Olá a todos,
O ar quente do meu classic começou a não funcionar de vez em quando agora parou de vez. Andei lendo uns posts sobre isso e achei um tutorial pra desmontar o radiador.
Antes de fazer isso quero ter certeza de que é o caminho certo.
Gostaria de saber como funciona o ar quente. Minhas dúvidas:
a) Quando eu giro o botão de ar quente o que é feito? É liberado o ar pra passar pelo radiador (que está sempre quente), ou é liberada água pra circular pelo radiador, e ai ele esquenta?
b) Quando o botão está no ar frio e eu começo a girar ele, sinto um leve clique, como se um contato elétrico fosse dado. Que contato é esse? O que ele comanda?
c) Se ele parou de funcionar, pode ser fusível queimado? Alguma coisa elétrica, ou no sistema de A/Q só tem partes mecânicas e hidráulicas?
Obrigado pela ajuda,
Jimmy San Juan
[DÚVIDA] - Como funciona o ar quente?
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e a e cara blz????
então você citou o tutorial acho que foi o que eu montei...
então vamos la as suas duvidas....
a) Quando eu giro o botão de ar quente o que é feito? É liberado o ar pra passar pelo radiador (que está sempre quente), ou é liberada água pra circular pelo radiador, e ai ele esquenta?
É liberada a agua quente que circula pelo sistema de arrefecimento do carro. ou seja a mesma agua que resfria o motor. e nisso a agua circula nas colméias do radiador e libera o ar quente.
b) Quando o botão está no ar frio e eu começo a girar ele, sinto um leve clique, como se um contato elétrico fosse dado. Que contato é esse? O que ele comanda?
Isso mesmo, esse click é que foi enviado o comando para abrir a válvula que libera a agua quente para o radiador interno do veiculo.
c) Se ele parou de funcionar, pode ser fusível queimado? Alguma coisa elétrica, ou no sistema de A/Q só tem partes mecânicas e hidráulicas?
Essa ultima que eu nao entendi. O que acontece ou aconteceu? Ele nao esquenta, nao aciona?
Espero ter ajudado...
então você citou o tutorial acho que foi o que eu montei...
então vamos la as suas duvidas....
a) Quando eu giro o botão de ar quente o que é feito? É liberado o ar pra passar pelo radiador (que está sempre quente), ou é liberada água pra circular pelo radiador, e ai ele esquenta?
É liberada a agua quente que circula pelo sistema de arrefecimento do carro. ou seja a mesma agua que resfria o motor. e nisso a agua circula nas colméias do radiador e libera o ar quente.
b) Quando o botão está no ar frio e eu começo a girar ele, sinto um leve clique, como se um contato elétrico fosse dado. Que contato é esse? O que ele comanda?
Isso mesmo, esse click é que foi enviado o comando para abrir a válvula que libera a agua quente para o radiador interno do veiculo.
c) Se ele parou de funcionar, pode ser fusível queimado? Alguma coisa elétrica, ou no sistema de A/Q só tem partes mecânicas e hidráulicas?
Essa ultima que eu nao entendi. O que acontece ou aconteceu? Ele nao esquenta, nao aciona?
Espero ter ajudado...
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Cara, obrigado pela resposta. O tuto foi o teu mesmo! Parabéns porque tá muito bem montado e também parabéns pela iniciativa. Valeu.
O A/Q parou de fncionar e ficou assim alguns dias. Depois começou a funcionar (funcionou 1 dia), e depois parou novamente.
Como foi algo que aconteceu de uma hora pra outra, voltou e depois parou novamente, acredito que possa ser um defeito em alguma peça, e não sujeira no radiador. A água de arrefecimento tá limpa (o carro tem 3 anos). Acho que se fosse a água ele iria ir parando aos poucos e não de repente.
Você tirou minhas dúvidas mas ficou uma: a válvula é elétrica? Então o botão é elétrico também? Ou seja, a graduação que eu dou no botão na verdade é como um potenciômetro que eletricamente vai graduar a válvula? Lí num post que existe um cabo que as vezes engripa. Se é um cabo que gradua a válvula, porque o click?
Queria entender o que acontece quando eu giro o botão ::?
Quanto ao problema que tenho no A/Q, quais as possibilidades de causa/solução?
Valeu,
Jimmy San Juan
O A/Q parou de fncionar e ficou assim alguns dias. Depois começou a funcionar (funcionou 1 dia), e depois parou novamente.
Como foi algo que aconteceu de uma hora pra outra, voltou e depois parou novamente, acredito que possa ser um defeito em alguma peça, e não sujeira no radiador. A água de arrefecimento tá limpa (o carro tem 3 anos). Acho que se fosse a água ele iria ir parando aos poucos e não de repente.
Você tirou minhas dúvidas mas ficou uma: a válvula é elétrica? Então o botão é elétrico também? Ou seja, a graduação que eu dou no botão na verdade é como um potenciômetro que eletricamente vai graduar a válvula? Lí num post que existe um cabo que as vezes engripa. Se é um cabo que gradua a válvula, porque o click?
Queria entender o que acontece quando eu giro o botão ::?
Quanto ao problema que tenho no A/Q, quais as possibilidades de causa/solução?
Valeu,
Jimmy San Juan
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entao pelo que me informaram esse click é do comando liberando a valvula da agua...Jimmy San Juan escreveu:Cara, obrigado pela resposta. O tuto foi o teu mesmo! Parabéns porque tá muito bem montado e também parabéns pela iniciativa. Valeu.
O A/Q parou de fncionar e ficou assim alguns dias. Depois começou a funcionar (funcionou 1 dia), e depois parou novamente.
Como foi algo que aconteceu de uma hora pra outra, voltou e depois parou novamente, acredito que possa ser um defeito em alguma peça, e não sujeira no radiador. A água de arrefecimento tá limpa (o carro tem 3 anos). Acho que se fosse a água ele iria ir parando aos poucos e não de repente.
Você tirou minhas dúvidas mas ficou uma: a válvula é elétrica? Então o botão é elétrico também? Ou seja, a graduação que eu dou no botão na verdade é como um potenciômetro que eletricamente vai graduar a válvula? Lí num post que existe um cabo que as vezes engripa. Se é um cabo que gradua a válvula, porque o click?
Queria entender o que acontece quando eu giro o botão
Quanto ao problema que tenho no A/Q, quais as possibilidades de causa/solução?
Valeu,
Jimmy San Juan
eu nao sei se tem algum fuzivel ou algo do tipo cara...
que o meu eu troquei o radiador e voltou a ficar zerado... mas o meu estava com o radiaodor furado pois vazava agua no carro
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Cara, já ajudou bastante... esse tuto vai quebrar um galho bom...
Não custa perguntar: você sabe onde fica essa válvula?
Penso em testar a voltagem que chega nela antes de sair trocando peças...
Valeu,
Jimmy San Juan
Não custa perguntar: você sabe onde fica essa válvula?
Penso em testar a voltagem que chega nela antes de sair trocando peças...
Valeu,
Jimmy San Juan
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Jimmy San Juan escreveu:Cara, já ajudou bastante... esse tuto vai quebrar um galho bom...
Não custa perguntar: você sabe onde fica essa válvula?
Penso em testar a voltagem que chega nela antes de sair trocando peças...
Valeu,
Jimmy San Juan
fala ae jimmy
entao cara eu nao sei porque eu so troquei o radiador e o meu mecanico que ligou e trocou a mangueira do meu que o es dono fez a CENSURADO de cortar...
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O meu o botão está girando direto e não faz o tal do "click"
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Coloque o botão todo para o lado do ar frio. Depois começe a abrir bem devagar. O meu faz o clique logo que começo a girar.
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Ontem eu fiz o teste girando bem devagar. O click acontece quando chega no ar quente.
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Galera..o meu radiador furou....ai vem a pergunta....
Sei que ele fica ali em baixo acima do pedal do acelerador............porem a pergunta?
Saiu muito vapor pelos dutos do ar dentro do carro............será que pode ter entrado agua nos dutos?
Será que isso pode interferir na eletrica do carro? ai ai ai to com medo primeira vez q vejo um radiador de ar quente furado......
E cá pra nós da mo susto aquela agua fervendo cair no seu pé enauqnto dirige....putz....q dor..
Sei que ele fica ali em baixo acima do pedal do acelerador............porem a pergunta?
Saiu muito vapor pelos dutos do ar dentro do carro............será que pode ter entrado agua nos dutos?
Será que isso pode interferir na eletrica do carro? ai ai ai to com medo primeira vez q vejo um radiador de ar quente furado......
E cá pra nós da mo susto aquela agua fervendo cair no seu pé enauqnto dirige....putz....q dor..
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