Boa noite amigos. Sou iniciante com carros e o primeiro carro que comprei foi um corsa wind MPFI 98. O carro esta' bem conservado e tudo. Porem, percebi alguns sintomas que acho que podem desvendar o misterio:
- Em percursos relativamente curtos (10-15 minutos), tudo normal.
- Se o ponteiro passar da metade, nao volta mais, é só aumentando a temperatura.
- Em trecho de transito ou vias de pequeno porte (1ª e 2ª) ai é que esquenta mesmo e fica em 100 direto. Nesse estagio a ventoinha dispara mas o ponteiro nao volta um centimetro.
- Se pegar avenida livre e colocar 60/70km por um tempo, o ponteiro comeca a voltar.
- Quando paro no sinal com o motor quente, parece que ele vibra de uma forma diferente, treme mais.
- Teve um dia que passou do 100 e ficou beirando o vermelhinho, entrei numa avenida esperando que a temp. pudesse diminuir, mas acho que estava tao quente que nao diminuiu. Ai desliguei.
Falei com um amigo que tem um palio, ele disse que o dele esquenta no transito, mas a ventoinha liga e o ponteiro volta. O meu nao volta.
Em resumo,
- Nao posso fazer percursos longos dentro da cidade;
- Nao posso andar em horarios de pico;
- Nao posso ficar muito tempo em ruas residenciais;
- Nao posso ligar o ar-condicionado
* Observacoes: Levei no mecanico e ele disse que o carro ta ''normal'. A primeira vista, vc nao repara, o negocio é depois que atinge o ponto ideal de aquecimento.
* Coloquei aditivo novo;
* Coloquei radiador novo;
* A luz interna do carro nao apagava mais e o alarme dispara sozinho. Tambem pensei em um problema eletrico.
Vou levar em uma autorizada mas queria a opiniao de vcs pra eu nao chegar lá sem saber de nada do que pode ser.
De já agradeco a ajuda.
[DÚVIDA]- Que Mistério do Aquecimento é esse?
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pode até nao baixar, mas nao deve passar do meio nunca, essas passadas ja devem ter causado danos
Rua não é disputa, é convivência.
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- sousaman
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Gilson,
Primeiramente trocar a válvula termostática do seu carro.
Depois mande ver o painel se está marcando corretamente numa casa de painéis.
Depois veja se a ventoinha está acionando aos 95 graus.
A água está sumindo?
Seu carro tem A/C?
O óleo está com pequenas gotículas brancas?
São os primeiros pontos a pesquisar.
Até mais!
Primeiramente trocar a válvula termostática do seu carro.
Depois mande ver o painel se está marcando corretamente numa casa de painéis.
Depois veja se a ventoinha está acionando aos 95 graus.
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O meu Corsa 1.0 MPFI 98 tb esquenta bem... Troquei válvula termostática e sensor de temperatura e fuido do radiador e continua a mesma coisa, o ponteiro dispara até os 100 ai a ventoinha aciona e ele volta pra cerca de 92, após um tempo aumenta dnv, isso na cidade e maior parte do tempo em transito
na estrada fica no 92 / 94, nunca passou disso, e ainda andando forte, 120 km/h e não sobe nem a pau
o ex dono do carro, q é mecânico q trocou a válvula e ele mesmo disse q era novinha, realmente era mesmo, testou o cebolão (tem um esquema q ele fez diferente lá, voltou do jeito original e mesma coisa) com o motor quente abre-se a tampa do radiador normalmente, sem ferver, sem apresentar reação alguma (ou seja não é a bomba)
eu sei q o painel é biruta, tem vezes q o ponteiro da temperatura dispara juntamente com o de gasolina, mas nessas disparadas nunca ultrapassa os 100, são raros momentos, qdo desregula MTO o ponteiro de gasolina q o de temperatura sobe bem também
fica a minha pergunta: será q a minha ventuinha está ativando antes dos 100, ao contrario do q eu vejo no painel? sei q meu painel tem problema mas ele fica normal as vezes...
soh q acho estranho ele esquentar tantas vezes em alguns percursos e ficar ligando a ventuinha, esse motorzinho eh cabeça quente mesmo? citaram um palio como exemplo, o Fire do meu pai eu NUNCA vi o ponteiro passar na metade, NUNCA mesmo e ele não eh o senhor cuidado com o carro eim...
vlw povo!
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o ex dono do carro, q é mecânico q trocou a válvula e ele mesmo disse q era novinha, realmente era mesmo, testou o cebolão (tem um esquema q ele fez diferente lá, voltou do jeito original e mesma coisa) com o motor quente abre-se a tampa do radiador normalmente, sem ferver, sem apresentar reação alguma (ou seja não é a bomba)
eu sei q o painel é biruta, tem vezes q o ponteiro da temperatura dispara juntamente com o de gasolina, mas nessas disparadas nunca ultrapassa os 100, são raros momentos, qdo desregula MTO o ponteiro de gasolina q o de temperatura sobe bem também
fica a minha pergunta: será q a minha ventuinha está ativando antes dos 100, ao contrario do q eu vejo no painel? sei q meu painel tem problema mas ele fica normal as vezes...
soh q acho estranho ele esquentar tantas vezes em alguns percursos e ficar ligando a ventuinha, esse motorzinho eh cabeça quente mesmo? citaram um palio como exemplo, o Fire do meu pai eu NUNCA vi o ponteiro passar na metade, NUNCA mesmo e ele não eh o senhor cuidado com o carro eim...
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no caso eu troquei o da ventuinha, q fica no motor...
o painel eu nem mechi, pensei em ser algum sensor ou mesmo algo mais "complicado" no painel pq o ponteiro de combustivel tb dá umas loucuras... seria bom se fosse verdade o tanque enchendo do nda kkkkkkkkkkk
vou experimentar levar em alguma casa de painéis, problema eh conseguir tempo pra ir =/
o painel eu nem mechi, pensei em ser algum sensor ou mesmo algo mais "complicado" no painel pq o ponteiro de combustivel tb dá umas loucuras... seria bom se fosse verdade o tanque enchendo do nda kkkkkkkkkkk
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- sousaman
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Cara,
Se tiver coragem de desmontar o painel em uma hora conseguiremos avaliar se seu painel não está bacana.
Depois que arrumei, ficou tudo de bom.
Abraços!
Se tiver coragem de desmontar o painel em uma hora conseguiremos avaliar se seu painel não está bacana.
O meu carro tava com a resistência do mostrador do painel avariado e me deixava maluco com aquilo.Drop Dead escreveu:O meu Corsa 1.0 MPFI 98 tb esquenta bem... Troquei válvula termostática e sensor de temperatura e fuido do radiador e continua a mesma coisa, o ponteiro dispara até os 100 ai a ventoinha aciona e ele volta pra cerca de 92, após um tempo aumenta dnv, isso na cidade e maior parte do tempo em transito
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No caso se essa tal resistencia estiver avariada, eu q não tenho habilidades eletrônicas (leia-se soldar) conseguiria trocar? É "Plug & Play"? Coragem de desmontar eu tenho sim, tendo tempo e calma faço isso numa boa, ainda mais q tem bons tutoriais por ai =]
- sousaman
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Cara,
O painel está parado nas casa dos meus pais.
Você desmonta e coloca omeu painel que está parado lá e faz os testes.
Qua a região de SP você mora?
Abraços!
O painel está parado nas casa dos meus pais.
Você desmonta e coloca omeu painel que está parado lá e faz os testes.
O papo da manutenção, só um técnico de paineis mesmo.Drop Dead escreveu:No caso se essa tal resistencia estiver avariada, eu q não tenho habilidades eletrônicas (leia-se soldar) conseguiria trocar? É "Plug & Play"? Coragem de desmontar eu tenho sim, tendo tempo e calma faço isso numa boa, ainda mais q tem bons tutoriais por ai =]
Qua a região de SP você mora?
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