Olá,
Estou precisando do esquema elétrico envolvendo o ar-condicionado e o compressor.
Meu carro é o Corsa Wagon GLS 1.6 MPFI 99/99 8 válvulas.
Quando fui fazer uma carga no gás, percebi que o Compressor não está acionando.
Se alguém tiver parte do mapa envolvendo este circuito e poder me passar eu agradeço.
[DÚVIDA] - Como conseguir o Esquema elétrico do A/C?
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- :: Wind ::
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Obrigado pela ajuda, vamos lá...
- Coloquei mais gás, tenho pressão no sistema, mas o gás não circula.
- Quando ligo o ar-condicionado, a ECM faz tudo sempre fez, aumenta a aceleração de 900 rpm para 1100 rpm.
Aparentemente parece que o compressor não está armando, mas não tenho muita certeza ainda.
Pelo que vejo neste esquema... a sequencia de execução é:
1) Relé eletroventilador caixa de ar
2) interruptor do ar-condicionado
3) Termistor descon
4) Pressostato
5) Pressostato duplo contato
5.1) Relé duplo eletro ve. Arrefeicimento (entrada 86)
6) Relé de plena carga (Acredito que este seja o primeiro a verificar)
7) Polla eletromagnético compressor
Do que pude ver, pode ser que o problema esteja localizado no item 6. Onde se encontra fisicamente este relé?
Tendo em vista que o RPM aumenta ao ligar o ar, logo acredito que este é controlado pelo item 5.1, o que está funcionando.
Pelo que relatei o que você acha?
- Coloquei mais gás, tenho pressão no sistema, mas o gás não circula.
- Quando ligo o ar-condicionado, a ECM faz tudo sempre fez, aumenta a aceleração de 900 rpm para 1100 rpm.
Aparentemente parece que o compressor não está armando, mas não tenho muita certeza ainda.
Pelo que vejo neste esquema... a sequencia de execução é:
1) Relé eletroventilador caixa de ar
2) interruptor do ar-condicionado
3) Termistor descon
4) Pressostato
5) Pressostato duplo contato
5.1) Relé duplo eletro ve. Arrefeicimento (entrada 86)
6) Relé de plena carga (Acredito que este seja o primeiro a verificar)
7) Polla eletromagnético compressor
Do que pude ver, pode ser que o problema esteja localizado no item 6. Onde se encontra fisicamente este relé?
Tendo em vista que o RPM aumenta ao ligar o ar, logo acredito que este é controlado pelo item 5.1, o que está funcionando.
Pelo que relatei o que você acha?
- leonardo
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Opa, vamos lá.
Se seu carro está subindo o giro é um bom sinal, isso quer dizer que de fato a pressão do gas está acima do limite minimo (foi certificada pelo pressostato de duplo contato que fica no circuito de recirculação do gas) e com toda certeza até o item 4 seu está tudo válido e funcionando corretamente, apartir daí vc está certinho, faça um teste no rele de plena carga, ele é responsável em acoplar a polia magnética do compressor. Se sim você vai debaixo do carro, localize o compressor de AC desplugue o conector engate rápido dele e faça a medição tb....
Segue um mapa de onde localiza o rele de plena carga e os demais.


OBS: Em paralelo as 2 ventuinhas devem estar funcionando em velocidade baixa cada uma.... Se apenas 1 delas tiverem funcionando você comenta para nós...
Se as ventuinhas estiverem funcionando em velocidade baixa você vai fazer o seguinte:
Onde fica a bobina que alimenta as velas do motor existe debaixo dela 1 sensor que fica no cabeçote. Ele é o sensor de temperatura de referencia a ECM. Você vai desplugar ele com o AC ligado e checar se as ventuinhas (as 2) irão ligar no PAU (2º estágio). Não se preocupe com 1 luz de injeção que irá aparecer no painel, ela vai sumir qd vc conectar o plug novamente.
Se estiver tudo certinho, aí é sinal que os reles duplos estão funcionando corretamente.
Aguardo resposta.
Abração.
Se seu carro está subindo o giro é um bom sinal, isso quer dizer que de fato a pressão do gas está acima do limite minimo (foi certificada pelo pressostato de duplo contato que fica no circuito de recirculação do gas) e com toda certeza até o item 4 seu está tudo válido e funcionando corretamente, apartir daí vc está certinho, faça um teste no rele de plena carga, ele é responsável em acoplar a polia magnética do compressor. Se sim você vai debaixo do carro, localize o compressor de AC desplugue o conector engate rápido dele e faça a medição tb....
Segue um mapa de onde localiza o rele de plena carga e os demais.


OBS: Em paralelo as 2 ventuinhas devem estar funcionando em velocidade baixa cada uma.... Se apenas 1 delas tiverem funcionando você comenta para nós...
Se as ventuinhas estiverem funcionando em velocidade baixa você vai fazer o seguinte:
Onde fica a bobina que alimenta as velas do motor existe debaixo dela 1 sensor que fica no cabeçote. Ele é o sensor de temperatura de referencia a ECM. Você vai desplugar ele com o AC ligado e checar se as ventuinhas (as 2) irão ligar no PAU (2º estágio). Não se preocupe com 1 luz de injeção que irá aparecer no painel, ela vai sumir qd vc conectar o plug novamente.
Se estiver tudo certinho, aí é sinal que os reles duplos estão funcionando corretamente.
Aguardo resposta.
Abração.

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Fiz o que você me orientou.
Com o carro ligado e com o ar também, as ventoinhas começaram a girar aparentemente a todo vapor.
Ao retirar o plug do sensor de temperatura (carro ligado e o ar também), a ventoinha de dentro parou de funcionar. A ventoinha da frente continuou a girar a todo vapor.
Está ai o problema ou mais um dos problemas :)
Agora quais relés devo testar também?
Abraço,
Com o carro ligado e com o ar também, as ventoinhas começaram a girar aparentemente a todo vapor.
Ao retirar o plug do sensor de temperatura (carro ligado e o ar também), a ventoinha de dentro parou de funcionar. A ventoinha da frente continuou a girar a todo vapor.
Está ai o problema ou mais um dos problemas :)
Agora quais relés devo testar também?
Abraço,