[DÚVIDA] - Qual temperatura do motor q liga a ventuinha?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
gilberto costa
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Sexta-feira 09 2010f Abril 2010 04:16:01 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gilberto costa »

Meus amigos, hoje meu corsinha só vai até 92º e liga a ventoinha. Eu já peguei esses dias outro engarrafamento e a temperatura não passou de 92º.
Levei o carro a um técnico em arrefecimento, radiador e ventoinhas onde me foi informado que a válvula termostática abre aos 42º, portanto para os padrões do Rio de Janeiro, a troca do sensor de temperatura do radiador, mais conhecido como CEBOLÃO do Peugeot, que é idêntico em seus encaixes, foi a decisão correta! É preferível ter o carro mais frio que muito quente, e o corsa arma realmente próximo aos 100º, daí a necessidade de se estar com os aditivos dos radiador sempre em dia para evitar surpresas.
Não me arrependo de ter trocado o cebolão de 100-95º pelo do Peugeot de 92-88º.
Um abração!
Corsa - Minha Paixão!


Deivson Tavares de lima
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 10 2011f Outubro 2011 08:54:24 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Deivson Tavares de lima »

entao gilberto , o cebolao do peugeot é a melhor opcao , é feito um cebolao ..ou a baixo da bobina é trocado a valvula de temperatura pelo a do peugeot, sabe qual é ? explica um pouco melhor ... te agradeco !!! ja ouvi falar sobre cebolao , mas colocando o do tempra para 87º C , mas as pessoas falavam que o carro comeca a cortar combustivel e enlouquece o computador do carro ., ele trabalha muito errado ..... isso foi o que algumas pessoas falaram , por que o carro tem ar condiciondado e o corsa precisa trabalhar quente ... isso é o que eu esculto , mas se vc fez o processo e nao viu nada disso , responde por favor to super interessado!!! outra te lembrando meu carro ano 2000 wind mpfi 1.0 gasolina e GNV , o ar nao é de fabrica.... fala se essas informações te ajudam na resposta ...... valeu cara , to aguardando!!!


gilberto costa
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Sexta-feira 09 2010f Abril 2010 04:16:01 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gilberto costa »

Deivson, tudo bem!
Meu camarada, quando cheguei no balcão da loja de peças com o interruptor térmico original do meu corsa na mão, o vendedor me fez as seguintes perguntas:
-O seu Corsa tem ar? Não!
-O seu Corsa é gasolina? Sim!
-O seu Corsa tem GNV? Sim!
Ele colocou na minha frente o interruptor(cebolão) do Fiat Siena que serve tb para o Iveco, para o Peugeot e outros que liga a ventoinha com 92º e desliga com 88º.
Eu havia recebido a informação que a válvula termostática abre a passagem da água do bloco do motor aos 92º, o que é uma informação errada. Ela abre a passagem da água com 42º para evitar um choque térmico no radiador. Aqui no Rio de Janeiro é muito quente e tem muitos engarrafamentos, portanto a troca do interruptor térmico que liga a ventoinha quando a temperatura da água atinge 100º por uma que liga a ventoinha aos 92º foi tudo de bom!
Não vou trocar pela original pelo fato do meu corsinha não estar apresentando nenhum sinal de mal funcionamento. Mas o meu casa é hum, pode ser que o seu caso seja outro apesar das temperaturas serem muito próximas.
Um abração!
Corsa - Minha Paixão!


daniel da cunha
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Sábado 26 2011f Novembro 2011 12:16:02 PM
Localização: Maricá - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daniel da cunha »

gente to vendo vocês falarem de arma ventoinho co 10 graus isso ja e superaquecimento !!? no meu liga por volta de 93 dizem que tem umas regulagem de veja direito pois podem esta correndo risco ai desnecessario


gilberto costa
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Sexta-feira 09 2010f Abril 2010 04:16:01 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gilberto costa »

Bem como eu disse anteriormente, eu coloquei um sensor que liga a ventoinha mais cedo e permanece com ela ligada por mais tempo. O correto é ligar com 100º e desligar a ventoinha com 95º. Após um problema com o sensor, que quase me custou um super aquecimento do motor, eu substituí por um sensor que liga a ventoinha aos 95º e desliga a ventoinha com 85 garus.
Para o transito do Rio de Janeiro, cheio de engarrafamentos e retenções, pra mim foi bom apesar de acelerar um já problema no relê da ventoinha que o fez queimar. Ao retirar o relê, foi constatado que o mesmo já apresentava algum problema de aquecimento anterior a troca do sensor do radiador, mas comumente chamado de cebolão! Fiz uma ligação nova, totalmente independente da original, a qual posso monitorar visualmente no cofre do motor, com relê independente, fusível e fios adequados a demanda do consumo da ventoinha.
Não nego que o carro trabalha mais frio, porém com a vantagem já citada acima. Cabe a cada um julgar se deve ou não fazer o corsinha trabalhar um pouco mais frio ou ficar a todo tempo no limite de super aquecimento até a hora que vai acontecer com certeza.
Um abração a todos!
Corsa - Minha Paixão!


_Jorge_
:: Rodeio ::
Mensagens: 718
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:31:26 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _Jorge_ »

Tirar a válvula vai deixar carro consumindo mais combustível. Até pq o sistema mantem o motor com uma rotação mais alta ate atingir a temperatura ideal de trabalho que é em torno de 92º. Com o arrefecimento aberto , isto vai demorar mais tempo pra acontecer...


gilberto costa
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Sexta-feira 09 2010f Abril 2010 04:16:01 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gilberto costa »

Olá Jorge, veja que eu não me referi em momento algum em retirar a Válvula Termostática do Motor do carro. Eu, atendendo a uma colocação do vendedor, optei por colocar um sensor de temperatura da água do radiador que liga a ventoinha mais cedo e não nos originais 100º do corsa.
Para quem mora em regiões mais frias, eu não aconselho tal troca, pois o motor trabalhará mais frio. Ele não ficará muito aquecido.
Realmente se nota um consumo levemente maior, que por mim valeu em função das altas temperaturas e dos engarrafamentos normais na Cidade do Rio de Janeiro. Todo esse processo foi feito pelo eletricista que procedeu a uma ligação independente da ventoinha com uma fiação mais forte e com relê separado. Estou vendo a possibilidade de instalar uma outra ventoinha no corsinha para auxiliar a já existente em momentos de engarrafamento.
Todos nós somos sabedores que o corsa originalmente trabalha com altas temperaturas chegando muito próximo a temperatura de fervura e ebulição da água, devendo sempre estar com produto anti aquecimento. Eu uso direto tal produto e a cada 3 meses em média eu substituo todo o líquido em uma limpeza geral do sistema.
Água é Óleo nunca é demais!
Um abração!
Corsa - Minha Paixão!


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Só lembre que não é só consumo o problema. Os pistões são ovalados e só ficam perfeitos no bloco quando expandem com o motor quente. Se ele fica mais frio, expande menos e trabalha ovalado. Isso causa desgaste prematuro e abrevia muito a vida útil do motor.

Não tem problema trabalhar quente desde que certo. Os carros são feitos pra isso. Pode morar no RJ ou até no mato grosso que é muito mais quente, isso é previsto pela fábrica.


tanassovia
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Domingo 01 2011f Maio 2011 10:04:47 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanassovia »

Gente desculpa desenterrar esse tópico mas ja to ficando de cabelo branco
Tenho uma Corsa Wagon GL 1.6mpfi que não usa cebolão e sim um sensor no cabeçote que manda a temperatura pra Injeção eletronica e aciona a ventuinha
Fiz td o motor do meu carro e troquei td oque tinha de direito incluindo bomba dágua, sensor de temperatura do painel e da injeção eletronica
Enfim o carro ta demorando mais pra acionar a ventuinha.
Antes armava aos 96 aproximadamente e agora aciona nos 100º
Ja coloquei a velha de volta e ta acionando na mesma temperatura
Ja foi trocado a Valvula Termostatica e dizem que ta mais quente por conta disso e que é o correto
Confesso que prefiro que acione nos 95º aproximadamente.
Alguem sabe como eu consigo essa proeza de baixar a temperatura pra acionar a ventuinha?
Vale dizer que a Valvula Termostatica não ta travada pois se pego rodovia ele roda na casa dos 92º aproximadamewnte de boa.
Um abraço e té+


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Engraçado, o meu efi liga a ventoinha 95º e desliga a quase 90º (ta com defeito no cebolao mas antes desligava a 92º).


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”