[DÚVIDA] - Pq Canos gelam e não desce a temperatura do A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
pviegas
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 06 2010f Julho 2010 03:34:07 PM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Pq Canos gelam e não desce a temperatura do A/C?

Mensagem por pviegas »

Bom dia!

Tenho um corsa sedan, 1.6 16v ano 1998.
Indo direto ao assunto, o mesmo está com a pressão do gás em ótimo nivel, os canos congelam quando acionado o Ar condicionado, porém a temperatura interna fica em torno de 17 graus quando deveria ficar em torno de 07 a 10 graus.
Já testei e constatei que quando liga somente a ventilação NÃO VEM ar quente.
Diante destes relatos gostaria de saber a opinão dos colegas o que poderia estar acontecendo.


Avatar do usuário
skrothu
:: Champ ::
Mensagens: 480
Registrado em: Domingo 28 2007f Janeiro 2007 11:42:10 PM
Localização: Fernandópolis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por skrothu »

o ar condicionado central daqui da loja, a temperatura mínima é de 18ºC no controle...
o motor tem quase 7000W e 60000 btus...

creio que no carro a temperatura esteja nessa média de 18ºC... mas não faço idéia da potência do compressor do carro e quantidade de btus...

se quiser temperatura abaixo dos 10ºC, compra uma geladeira e põe rodinhas...

abraços


rls
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Quinta-feira 04 2009f Junho 2009 10:28:58 PM
Localização: Cristalina - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rls »

pviegas escreveu:Bom dia!

Tenho um corsa sedan, 1.6 16v ano 1998.
Indo direto ao assunto, o mesmo está com a pressão do gás em ótimo nivel, os canos congelam quando acionado o Ar condicionado, porém a temperatura interna fica em torno de 17 graus quando deveria ficar em torno de 07 a 10 graus.
Já testei e constatei que quando liga somente a ventilação NÃO VEM ar quente.
Diante destes relatos gostaria de saber a opinão dos colegas o que poderia estar acontecendo.
velho, to com problema igualzinho. troquei gas e oleo e continua em 17 graus, medido com termometro na saida central. eu acho q é compressor velho mesmo. mas sabe - se lá. se alguem souber como reslver esse problema, divulgue.


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Além disso vocês notaram se na baixa rotação o ar quase não gela nada?
Se for isso, pode ser problemas no compressor, ou até mesmo uma válvula expansora (acho que é esse o nome) que fica na entrada da cabine, porque ela às vezes entope e como é feita com um monte de furinhos, acaba deixando a desejar na hora de gelar a cabine.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Prezados...........

Trabalho com AC mas não automotivo; e sim industrial.

Mas os principios de termodinamica e de funcionamento são os mesmos.

Pra terem uma idéia............ AC modelo industrial............ os mais potentes que já instalamos.......... atingem no máximo 15 graus C.

Se quer menos que 17 (que já é uma beleza para um carro) esqueça............. não vai conseguir......... e se conseguir com uma carga de gás maior; ou modificações mecanicas no compressor............ tenha certeza que estará perdendo na durabilidade do equipamento.

Sistemas de refrigeração para menos de 15 graus; já são considerados sistemas de camara fria; pois a temperatura de conforto térmico humana é de aproximadamente 23 graus com pequenas variações entre organismos.

ou seja; pra carro............ me desculpem; mas é impossivel.........

A não ser que instale um equipamento de refrigerar carnes (tipo o de um caminhão bau) no porta malas de seu carro............ ai talvez. consiga............


Renatovisk
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Sábado 30 2010f Outubro 2010 11:33:31 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renatovisk »

Opa gennerPriaro, companheiro de profissão.... também trabalho com Refrigeração industrial (chillers e equipamentos de grande porte, e também parte de climatização).

Acho que houve uma pequena confusão por parte de todos.

Se na boca do duto sai 17ºC realmente não está "gelando" o que deveria.... eu explico o por que.

Como nosso amigo refrigerista aí de cima disse, a temperatura de conforto gira em torno de 23ºC, porém para manter o carro a 20ºC (suponhamos) é necessário um delta de temperatura de ao menos 7ºC. Entendendo melhor: Se meu carro chega a 20ºC, no duto deve sair ar à aproximadamente 12ºC, podendo variar para mais ou raramente para menos.

Mais explicações, a válvula termostática que disseram anteriormente trabalho com um range de temperatura, e a carga de gás, como dito está correta, a temperatura que o fluido está evaporando é 0ºC aproximadamente.

Vamos supor que a carga esteje correta e a evaporação está nesta situação. No seu duto é possível chegar até 10ºC, para um sistema 100% funcional, sem problemas.

Motivos que podem levar a temperatura alta no duto do seu carro:
Evaporador sujo (dificulta a troca térmica entre o fludi refrigerante e o ar)
Vazamento no sistema (baixa pressão de fluido refrigerante)
Ineficiencia do condensador (o fluido (vapor) não está condensado totalmente) isto causa perda de carga no sistema.

Também pode ser problema na válvula termostática, porém não conheço sistema automotivo, então não sei se a expansão do gás é feita por capilar (tubo de cobre) ou por válvula de expansão termostática, pois se for por válvula, acho dificil ser problema nela, pois normalmente problema na válvula é só 1, quebra o bulbo dela e a válvula fica travada fechada.

Espero ter ajudado.

Abraços!


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Já tive esse problema em um kadett, e era o evaporador entupido, que só deixava ele gelar legal na alta, quando o cmpressor tava trabalhando no máximo.
Dá esse sintoma mesmo, os canos gelam, mas o ar refrigerado não passa como deveria pra dentro da cabine.
O bom mesmo é vc ir a uma oficina de confiança e verificar, ok?
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


Renatovisk
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Sábado 30 2010f Outubro 2010 11:33:31 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renatovisk »

lulaf escreveu:Já tive esse problema em um kadett, e era o evaporador entupido, que só deixava ele gelar legal na alta, quando o cmpressor tava trabalhando no máximo.
Dá esse sintoma mesmo, os canos gelam, mas o ar refrigerado não passa como deveria pra dentro da cabine.
O bom mesmo é vc ir a uma oficina de confiança e verificar, ok?
Só uma correção que todos confundem. O compressor do ar-condicionado não modula capacidade, ou seja, na velocidade 1 do ventilador o ar pode sair a 7ºC suponhamos, na velocidade 4, a temperatura do ar que saí ficará em 13ºC por exemplo, pois aumenta a vazão de ar que passa pelo evaporador.

Ou seja, se algume tem akele conceito que, o ar-condicionado na velocidade 1 do ventilador consome menos combustivel, isto é lenda, consome a mesma coisa praticamente que na velocidade 4.

E quanto ao evaporador entupido (sujo) pode até causar congelamento do evaporador, podendo vazar água dentro do carro e até mesmo, na pior das hipóteses, danificar seu compressor.


Avatar do usuário
skrothu
:: Champ ::
Mensagens: 480
Registrado em: Domingo 28 2007f Janeiro 2007 11:42:10 PM
Localização: Fernandópolis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por skrothu »

então, pra gelar menos de 10ºC, vamos fazer uma geladeira móvel...


pviegas
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 06 2010f Julho 2010 03:34:07 PM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pviegas »

Somente para esclarecer os colegas:

A temperatura interna de 07 a 10 graus que me refiro é o termometro direto colocado nas grades da ventilação, portanto é obvio que no geral a mesma ficara em torno de 17 graus.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”