[DÚVIDA] - Como Instalar ar condicionado em corsa 2001?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como Instalar ar condicionado em corsa 2001?

Mensagem por leandrofviana »

Galera,

Adquiri um kit de ar condicionado que era de um corsa 2003 para colocar no meu corsa 2001 1.0 básico. Existe alguma adaptação que precisará ser feita? Algo que precisa ser trocado? Quem já fez pode dar uma dica do que tenho pela frente? Qualquer ajuda será bem vinda.
leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrofviana »

Agora que reparei que não coloquei o tópico da forma correta, com [DUVIDA] antes. Não acho o lugar para consertar. Desculpe.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O que tem no seu kit?

Que eu saiba até o radiador do carro é diferente pra carro com A/C. Tem o botão no painel.
Carro com A/C tem um relê que desacopla a embreagem do compressor por alguns seguntos quando afunda o pé no acelerador, pra melhorar as ultrapassagens.

O que veio no kit que vc comprou?
leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrofviana »

Amigão, obrigado pela resposta. Eu não entendo muito de ar condicionado não, então pelo que vi lá veio o radiador do ar com a ventoinha, veio uma polia, aquele filtro secador novinho lacrado, aquela parte do painel (dentro) com uma parada tipo um radiador mas não veio este tal botão. Foi inclusive ele que o vendedor me disse que faltava. Este botão é parecido com aquele botão que liga o ventilador e se puxar, o desembaçador do vidro traseiro? Procurei na internet o painel do corsa igual ao meu com ar condicionado e todos que eu vi só mudava o botão de trocar para ar quente ou frio como este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -corsa-_JM
leandrofviana
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 25 2010f Outubro 2010 11:01:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrofviana »

Ah, veio as mangueiras e o compressor também, é claro. Esse lance da embreagem que você falou eu não sei como funciona mas parece ser muito interessante.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ao que me consta não seria só o botão, o comando interno dele também é diferente (onde encaixa o botão). Seria esse mesmo. O esquema é levar numa especializada em A/C. Porque não sei se o Corsa usa 1 radiador maior com o A/C, ou se usa dos radiadores menores. De qualquer forma acredito que terá que trocar o seu.

Sobre a "embreagem". Um carro com A/C, tem o compressor ligado ao motor por uma correia. Ou seja a correia faz a polia do compressor girar 100% do tempo. Essa "embregaem" acopla o compressor a polia, fazendo o sistema funcionar. Todo A/C é assim. Ela já está junto com o compressor.

A parada do painel dentro tipo um radiador deve ser o ar quente pela sua descrição. Ali vai precisar de 2 mangueiras de água, que vão ligadas ao sistema de arrefecimento. A mesma água que resfria o motor esquenta o ar.

Leve numa especializada e peça um orçamento para instalar.
nandoflsf
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 31 2011f Maio 2011 11:38:46 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nandoflsf »

Cara. Seguinte:
No meu corsa eu instalei o ar condicionado. Mas temos umas perguntas básicas antes:
Seu corsa vem com Direção Hidráulica de Fábrica? Se sim, vai ter que cortar a longarina esquerda, para colocar a base do motor e acoplar o compressor e bomba hidráulica.

Se ele não tiver, então pode instalar tranquilo que vai dar certo. (Isso se você tiver o Kit completo).

Minha recomendação para quem ainda vai instalar no corsa. Compensa, porém dá um trabalhão. Tem que desmontar o painel completo!

Vai ter que trocar a caixa de ar completa (Onde ficam os botões)
Trocar o porta luvas por um menor, ou cortar... pois atrás dele fica parte do ar condicionado.

Quanto ao lance de "Desarmar" o compressor quando pisa com o pé, é uma ligação que você vai ter que fazer na central de IE (Leva 12 Volts para o pino certo que agora eu não me lembro) E a central emite "Terra" para o relé do compressor e automaticamente ativa a primeira ventoinha. A ventoinha secúndária (A que fica em frente à condensadora) eu programei para ligar somente quando a pressão aumentar e esquentar mais o radiador do AC. A parte mais "Gostosa" é a elétrica... a parte que dá mais trabalho é a Mecânica!

Agora vai o que aconteceu no meu carro após o AC instalado por fora e desta forma:

Temperatura normal com o AC ligado, mais frio com o AC desligado.
Aceleração correta quando o AC está ligado (Mas tem que fazer a programação via Tech2)
Não morre quando desacelera repentinamente;
Requisições do motor a central comanda o compressor do AC;

E gela muuuiiiito.... Aqui em Brasília posso passar a dica do montador que instalou, é muito bom e eu recomendo. Fiz tudo 100% original!

Agora minha pergunta. Mesmo assim, é necessário trocar o Radiador para um maior? POrque eu percebi que em viagens longas meu carro se mantém muito quente quando o AC está ligado.

Att.
nandoflsf
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 31 2011f Maio 2011 11:38:46 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nandoflsf »

Só para complementar... é necessário a troca do radiador de água também! Feito isso, deu tudo certo. 100% instalado e confiável para qualquer estrada. Vai ser necessário trocar o defletor de ar para o radiador maior... compensa e vale qualquer real investido! Qualquer coisa pode entrar em contato comigo que informo o instalador que realizou o serviço em meu classic e dou as dicas para o funcionamento correto.
nandoflsf
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 31 2011f Maio 2011 11:38:46 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nandoflsf »

Senhores, Informo que o projeto de instalação das melhorias incluindo AC e Direção hidráulica no meu carro terminou e ficou 100%. Agora vou informar aqui o que será necessário fazer para deixar seu carro ainda mais completo! (Além do dinheiro, é claro) - mas vale a pena!

Normalmente os Corsas foram projetados para serem carros simples e baratos. Mas eu deixei o meu completo com Ar, Direção hidráulica, Retrovisores elétricos, mantas acústicas no assoalho e porta malas.

Para instalar o AC tem que comprar o KIT ORIGINAL GM.
- Será necessário desmontar o painel completo para a instalar a caixa de AR (Quente e original). - Vai ser necessário, também, instalar o radiador maior para não esquentar o seu carro em estradas longas e engarrafamentos. A temperatura não pode passar do meio no engarrafamento... Então as duas ventoinhas terão que permanecer ligadas juntas.
- Será necessário informar à central do seu carro que ele possui o AC habilitando a função pelo Scanner. Vai ser necessário enviar 12V para a central do seu carro para que ele comande as ventoinhas e arme/desarme o compressor quando necessário. (Isso evita seu carro morrer quando para ou quando precisa de mais força a central desliga o compressor deixando o motor mais aliviado.

Aproveitei para instalar a Direção Hidráulica também... Lembrem-se KIT ORIGINAL GM (Nada paralelo)


- Cortar a longarina esquerda para colocar o suporte do motor internamente (Conforme montagem original)
- Polia motriz e alternador para 6PK... instalar o KIT que já possua o tensionador da correia. Pois a antiga correia deixará de existir e será passada somente uma correia 6PK para todo o conjunto.
- Reposicionar o Alternador (Recomendo a troca dele por um de 70Ah) eu instalei um de 90AH

AC e direção instalados e perfeitamente funcionais!

Aproveitei para trabalhar a acústica do carro. Então instalei no assoalho traseiro, banco traseiro e porta malas a manta para reduzir o barulho que vem de fora. Acredite, o carro mudou muito.. aifinal, visando reduzir os custos, a GM retirou estes itens do carro.

Meu próximo item no trabalho da acústica será instalar a manta e carpete na tampa do porta malas para complementar o trabalho acústico - ressalto que esta manta e carpete estão presentes no Vectra...

Agora para quem está com medo de instalar... se o KIT for original, o instalador não tiver preguiça... vale a pena e fica 100%

Qualquer dúvida estou a disposição! E aqui no CC, temos muitas dicas importantes! Vale a pena conferir!
zecagimenez
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 16 2014f Abril 2014 10:29:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zecagimenez »

Cara, estou em São Paulo e procuro indicação de oficina para instalar ar e direção no meu Corsa wind 99. Me desculpe por não estar no lugar certo, mas me cadastrei hoje e não entendi o site muito bem. Você pode me ajudar? meu email é zecagimenez@hotmail.com se puder dá um salve lá, valeu
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”