[DÚVIDA] - COMO COMBATER O AQUECIMENTO DO MOTOR?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Douglas Bonfim
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 27 2010f Dezembro 2010 01:41:15 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - COMO COMBATER O AQUECIMENTO DO MOTOR?

Mensagem por Douglas Bonfim »

Senhores, bom dia!

Sei que este assunto já foi bastante discutido em existem inumeros topicos que existem neste site, porém é dificil encontrar comentários que realmente resolva o problema especifio de cada um. Ou eu ainda não aprendi a navegar no site ou realmente não exista, assim gostaria de dar uma sugestão aos moderadores: seria bom um campo de busca, por palavras chaves. De qualquer maneira gostaria de agradecer aos inumeros usuários que entram nos tópicos e trocam experiencias!!! Mas se estes fossem mais espeficios na sugestão de resolver o problema, seria mais facio para os outros, por exemplo no Fiat Tipo Clube, existe tópicos de "Faça você mesmo" com comentários extremamente bem detalhados e ainda com fotos, gostaria que este site tivesse algo parecido, pois devemos e queremos cuidar de nossos corsas e classics.

Bom, finalmente segue abaixo meu problema e gostaria de comentários do tipo "Faça você mesmo"

Todo final de semana, o reservatario de agua está quase que todo vazio, apenas com um dedo de agua... ando quase 300km toda semana (seg a dom), completo com agua até a metade do reservatorio, na ponta se seta indicadora.

Nestes ultimos dias tenho observado que quando vou colocar agua, fica borbulhando (fria), ou seja, acredito que tenha entrado ar.

Como eu retiro o ar ? Como eu troco a agua para colocar o adivitivo ? Pois no fundo do reservatorio está com sinais de ferrugem. (No manual é recomendado colocar aditivo com 5 anos ou 150.000km, e meu corsa está com 4,5 anos, ou seja, 2007, e está com 65.000km), mas por conta dos sinais de ferrugem acho bom colocar aditivo.

Já vinha suspeitando, mas confirmei neste domingo, 14/08, que a ventoinha está com problemas, não está funcionando, peguei transito e a temperatura chegou no vermelho, parei o carro e depois de uns minutos desligado, retirei aquele conector que fica ao lado direito do cabeçote, embaido de onde são conectados os cabos de velas, (este é o que faz o painel mostrar a temperatura do motor) e depois de um tempo com o motor ligado a ventoinha começou a funcionar, me disseram que assim ela está ligada direta e irá funcionar o tempo todo. Mas passados alguns minutos, liguei de novo o conector e a ventoinha continuou a funcionar, porem numa velocidade menor, sendo assim deixei. Mas chegando em casa de volta, a ventoinha não estava funcionando de novo, portanto voltou a aquecer.

Alguém poderia me dar alguma orientação para resolver o problema, orientação do tipo "Faça você mesmo"

De qualquer maneira já agradeço a todos que comentarem!!!

Obrigado,

Douglas Bonfim.
Classic 1.0 Super 2007


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

- Quanto a busca... ela existe, está na barra superior do site, no lado direito. "Pesquisar".

- Quanto a ventuinha, tem que arrumar primeiro. Não tem jeito. Auto elétrica.

- Quanto ao vazamento. Tem que resolver primeiro, se não vai jogar dinheiro fora com o aditivo que é caro. Pode ser inclusive que a água esteja indo pra dentro do motor aí é grave.
Veja o vídeo, assim se testa: http://youtu.be/GN6CGB40BSo

- Quanto ao aditivo: 5 anos ou 150.000 é o AC Delco. Cada marca tem um período diferente. Normalmente 1 ou 2 anos. Se não me engano no manual fala em 50% de adiivo pra 50% água. Significa que 1 garrafa de aditvo não basta. Por isso arrumar os vazamentos primeiro, pra não jogar dinheiro fora.

- Quanto ao tutorial de como limpar:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=58904
Leia com muita calma, assista o vídeo ali indicado. É importante entender o principio. Caso contrário não vai limpar a água suja presa nas galerias do motor.

Aqui alguém que seguiu com calma e entendeu o tutorial acima:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=42


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Dá uma olhada aqui:
http://corsaclube.com.br/viewforum.php?f=71

Fora o link acima o fórum está dividido em assuntos, muito bem organizado. Dentro de cada área, por exemplo: Funilaria, Elétrica, Arrefecimento (como este)... enfim vários. Dentro de cada opção temos os tópicos fixos, que normalmente tem os tutoriais e debates mais relevantes.

Tudo o que quer tem aí... é só se habituar com o modelo do fórum.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Douglas,

Água baixando é vazamento aliado ao calor.

Primeiro: Aqueça bem o carro e coloque-o de frente virada para baixo em uma ladeira.
Segundo: cubra o chão com algum jornal para descobrir aonde tem pingos. Deixe o carro descansar por 1 hora lá.

Depois veja se tem algum vazamento no sistema e procure-o vedá-lo.

Uma indicação de oficina: www.paccini.com.br

Se quiser bater um papo num final de semana é só falar.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Douglas Bonfim
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 27 2010f Dezembro 2010 01:41:15 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Douglas Bonfim »

Senhores, boa tarde!

Obrigado pelos comentários!!!

Parte do problema foi resolvido...

Ventoinha - O conector da ventoinha (acho que é esse o nome... uma ponta ligada no cabeçote e outro no ventoinha) estava com mal contato (a ponta ligada na ventoinha) tiramos o conector, e com uma chave de fenda apertamos bem pouco o pino femêa para quando conectado no pino macho não haver folga, e também mudamos de posição o fio que parecia muito puxado, pois estava preso por uma abraçadeira plastica (acho tambem conhecido com enforca gato) junto a mangueira que vai do radiador para o reservatorio de agua, e pronto problema resolvido!!

Reservatorio de agua - deve ter vazamento mesmo. Fizemos este serviço no domingo, e enchemos o reservatorio até um pouco mais da marca de nivel maximo, de lá pra cá, terça-feira, rodei uns 190km e o reservatorio está quase que completamente vazio. Sábado vou verificar para descobrir, pois quero limpar o reservatorio e colocar aditivo.

Obrigado!

Douglas Bonfim


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”