Se vc apenas ligar o motor, sem andar, qual a variação da temperatura após a ventoinha dar a primeira ligada?
Mesmo com a temperatura, sem chegar aos 98°C, vc já tem pressão no sistema?
Seu motor está com VT?
[DÚVIDA] - PQ TEM MUITA PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?
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Então, vai até o 95° + ou -. Tem válvula termostática sim. Esse problema só começou dps que fiz o motor. Antes ele não tinha válvula termostática.
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Então meu caro...pressão só existe em duas situações:
1 - temperatura alta
2 - fuga pelo cabeçote
Considerando seu relato de pressão no sistema, por sentimento e não por valores (a válvula do expansor segura até 1,4 Bar), sugiro vc confirmar essa pressão com manômetro, pois antes de 1,4Bar, não podem ocorrer vazamentos em conexões... isso pode ser braçadeira com pouco aperto ou irregularidade na superfície das conexões (lado mangueira ou do tubo).
Se ocorre acima desse valor, sua válvula da tampa não está funcionando... e por ela só pode sair ar, que é o alívio da pressão... mas não pode haver pressão por temperatura, já que ela está normal.
A conclusão lógica é de que esteja ocorrendo fuga pelo cabeçote (mesmo recém feito), podendo ser falta de aperto ou erro no faceamento/retífica da superfície.
Borbulhar é numa situação extrema de queima da junta... sua provável fuga de pressão pode ser mínima, de forma a não chegar a borbulhar, mas gerar pressão no sistema.
1 - temperatura alta
2 - fuga pelo cabeçote
Considerando seu relato de pressão no sistema, por sentimento e não por valores (a válvula do expansor segura até 1,4 Bar), sugiro vc confirmar essa pressão com manômetro, pois antes de 1,4Bar, não podem ocorrer vazamentos em conexões... isso pode ser braçadeira com pouco aperto ou irregularidade na superfície das conexões (lado mangueira ou do tubo).
Se ocorre acima desse valor, sua válvula da tampa não está funcionando... e por ela só pode sair ar, que é o alívio da pressão... mas não pode haver pressão por temperatura, já que ela está normal.
A conclusão lógica é de que esteja ocorrendo fuga pelo cabeçote (mesmo recém feito), podendo ser falta de aperto ou erro no faceamento/retífica da superfície.
Borbulhar é numa situação extrema de queima da junta... sua provável fuga de pressão pode ser mínima, de forma a não chegar a borbulhar, mas gerar pressão no sistema.
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Entendi. Qual seria a forma de identificar essa fuga de pressão do cabeçote? O óleo ficaria normal ?
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Problemas no cabeçote variam muito...
Há casos do líquido passar pra câmara - enferruja vela
Há casos do líquido passar pro óleo - chocolate
Há casos do óleo passar pro líquido
Há casos da pressão passar pro líquido...
Qualquer dos casos pode ser pego no teste de compressão dos cilindros, mas depende da intensidade da interação... coisas mínimas não são pegas.
Nesse caso só abrindo e levando pra retífica conferir... não só a planicidade, mas também eventuais trincas pouco perceptíveis aos olhos.
Há casos do líquido passar pra câmara - enferruja vela
Há casos do líquido passar pro óleo - chocolate
Há casos do óleo passar pro líquido
Há casos da pressão passar pro líquido...
Qualquer dos casos pode ser pego no teste de compressão dos cilindros, mas depende da intensidade da interação... coisas mínimas não são pegas.
Nesse caso só abrindo e levando pra retífica conferir... não só a planicidade, mas também eventuais trincas pouco perceptíveis aos olhos.
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Mais isso afeta o desempenho do carro ou só é questão de completar líquido? Pq completei tem cerca de 1 mes.
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Nem sempre é perceptível... depende da intensidade... mas o líquido do arrefecimento não é consumível, ou seja, em situação normal ele nunca baixa de nível... só por algum problema.
Não sofra por antecipação.... certifique-se das conexões sem vazamento, abaixo de 1,4 Bar... se tudo certo e vaza com pressão alta, aí não tem saída, é cabeçote.
Não sofra por antecipação.... certifique-se das conexões sem vazamento, abaixo de 1,4 Bar... se tudo certo e vaza com pressão alta, aí não tem saída, é cabeçote.
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