[TUTORIAL] - Instalação de A/C no Corsa C - Blue Label

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
tarecospl
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 15 2014f Abril 2014 08:12:01 PM
Localização: Assunção - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [TUTORIAL] - Instalação de A/C no Corsa C - Blue Label

Mensagem por tarecospl »

Boas eu estou a fazer umas instalacao do do ac num corsa igual mas preciso da ajuda.da para passares as fotos e explicares como fizeste? O meu email e nunoloureiro1984@gmail.com


Speed Boy escreveu:É isso ai prezados amigos,

O clube anda meio diferente ultimamente, novas caras, novos carros, mas continua pelo visto o ótimo lugar que sempre foi para se fazer amizade e trocar experiências.

Para quem não me conhece, sou o Speed Boy, membro desde 2004 do clube, e o primeiro integrante do mesmo aqui na Bahia.

Esse é meu terceiro Corsa e o segundo que o Corsa Clube conheceu.

Quando comprei essa criança há quase 3 anos, não podia utilizar ar-condicionado devido à rinite alérgica que desenvolvo durante mudanças bruscas de temperaturas, então optei pela compra de um Corsa sem ar.

Após ficar bom da alergia, o calor aumentou e precisei instalar o ar no carro.

Como sou adepto do "faça você mesmo", resolvi botar a mão na massa e instalar o ar condicionado em casa.

Agradecimento aos amigos Leonardo (Orungan) que varou algumas noites comigo na garagem e ao amigo Paulo (Pauloskar) que ficou conversando comigo via e-mail enquanto eu estava ansioso rsrs.

Bem, vou mostar algumas fotos do trabalho, se alguém quiser as fotos completas, posso enviar. Não tirei fotos da instalação da parte mecânica ligada ao motor, porém é bem fácil. A parte mais complexa a interna.

Bom, vamos ás fotos.

Blue esperando para ser "esquartejado"..

Imagem

Iniciando a operação...

Imagem

O primeiro passo é desmontar os "agregados" do painel. Essa fase é rápida e fácil de ser realizada.

Imagem

Foi ai que percebi que meu carro estava todo "armengado" (mal-feito) pelo pessoal da concessionária onde foi comprado. A instalação da trava elétrica e do alarme foi feita sem o mínimo cuidado, explicando as panes que esses dois sistemas dão de vez em quando.

Imagem

Aproveitando para apresentar-lhes as duas aquisições que mais contribuiram com a decisão de manter o corsinha na frota da família Vieira. São as borrachas superiores e a borra inferior que equipa o Corsa exportado para o Egito. O carro melhorou muuuito depois delas!

Imagem

Imagem

Ai tive a idéia de ir arrumando as peças ao estilo desmonte de 60 mil da revista 4 rodas.

No início...

Imagem

Logo depois...

Imagem

Pronto para retirar o paineil

Imagem

Painel retirado

Imagem

Foto com todas as peças, incluindo a maldita caixa de ar, que faz com que seja necessário retirar tudo para fazer a instalação

Imagem

Ai aconteceu um acidente durante a noite, estava com uma lâmpada de leitura, para clarear o lugar onde eu refazia o chicote elétrico e a mesma derreteu a base e pegou fogo. Quase que o carro incendiava... (Lâmpada do Léo Orungan... rs)

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, terminado o fogo, subi para meu quarto com o painel e tcharan...

Imagem

Fiz uma coisa que queria fazer há tempos, revestir todo o painel do carro com manta asfáltica. O resultado foi incrível, agora você bate no painel e o ruído é bem sólido. Coloquei diversas mantas nos dutos de ventilação, que são bem ruins. O Corsa tem um defeito feio, os dutos não se encaixam perfeitamente, deixando parte do ar vazar, então vedei tudo!

Imagem

Aqui, um furo que é necessário ser feito para encaixar a caixa de ar nova. Todos os carros tem a mesma peça, ainda bem que ela já tem a marcação de onde deve ser furada. Destaque para a ferramenta profissional de perfuração (Faca!)

Imagem

Aproveitei para fazer uma limpeza básica na caixa de bateria, pois os dutos de água que ficam por lá sempre ficam entupidos. Também resolvi tira o lameiro, lavei as caixas de rodas e revesti com manta asfáltica a parte interna do para-lamas, vedando a passagem de ar pela fresta que vai até a cabine. Melhorou muito o ruído também além de evitar a passagem da poeira que fica indo pra dentro da cabine.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveitei para limpar a coluna de direção também,

Imagem

Depois de 2 dias de trabalho, eis o Blue label quase montado.

Imagem

Perdi o saco para tirar fotos, devido ao cansaço, mas a empreitada que levou mais dois dias incluiu mais serviços.

- Troca do sistema de Som para DVD 2 DIN
- Pintura das pinças de freio de vermelho e tambores de preto fosco
- Lavagem dos bancos e estofados
- polimento da pintura (manual mesmo, ai meu braço!)
- recuperação das partes plásticas com 3M refresh.
- reaperto de todos os parafusos da suspensão e carroceria


Bem, o carro está na garagem agora, todo pronto e com o A/C gelando mais do que em um sistema totalmente original.

O sistema foi retirado de um Corsa e veio completo, com chicote, e tudo mais. Quem olha não diz que é um sistema instalado. Quero conseguir o adesivo que vem no capô do Corsa para adicionar mais originalidade ao mesmo.

Quem quiser alguma ajuda sobre o tema, pode perguntar.

Grande abraço a todos!


Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Speedboy

Em primeiro lugar, você sabe o que está fazendo. Isso é fato.

Segundo lugar, você tem disposição.

Terceiro lugar, você é totalmente maluco! :shock:

Desmontou o carro todo! Ficou igual na revista 4 rodas como você falou.. Kkk!

Parabéns mano pelo serviço e pela disposição!

Abraço.
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


alderi17
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sábado 26 2014f Abril 2014 07:39:05 PM
Localização: Macau - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alderi17 »

ola gostaria de que se puder me enviar o manual do de manutenção do novo corsa e todas as fotos da desmontagem do painel agradeço de coração pois vou fazer a desmontagem pra limpeza dos dutos vedação e isolamento acustico

alderi_fernandes@hotmail.com
Corsa MAXX 1.8 2005


decool2
:: Piquet ::
Mensagens: 208
Registrado em: Sábado 26 2005f Março 2005 12:36:40 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por decool2 »

Olá tbm gostaria de receber as fotos da desmontagem do painel e da instalação do ar, obrigado


decool2
:: Piquet ::
Mensagens: 208
Registrado em: Sábado 26 2005f Março 2005 12:36:40 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por decool2 »

esqueci meu e-mail haha , andrecusser@hotmail.com :mrgreen:


WillianZaca
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 21 2014f Fevereiro 2014 02:59:04 PM
Localização: Palotina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por WillianZaca »

Olá bom dia!
encontrei seu tópico e achei muito interessante, vc poderia me enviar as fotos por e-mail pq não estou conseguindo visualiza-las (willian_zak@hotmail.com)
Se puder eu agradeceria muito, estou trocando meu corsa por um mais novo e seria interresante eu dar uma olhada no seu precesso de instalação!
Desde Já muuito obrigado e ate mais..


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”