[DÚVIDA] - Acionamento do 2° estágio com falha. O q fazer?

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Rorion
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[DÚVIDA] - Acionamento do 2° estágio com falha. O q fazer?

Mensagem por Rorion »

Fatos:
-Fiz motor completo por esses dias.
-Retífica danificou (quebrou) aquele tubo frontal do ar condicionado ao remover motor. Nota: Tubo estava bem sensível pois foi feito um retrabalho neste tubo na adaptação de um outro compressor que coloquei no meu carro. Quebrou justamente na zona de retrabalho. Ar estava funcionado bem antes do episódio.
-Como consequência vazou todo gás do sistema.
- Sinalizei à retífica para eles resolverem o caso.
-Retífica mandou resoldar o tubo (ao meu ver ficou uma m...) e recarregar de óleo e gás. Na ocasião também trocaram um relé de 2° estágio do eletroventilador (não entendi mas ok)
- Peguei carro com motor ok e ar ídem gelando.

Estando eu amaciando o carro, ligo o ar por algumas vezes e tudo ok. Ati-ontem estava trafegando em rodovia, ar ligado, em determinado momento compressor desacopla e acopla (detalhe: rotação normal sem estar pisando). Ao entrar na cidade, trânsito truncado normal de cidade e ao passar por um quebra-molas ao sair percebo compressor dar aquelas desacopladas, pensei comigo, não pisei tanto para isso, mas continuei a rodar e ele acoplou novamente, mais a frente ele desacolplou e acoplou novamente no rodar normal. Fiquei bolado! Mais adiante sinto um cheiro forte de gás ,barulho de vazamento de gás e imediatamente o ar deixa de gelar no habitáculo.
Detalhe: essas desacopladas e acopladas do compressor ( ruído característico, um pouco parecido com aqueles espirros de carro turbo) sempre ocorrem em no máximo 2 segundos entre eles.
Fui numa loja de manutenção de ar para ver o que ocorreu e já preparado pela facada pois o troço caro manutenção de ar condicionado. Só a recarga de gás por aqui tão cobrando 120 pilas!!!!!

Foi constatado que vazou o gás por uma válvula de segurança(possui um diafragma) do compressor. Essa válvula deixa vazar o gás quando a pressão do sistema atinge um valor acima da segurança do bom funcionamento do sistema evitando colapsar compressor e outros componentes. Uma vedação de uma conexão também foi pro espaço.
Linha de análise a priori: Alta pressão - sinônimo de que o 2° estágio do eltroventilador não atuou em determinada condição.

Foi trocada a válvula de segurança do compressor, aproveitei e pedi para o cara refazer o tubo frontal com algo mais robusto. Ele pegou uma tubulação de vectra que tinha, arrancou uma parte de tubo com conexão e foi refeito com o meu tubo através de uma solda bem feita e robusta. Ficou bem feita. A vedação também foi trocada usando essa do vectra. Testada a estanqueidade do sistema, estando ok. Partiu para recarga de gás e óleo no sistema. Colocado para funcionar o ar, gelou ao ponto de embaçar todos os vidros, molhar o painel, 1° e 2° estágios entrando normalmente. Isso tudo com o carro na loja parado em marcha lenta e as vezes dando aquelas aceleradas para aumentar pressão e testar a entrada do 2° estágio, manômetros medindo as pressões de alta e baixa, acople e desacople de compressor e tudo ok. Contei a informação dessas desacopladas momentêneas de compressor e o cara me contou um história que já sabia, mas fiquei na minha cabreiro. (a história de ao exigir do carro o compressor desacopla por alguns seg por medida de segurança de dar mais vigor ao motor por exemplo numa ultrapassagem...etc).
Ali na loja nada de anormal apareceu para explicar esse vazamento de gás por alta pressão do sistema. O cara pediu para eu acompanhar de perto o comportamento do 2° estágio do eletroventilador ao sair dali pois não encontramos a causa desse vazamento.
Foi o que fiz, ao sair rodando , depois de 1 hora rodando com o ar ligado, voltam os desacoples e acoples de compressor sem nenhuma justificativa aparente. Ah, percebi rotação do motor um pouco mais elevada 1200 RPM ao tirar pé do acelerador e depois de uns 10 seg assim, rotação cai para os 900 RPM. Voltei lá meio cabreiro e o cara me disse estar normal, mas não me contentei. De ontem para hoje fiquei encucado com esse troço. Li em alguns fóruns sobre essas variações de RPM onde a baixa RPM tb desarma compressor e etc.
E me veio na mente uma situação que percebi no carro mas sem muita certeza que ocorreu, escutei o 2° estágio armar ao reduzir velocidade (menos ruído de motor, vento,etc) porém desarmou em seguida. Achei estranho essa rapidez.
Hoje de manhã saí para trocar algumas idéias com o cara dessa loja, porém não o encontrei e decidi rodar com o carro com ar ligado por um período e os acoples e desacoples apareceram de novo e em determinado momento ficaram mais intensos. Decedi desligar o ar ( não vou dar outro mole de romper as válvulas de segurança e peder carga de gás e pior danificar compressor no caso desta válvula falhar!!!) Parei o carro na garagem e liguei o ar. Fiquei ali acelerando o motor aguardando entrar o 2° estágioe nada! Compressor começou a desacoplar e acoplar então desliguei tudo.
Amanhã retornarei na loja com esse quadro. Não percebi vazar o gás, espero que não tenha danificado nada.

Caso puderem dar alguma dica ou esperiência do assunto, ficarei grato. Também mantenho a galera informada do diagnóstico in locco do carro


awaked
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Mensagem por awaked »

Nos VW há um relê, que realmente desacopla o A/C quando o acelerador é mais exigido, no meu Santana eram exatos 7 segundos, passado esse tempo ele acoplava. Na GM acredito que tenha também.

Se você acelerar de leve e com calma ele fica desacoplando também? Testou?
Outra possibilidade é problema nesse relê, no lugar de desacoplar só quando pisa fundo ele pode estar funcionando em qualquer acelerada meia boca. Teria que verificar se tem e se ele tá com problemas.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Fui na loja de manutenção de ar condicionado e fazendo os testes está tudo normal.
A minha preocupação era quanto a pressão e a monitorando esteve sempre ok, até porque a válvula de segurança abriu do meu compressor como contei acima. Até o momento não descobrimos a causa. Segundo o cara da loja pode ser por sensibilidade da válvula mesmo.
Os desacoples e acoples também simulamos situações e entendi o por que.

Coloquei um compressor Harisson que equipa os corsas,vectras antigos 94/99 originais de fábrica. Originalmente tinha no meu corsa o zexel.Equipam os corsas B 00 a 02.

Os Harisson são mais robustos que os zexel argentinos além de aceitarem reparos. Porém são mais pesados no seu acionamento.

Isso eu já sabia, inclusive quando eu troquei compressor me ofereceram esse harisson ou o Denso (mais leve). Como meu motor é 1.6 optei pelo harisson. Se fosse 1.0 optaria pelo Denso.
O que acontece, com o manômetro conectado simulamos situações.
Aqui no Rio está em temperatura baixa (frio) então a ventuinha de 2° estágio demora a entrar. Nitidamente observei através dos manômetros que a pressão não aumentava (um alívio pois pensei que estava alta ontem ao não ver entrar o 2° estágio do eltroventilador) e o compressor desacopla pois a temperatura interna estava em 3° aproximadamente e aí que vem aquele lance que me deixava cabreiro:

O compressor desacoplava nos 2,5° de temperatura interna e voltava quando a temperatura interna chegava nos 4,5°, mas não consegue acoplar de primeira em marcha lenta. A central mantém o motor um pouco mais acelerado justamente para isso. No meu caso, a marcha lenta em operação não está sendo suficiente para acoplar o compressor nesta condição. Por isso escuto os barulhos de tentativas de acoplar o compressor. Se eu acelerar um pouquinho de nada acopla.

Explicação: como coloquei um compressor harisson, motor recém refeito, creio que a marcha lenta com ar ligado esteja um pouco abaixo do ideal.
Se eu tivesse o zexel de repente não ocorreria pelo seu acionamento ser mais leve.
Estou pensando em fazer uma revisão na parte de alimentação do motor, limpeza no atuador de marcha lenta, pois a retífica não meche nisso qndo fazem motor.

A princípio saí da loja mais tranquilo pois cosegui simular as situações que tanto me intrigavam com o sistema instrumentado com manômetro e não percebi nenhuma falha de eletroventilador, pressões perfeitas e tal. E ar gelando muito bem.


Deivson Tavares de lima
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Mensagem por Deivson Tavares de lima »

cara achei super interessante seus comentarios e resolvi postar o meu problema , espero que com seus acontecimentos vc possa me ajudar , o meu corsa é wind 2000 , o ar nao é de fabrica, o carro tem gas , completo menos DH , e o carro trabalha em temperatura proximo as 100ºC , e o ventilador so entra no 2º estagio , que e o mais forte , ai eu ja queimei uma junta devido a alta temperatura , o que fazer ? eu ainda nao levei para alguem que mexa com ar , o eletricista disse que estava ok! o mecanico disse que o carro esta trabalhando certo e que o corsa trabalha quente mesmo. e eu fico com o c# na mao quando pego engarrafamento , por favor o que fazer , na br ele tambem fica em cima dos 100º , é complicado . e eu ja fiz a parte de cima do motor , e nao tenho a intencao de fazer de novo , alguem pode me ajudar


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Quando vc fez a parte de cima do motor, o mecânico trocou a bomba d'água e válvula termostática? Aproveitou e revisou o radiador, observando a carcaça (afim de eliminar pontos de ferrugem etc) e fazendo uma limpeza? Cara, isso aí já seria uma mão na roda deixando seu corsa com sistema de arrefecimento zerado.
Isso daí seria o B a Ba quando se faz motor...mas...


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