[DÚVIDA] - Como funciona o ar quente?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Jimmy San Juan
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 10 2007f Dezembro 2007 12:48:20 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como funciona o ar quente?

Mensagem por Jimmy San Juan »

Olá a todos,

O ar quente do meu classic começou a não funcionar de vez em quando agora parou de vez. Andei lendo uns posts sobre isso e achei um tutorial pra desmontar o radiador.

Antes de fazer isso quero ter certeza de que é o caminho certo.

Gostaria de saber como funciona o ar quente. Minhas dúvidas:

a) Quando eu giro o botão de ar quente o que é feito? É liberado o ar pra passar pelo radiador (que está sempre quente), ou é liberada água pra circular pelo radiador, e ai ele esquenta?

b) Quando o botão está no ar frio e eu começo a girar ele, sinto um leve clique, como se um contato elétrico fosse dado. Que contato é esse? O que ele comanda?

c) Se ele parou de funcionar, pode ser fusível queimado? Alguma coisa elétrica, ou no sistema de A/Q só tem partes mecânicas e hidráulicas?

Obrigado pela ajuda,

Jimmy San Juan
F J R
:: GLS ::
Mensagens: 1895
Registrado em: Sexta-feira 14 2007f Setembro 2007 01:03:39 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por F J R »

e a e cara blz????

então você citou o tutorial acho que foi o que eu montei...

então vamos la as suas duvidas....

a) Quando eu giro o botão de ar quente o que é feito? É liberado o ar pra passar pelo radiador (que está sempre quente), ou é liberada água pra circular pelo radiador, e ai ele esquenta?

É liberada a agua quente que circula pelo sistema de arrefecimento do carro. ou seja a mesma agua que resfria o motor. e nisso a agua circula nas colméias do radiador e libera o ar quente.


b) Quando o botão está no ar frio e eu começo a girar ele, sinto um leve clique, como se um contato elétrico fosse dado. Que contato é esse? O que ele comanda?

Isso mesmo, esse click é que foi enviado o comando para abrir a válvula que libera a agua quente para o radiador interno do veiculo.


c) Se ele parou de funcionar, pode ser fusível queimado? Alguma coisa elétrica, ou no sistema de A/Q só tem partes mecânicas e hidráulicas?

Essa ultima que eu nao entendi. O que acontece ou aconteceu? Ele nao esquenta, nao aciona?


Espero ter ajudado...
A Wagon Mais Completa Do País!
Topico Oficial http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53739
Jimmy San Juan
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 10 2007f Dezembro 2007 12:48:20 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jimmy San Juan »

Cara, obrigado pela resposta. O tuto foi o teu mesmo! Parabéns porque tá muito bem montado e também parabéns pela iniciativa. Valeu.

O A/Q parou de fncionar e ficou assim alguns dias. Depois começou a funcionar (funcionou 1 dia), e depois parou novamente.

Como foi algo que aconteceu de uma hora pra outra, voltou e depois parou novamente, acredito que possa ser um defeito em alguma peça, e não sujeira no radiador. A água de arrefecimento tá limpa (o carro tem 3 anos). Acho que se fosse a água ele iria ir parando aos poucos e não de repente.

Você tirou minhas dúvidas mas ficou uma: a válvula é elétrica? Então o botão é elétrico também? Ou seja, a graduação que eu dou no botão na verdade é como um potenciômetro que eletricamente vai graduar a válvula? Lí num post que existe um cabo que as vezes engripa. Se é um cabo que gradua a válvula, porque o click?

Queria entender o que acontece quando eu giro o botão ::?

Quanto ao problema que tenho no A/Q, quais as possibilidades de causa/solução?

Valeu,

Jimmy San Juan
F J R
:: GLS ::
Mensagens: 1895
Registrado em: Sexta-feira 14 2007f Setembro 2007 01:03:39 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por F J R »

Jimmy San Juan escreveu:Cara, obrigado pela resposta. O tuto foi o teu mesmo! Parabéns porque tá muito bem montado e também parabéns pela iniciativa. Valeu.

O A/Q parou de fncionar e ficou assim alguns dias. Depois começou a funcionar (funcionou 1 dia), e depois parou novamente.

Como foi algo que aconteceu de uma hora pra outra, voltou e depois parou novamente, acredito que possa ser um defeito em alguma peça, e não sujeira no radiador. A água de arrefecimento tá limpa (o carro tem 3 anos). Acho que se fosse a água ele iria ir parando aos poucos e não de repente.

Você tirou minhas dúvidas mas ficou uma: a válvula é elétrica? Então o botão é elétrico também? Ou seja, a graduação que eu dou no botão na verdade é como um potenciômetro que eletricamente vai graduar a válvula? Lí num post que existe um cabo que as vezes engripa. Se é um cabo que gradua a válvula, porque o click?

Queria entender o que acontece quando eu giro o botão ::?

Quanto ao problema que tenho no A/Q, quais as possibilidades de causa/solução?

Valeu,

Jimmy San Juan
entao pelo que me informaram esse click é do comando liberando a valvula da agua...

eu nao sei se tem algum fuzivel ou algo do tipo cara...

que o meu eu troquei o radiador e voltou a ficar zerado... mas o meu estava com o radiaodor furado pois vazava agua no carro
A Wagon Mais Completa Do País!
Topico Oficial http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53739
Jimmy San Juan
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 10 2007f Dezembro 2007 12:48:20 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jimmy San Juan »

Cara, já ajudou bastante... esse tuto vai quebrar um galho bom...

Não custa perguntar: você sabe onde fica essa válvula?

Penso em testar a voltagem que chega nela antes de sair trocando peças...

Valeu,

Jimmy San Juan
F J R
:: GLS ::
Mensagens: 1895
Registrado em: Sexta-feira 14 2007f Setembro 2007 01:03:39 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por F J R »

Jimmy San Juan escreveu:Cara, já ajudou bastante... esse tuto vai quebrar um galho bom...

Não custa perguntar: você sabe onde fica essa válvula?

Penso em testar a voltagem que chega nela antes de sair trocando peças...

Valeu,

Jimmy San Juan

fala ae jimmy

entao cara eu nao sei porque eu so troquei o radiador e o meu mecanico que ligou e trocou a mangueira do meu que o es dono fez a CENSURADO de cortar...
A Wagon Mais Completa Do País!
Topico Oficial http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53739
fabio andrei
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Terça-feira 16 2010f Novembro 2010 12:56:07 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabio andrei »

O meu o botão está girando direto e não faz o tal do "click"
Jimmy San Juan
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 10 2007f Dezembro 2007 12:48:20 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jimmy San Juan »

Coloque o botão todo para o lado do ar frio. Depois começe a abrir bem devagar. O meu faz o clique logo que começo a girar.
fabio andrei
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Terça-feira 16 2010f Novembro 2010 12:56:07 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabio andrei »

Ontem eu fiz o teste girando bem devagar. O click acontece quando chega no ar quente.
JRLITORAL - Antonio
:: Piquet ::
Mensagens: 266
Registrado em: Terça-feira 24 2009f Março 2009 12:41:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JRLITORAL - Antonio »

Galera..o meu radiador furou....ai vem a pergunta....

Sei que ele fica ali em baixo acima do pedal do acelerador............porem a pergunta?

Saiu muito vapor pelos dutos do ar dentro do carro............será que pode ter entrado agua nos dutos?

Será que isso pode interferir na eletrica do carro? ai ai ai to com medo primeira vez q vejo um radiador de ar quente furado......

E cá pra nós da mo susto aquela agua fervendo cair no seu pé enauqnto dirige....putz....q dor..
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”