[OPINIÃO] - VENTILADOR DO CONDENSADOR! SERÁ Q DÁ CERTO?

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leandrovillar
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[OPINIÃO] - VENTILADOR DO CONDENSADOR! SERÁ Q DÁ CERTO?

Mensagem por leandrovillar »

Muito bem amigos, após ler vários relatos de A/C com baixo rendimento em baixa rotação e por estar passando por esse mesmo problema há algum tempo e depois de checar todo o sistema de A/C me veio uma idéia após alguns testes....

Meu A/C em baixa tbm não gela só que nessa situação com o manometro ligado a compressão do A/C está normal mas na cabine não gela.

Minha ventoinha do condensador está normal e funcionando normalmente nos dois estágios, mas, obviamente ao jogar água no condensador e no filtro secador o ar passa a gelar em baixa, depois volta td ao normal...

Estive pensando: e se eu deixar a ventoinha do condensador ligada direto no segundo estágio? como fazer isso sem torrar com a elétrica do meu carro? bom, pensei no seguinte esquema elétrico vejam se vcs concordam:

1) utilizar um rele normalmente aberto de 4 pinos e 40A
2) os fios que chegam na ventoinha do condensador utilizar para alimentar a bobina do rele
3) puxar o positivo direto da bateria, via rele, e com um fusível de proteção (talvez de 30), para a ventoinha do condensador
4) puxar o negativo da bateria direto para o condensador

Fazendo isso, independente do sinal enviado para a ventoinha do condensador a mesma estaria sempre no segundo estágio, baixando mais a temperatua e pressão do gás refrigerante, melhorando a refrigeração e sem comprometer o chicote elétrico original!

O que vcs acham?


lulaf
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Mensagem por lulaf »

Não entendo muito dessa parte de instal~ção de relés pra isso ou aquilo, mas posso te dizer que o ar tem que gelar na baixa normalmente sim.
Se o teu ar não gela na lenta, algum problema tem, como a passagem para a cabine onde geralmente entope os microfuros e aí o ar gelado só passa por pressão na alta velocidade.
Também convém ver os selos do compressor, por onde pode escapar gás quase imperceptivelmente.
A limpeza do condensador também é necessária para o bom funcionamento do ar.

Em todo o caso se a tua experiência der certo, me tira uma dúvida: mesmo com o ar desligado a ventuinha iria trabalhar na alta?
Se isso acontacer, a temperatura do carro não iria trabalhar muito fria?

Se não for isso, e só trabalhar na alta co o ar ligado, posta aqui o resultado e como você fez as ligações pra gente.

Boa sorte !
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


joãorlm
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Mensagem por joãorlm »

leandrovillar escreveu:Muito bem amigos, após ler vários relatos de A/C com baixo rendimento em baixa rotação e por estar passando por esse mesmo problema há algum tempo e depois de checar todo o sistema de A/C me veio uma idéia após alguns testes....

Meu A/C em baixa tbm não gela só que nessa situação com o manometro ligado a compressão do A/C está normal mas na cabine não gela.

Minha ventoinha do condensador está normal e funcionando normalmente nos dois estágios, mas, obviamente ao jogar água no condensador e no filtro secador o ar passa a gelar em baixa, depois volta td ao normal...

Estive pensando: e se eu deixar a ventoinha do condensador ligada direto no segundo estágio? como fazer isso sem torrar com a elétrica do meu carro? bom, pensei no seguinte esquema elétrico vejam se vcs concordam:

1) utilizar um rele normalmente aberto de 4 pinos e 40A
2) os fios que chegam na ventoinha do condensador utilizar para alimentar a bobina do rele
3) puxar o positivo direto da bateria, via rele, e com um fusível de proteção (talvez de 30), para a ventoinha do condensador
4) puxar o negativo da bateria direto para o condensador

Fazendo isso, independente do sinal enviado para a ventoinha do condensador a mesma estaria sempre no segundo estágio, baixando mais a temperatua e pressão do gás refrigerante, melhorando a refrigeração e sem comprometer o chicote elétrico original!

O que vcs acham?
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Olá amigo é o seguinte, creio eu que a ventuinha no primeiro estagio nao é alimentada com a tensao de 12v, entao vc terá que conceguir um relé que aceite essa variaçao de tensao para que o mesmo mantenha armado quando o modulo mandar sinal para o primeiro estagio certo?

Quanto a puxar os fios direto da bateria, verifica com um multimetro qual sinal é cortado com a ventuinha desligada se é positivo ou negativo creio que seja positivo, assim voce ja tem um fio até o local do ventilador utilizando apenas um vindo da bateria.

Creio que seu maior problema seria no rele ele nao teria elergia suficiente para manter acionada a ventoinha no primeiro estagio.

Se fizer a "gambiarra" posta ai pra dizer como ficou.


leandrovillar
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Mensagem por leandrovillar »

então, seja no primeiro ou no segundo estágio a ventoinha trabalha com 12 volts, o que vai fazer a diferença na velocidade será a quantidade de ampér que irá pra ela, ou seja, quando ela está funcionando no primeiro estágio temos uma corrente de 12 volts, uma resistência maior e com isso uma menor amperagem fazendo com que ela rode mais devagar. quando ela está no segundo estágio temos uma resistência menor e uma amperagem maior. podemos entender isso melhor se recorrermos a LEI DE OHM => U=r.i, onde U é a voltagem, r a resistência e i a corrente(amperagem).

fazendo o tipo de ligação que estou falando apenas a ventoinha do condensador ficará funcionando no segundo estágio, a ventoinha do cofre estará funcionando normal, alternando entre primeiro e segundo estágio.

venho pensando também na vávula block (vávula de expansão), como foi dito, pois realmente se estiver entupida vai me dar problema de refrigeração. entretanto, mesmo com a válvula block trocada penso nessa ligação da ventoinha do condensador pois, teoricamente, faria gelar mais já que o gás ficaria mais frio e a pressão mais baixa.

vou fazer essa ligação no decorrer da semana, pois como hj meu motor de partida deu problema e tive que trocar as escovas fiquei meio quebrado, tava sem tempo de fazer e não podia ficar sem o carro e acabei morrendo na mão de obra que é 4x mais o valor da peça original (bosch).

assim que fizer posto resultado mas até lá vmos discutindo a idéia pois penso q mesmo em um carro sem problemas poderia acrescentar/melhorar a refrigeração.

abraços a todos


leandrovillar
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Mensagem por leandrovillar »

respondendo a pergunta do lulaf...

a ventoinha do condensador iria sempre trabalhar em alta, independente do ar ligado ou não. até teria como fazer ela trabalhar em alta só com o ar ligado mas teríamos que pegar o sinal para os relés (teríamos que usar 2 ou 3) de dentro do carro, oq daria muito mais trabsalho.

o carro não iria trabalhar mais frio pois a mesma continuaria a ser ativada na mesma faixa de temperatura de antes quando o ar estivesse desligado fazendo com q a temperatura só caisse mais rápido. com o ar ligado acredito q o carro não trabalhe com temperatura abaixo dos 87 graus, q é a temperatura mínima d trabalho até mesmo pq se formos analizar o arrefecimento temos q levar em consideração o mecanismo da nossa vávula termostática q se abre e fecha proporcionalmente a temperatua do líquido, fazendo com que o mesmo também mantenha a correta temperatura de trabalho.

abraços...


joãorlm
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Mensagem por joãorlm »

leandrovillar escreveu:então, seja no primeiro ou no segundo estágio a ventoinha trabalha com 12 volts, o que vai fazer a diferença na velocidade será a quantidade de ampér que irá pra ela, ou seja, quando ela está funcionando no primeiro estágio temos uma corrente de 12 volts, uma resistência maior e com isso uma menor amperagem fazendo com que ela rode mais devagar. quando ela está no segundo estágio temos uma resistência menor e uma amperagem maior. podemos entender isso melhor se recorrermos a LEI DE OHM => U=r.i, onde U é a voltagem, r a resistência e i a corrente(amperagem).

fazendo o tipo de ligação que estou falando apenas a ventoinha do condensador ficará funcionando no segundo estágio, a ventoinha do cofre estará funcionando normal, alternando entre primeiro e segundo estágio.

venho pensando também na vávula block (vávula de expansão), como foi dito, pois realmente se estiver entupida vai me dar problema de refrigeração. entretanto, mesmo com a válvula block trocada penso nessa ligação da ventoinha do condensador pois, teoricamente, faria gelar mais já que o gás ficaria mais frio e a pressão mais baixa.

vou fazer essa ligação no decorrer da semana, pois como hj meu motor de partida deu problema e tive que trocar as escovas fiquei meio quebrado, tava sem tempo de fazer e não podia ficar sem o carro e acabei morrendo na mão de obra que é 4x mais o valor da peça original (bosch).

assim que fizer posto resultado mas até lá vmos discutindo a idéia pois penso q mesmo em um carro sem problemas poderia acrescentar/melhorar a refrigeração.

abraços a todos
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Beleza amigão!!! ainda nao tive a oportinidade de testa-la funcionando pois na minha ultima experiencia explodi o meu voltimetro rsrsrs, mas como voce disse tem tudo pra dar certo partindo para esse sentindo.

Ja que voce tocou no assunto tbm axo que vou ter que trocar minha valvula de expançao mas meu ar e diferente do seu nao gela bem nem em alta nem em baixa o tecnico disse que precisa verificar pois nao esta dando a presao correta apesar do gas estar normal, ainda nao levei com medo de ser compressor mas as vezes gela bem, quando trca-la diga como foi se precisa trocar o gas ou nao.

ABRAÇOS


Rorion
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Mensagem por Rorion »

leandrovillar escreveu:Muito bem amigos, após ler vários relatos de A/C com baixo rendimento em baixa rotação e por estar passando por esse mesmo problema há algum tempo e depois de checar todo o sistema de A/C me veio uma idéia após alguns testes....

Meu A/C em baixa tbm não gela só que nessa situação com o manometro ligado a compressão do A/C está normal mas na cabine não gela.

Minha ventoinha do condensador está normal e funcionando normalmente nos dois estágios, mas, obviamente ao jogar água no condensador e no filtro secador o ar passa a gelar em baixa, depois volta td ao normal...

Estive pensando: e se eu deixar a ventoinha do condensador ligada direto no segundo estágio? como fazer isso sem torrar com a elétrica do meu carro? bom, pensei no seguinte esquema elétrico vejam se vcs concordam:

1) utilizar um rele normalmente aberto de 4 pinos e 40A
2) os fios que chegam na ventoinha do condensador utilizar para alimentar a bobina do rele
3) puxar o positivo direto da bateria, via rele, e com um fusível de proteção (talvez de 30), para a ventoinha do condensador
4) puxar o negativo da bateria direto para o condensador

Fazendo isso, independente do sinal enviado para a ventoinha do condensador a mesma estaria sempre no segundo estágio, baixando mais a temperatua e pressão do gás refrigerante, melhorando a refrigeração e sem comprometer o chicote elétrico original!

O que vcs acham?
Então leandrovillar, no fim do ano passado tive que trocar meu compressor zexel travado então após pesquisar, parei numa loja de ar e adaptei um compressor harisson V5 novo.Parei o carro numa manhã as 8 e acompanhei o serviço de adaptação (simplesmente algumas curvas da tubulação ali na frente e conectores do compressor, o suporte do zexel é o mesmo desse harrison). No final do dia,o mecânico e eu exaustos, foi colocado pra funcionar e gelou como uma maravilha,só que reparamos que o 2. estágio do eletroventilador do condensador não armava. Aí que entra a analogia com a sua questão. O mecânico descascou alguns fios ali na região do porta-luvas onde se encontra os relés e fez uma ponte fazendo com que o eletroventilador já entrasse no 2. estágio ao ligar o ar condicionado mantendo assim enquanto ligado. Questionei imediatamente dele ter feito esse procedimento e obtive a seguinte resposta: não tem problema,meu monza fiz isso e até hoje não tive problemas....
Saí de lá encucado porém com uma eficiência exemplar do ar, pra ter uma idéia jogeui o fluxo de ar para os para-brisas e embaçaram de tão gelado que estava. Bem,eficiência ótima porém na minha cabeça estava que não era o funcionamento default padrão, pois se foi projetado para o eletroventilador atuar por intervalos parametrizados de fábrica é porque tem que ser assim. Me veio a cabeça, e a longo prazo!!! Outra o mecânico me mandou esse migué pois já estava no fim de expediente , o cara exausto e mandou essa e outra o cara fez isso num monza, nada contra, mas já é um carango antigo, já deve estar todo adaptado, mexido, cambiarrado. Contestei e ele falou: traz um outro dia pra gente ver direitinho isso,pensando que eu esqueceria.
Chegando em casa, tratei de desarmar a ponte que ele fez e liguei o ar, funcionou bem, mas depois de um tempo começou a fazer um barulho no compressor como se um alívio de pressão (parecido com aqueles espirros turbo),falei pqp vou ter que voltar no dia seguinte lá de novo, e assim fui. Chegando próximo já liguei o ar pra ir causando o efeito e assim aconteceu os espirros. Cheguei na loja e ele ouvindo esse ruído ,pediu para eu desligar o carro de imediato. Terminou de atender um outro cliente e foi me atender. Liguei o ar , ele colocou os manômetros e percebi que ele sangrou umpouco um sistema. Diante disso foi a peça que faltava para o quebra cabeça> Como ele ligou o eletroventilador do condensador para funcionamento direto, ele injetou uma pressão de gás acima do normal no sistema o que ocasionou pra mim uma satisfação por gelar bem,porém ele certificou de deixar o eleroventilador soprando forte direto o que deixava a pressão sobre controle.Porém ele não esperava que eu a desligasse, então o sistema elevou a pressão e possivelmente o compressor liberava por tipo uma válvula de alívio esse excessode pressão.Porém com pouco tempo nessa condição eu iria matar esse compressor.
Finalizando, ele encontrou a causa de não estar acionando o 2. estágio,foi um sensor ligado ao filtro secador com conector dobrado não promovendo o contato. Resolvido isso, hoje o carro funciona com os eletroventiladores do condensador ligando 1 e 2. estágio conforme padrão e gelando bem, inclusive no trânsito pesado. Assim fiquei satisfeito plenamente.
Então tenha consciência de que alterando um aspecto em benefício pontual ,de repente a médio e longo prazo possa causar algum outro problema em outro aspecto no futuro. Abs.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Só passando uma percepção,acho que parte dá falta de eficiência tão comentada do ar condicionado dos corsas principalmente os A e B se deve das saídas de ar estarem numa posição que não joga ar direto nos corpos do motorista e carona. Reparei isso observando por exemplo como é a posição dos do Palio,Siena. Vc liga o ar e vem aquele vento gelado prazeroso que vc consegue direcionar para atingir seu corpo. O bem estar de um ar condicionado é quase imediato ,diferente do corsinha que leva mais tempo.


leandrovillar
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Mensagem por leandrovillar »

joãorlm,

no seu caso precisaríamos saber se quando o ar não gela as leituras estão normais tanto na linha de alta como na linha de baixa...isso vai fazer diferença para sugestão de diagnóstico.

pode ser que seja apenas o filtro secador q já deu oq tinha q dar e tah entupido fazendo com que as vezes gele e as vezes não, ou a até mesmo a vávula block (vávula de expansão), ou o compressor mesmo.

acho q como tudo na vida temos q começar pelo mais simples, acho q valeria a pena trocar o filtro secador e a vávula block caso ambos ainda sejam os originais ou já tenham bastante tempo. mesmo q depois vc tenha q mexer no compressor vc está basicamente com o sistema zerado.

abraços...


leandrovillar
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Mensagem por leandrovillar »

rorion, esse sensor q vc se refere seria o pressostato, é como se fosse um cebolão, falando a grosso modo, só q ao invés de medir a temperatura mede a pressão fazendo seu contato fechar ou abrir...ok?

oq ele fez foi ligar o fio do sinal q esse pressostato manda quando a pressão tah alta direto no rele do segundo estágio da ventoinha do condensador, como se ele estivesse mandando o sinal. só não deu problema pq ele estava com defeito e e não iria mandar o sinal para o segundo estágio, senão vc teria fio frito ao molho de plástico derretido!

basicamente esse pressostato tem a função de verificar a pressão do sistema antes de permitir o acionamento do compressor, ou seja, tem q ter um mínimo de gas para o compressor poder ligar, outra é monitorar a alta do gas, quando a pressão sobe ele manda o tal sinal para entrar o segundo estágio.

pela minha proposta, não há anulação da atuação do pressostato e tão pouco sobrecarga dos chicotes e demais componentes elétricos. oq vamos perceber com o ar ligado é q vai demorar um pouco mais pro segundo estágio da ventoinha de dentro entrar já que só existem 3 maneiras de acontecer:

1) modo emergência
2) sinal enviado pelo pressostato
3) temperatura do motor

como a pressão do gas vai se manter baixa por mais tempo o acionamento se dará principalmente por temperatura da água, mas dentro da faixa de temperatura original estipulada pela montadora e especificada nos cebolões, no caso dos carros sem cebolão será também por temperatua da água porém pelo módulo.

no muito, no muito estaríamos diminuindo a vida útil da ventoinha mas isso talvez de 15 anos para 10 anos.

abraços...


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